Dinämica da Operação Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 29/03/2011 20:27 Latam Maior TAM se torna sócia minoritária da Trip da Redação A TAM adquiriu 25% do capital votante da Trip, segundo informação confirmada, na noite desta terça-feira (29/03), por um integrante do alto escalão da primeira. As conversas começaram no fim do ano passado. A Trip tinha até então três sócios. O grupo Caprioli, do empresário José Mario Caprioli (que também preside a empresa), tem 40% do capital. Outros 40% estão com o grupo Águia Branca, que tem concessionárias de veículos e uma empresa de transporte rodoviário. Os 20% restantes são da companhia aérea americana SkyWest. O bloco Caprioli-Águia Branca deve continuar no controle do grupo. A TAM deve ficar com uma parte das ações de cada um dos demais sócios. Trip Linhas Aéreas é a companhia aérea regional que tem o maior número de destinos no País. A aquisição da Trip vai precisar de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O órgão deve analisar se a compra da nova empresa não afeta a concorrência no mercado interno. O Cade pode aprovar, rejeitar ou impor restrições para a compra. Juntas, TAM e Pantanal têm 43,35% do mercado doméstico. A Trip, segundo a ANAC, transporta 2,51% dos passageiros em voos dentro do Brasil. A maior preocupação deve ser em relação à concorrência no mercado de aviação regional, onde atuam a Trip e a Pantanal. A negociação entre as duas empresas foi divulgada pela primeira vez no site da Aero Magazine, em reportagem publicada no dia 11 deste mês. A TAM está em processo de fusão com a chilena LAN, para a formação da Latam, uma das gigantes da aviação comercial internacional. http://aeromagazine.uol.com.br/noticia/latam-maior/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
E175 Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Péssimo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Road Runner Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PedroCNF Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Pelo lado da concorrencia, a noticia e ruim. Como nao posso fazer nada, vou ver pelo lado bom da coisa. Pode ser interessante pra CNF, a medida que a TRIP tem otima conectividade no aeroporto. Aliado ao grande O&D de BH podem surgir novos voos no aeroporto. Ate mesmo internacionais. Abs Link to comment Share on other sites More sharing options...
bodylover12 Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Adorei,parabéns!!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Omykron Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 por favor CADE, interceda contra essa compra. a aviação do brasil agradece Link to comment Share on other sites More sharing options...
ASABRANCA Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Uma pena!!! Menos concorrência.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sandro Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Link to comment Share on other sites More sharing options...
A345_Leadership Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Do ponto de vista da concorrência, péssimo. É um player a menos. Do ponto de vista de UMA empresa, interessante, pois pode oferecer um serviço que vai do internacional até o regional. Do ponto de vista da Tam, é ruim vide a experiência dela com a Pantanal e agora como acionista vai querer ver resultados. Infelizmente, acho que o CADE pode aprovar sem restrições: os mercados são complementares e a Tam vai usar o argumento de que ela será apenas uma investidora e não uma controladora. E pelo jeito a composição acionária será assim: 20% Skywest, 25% Tam e 27,5% cada para a Água Branca e Caprioli. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Approach-Air Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Pelo lado da concorrencia, a noticia e ruim. Como nao posso fazer nada, vou ver pelo lado bom da coisa. Pode ser interessante pra CNF, a medida que a TRIP tem otima conectividade no aeroporto. Aliado ao grande O&D de BH podem surgir novos voos no aeroporto. Ate mesmo internacionais. Abs E você ainda acha que a TRIP vai existir? Ela comprou a Pantanal com a promessa de ser a "regional" do grupo TAM e veja como ela está... Ainda vai encolher mais. CADE, diga não. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PedroCNF Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 E você ainda acha que a TRIP vai existir? Ela comprou a Pantanal com a promessa de ser a "regional" do grupo TAM e veja como ela está... Ainda vai encolher mais. CADE, diga não. Ela comprou 100% da Pantanal. Na Trip, apenas 25%. Significa que nao vai mandar na Trip como manda na Pantanal. Se o CADE aprovou a Ambev que domina mais de 70% do mercado de cerveja, nao vai ser 40 e poucos % na aviacao que ele vai barrar Abs Link to comment Share on other sites More sharing options...
CabinCrew Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 É o que eu estava dizendo no outro tópico? QUE SE PODE FAZER? A gente é só um monte de pião na mão dos manda chuvas. Só nos resta que isso seja para melhor e não para pior, é aguardar para ver. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mastercaptain Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Só acredito depois que o pseudo negócio for escriturado em cartório.Chega a ser bizarro. Vá lá que o negócio é bom e que interessa a todas as partes, mas cá pra nós, Aero Magazine: É preciso combinar com os russos. Primeiro, oTribunal de Defensa de La Libre Competencia (TDLC), no Chile, irá julgar a consulta pública já aceita, sobre a fusão das duas empresas. O pedido de consulta foi feito pela Corporación Nacional de Consumidores y Usuarios de Chile (Conadecus), uma entidade de defesa do consumidor. O processo de fusãoLAN /TAM ainda precisa ser analisado por outros órgãos, como a Secretaria de Acompanhamento Econômico , ligada ao Ministério da Fazenda, e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica , além de seus equivalentes no Chile e nos Estados Unidos. E finalmente, a menos que os Cuetos liberem uma fatia da TAM, a mesma não tem gordura nenhuma para comprar a TRIP. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafaelguimaraes Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Só acredito depois que o pseudo negócio for escriturado em cartório.Chega a ser bizarro. Vá lá que o negócio é bom e que interessa a todas as partes, mas cá pra nós, Aero Magazine: É preciso combinar com os russos. Primeiro, oTribunal de Defensa de La Libre Competencia (TDLC), no Chile, irá julgar a consulta pública já aceita, sobre a fusão das duas empresas. O pedido de consulta foi feito pela Corporación Nacional de Consumidores y Usuarios de Chile (Conadecus), uma entidade de defesa do consumidor. O processo de fusãoLAN /TAM ainda precisa ser analisado por outros órgãos, como a Secretaria de Acompanhamento Econômico , ligada ao Ministério da Fazenda, e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica , além de seus equivalentes no Chile e nos Estados Unidos. E finalmente, a menos que os Cuetos liberem uma fatia da TAM, a mesma não tem gordura nenhuma para comprar a TRIP. Master, Muitas vezes em negócios desta ordem, há pouco dinheiro envolvido e mais ações, ou seja, troca de ações da LATAM pelas da TRIP. Quem estiver abrindo mão de um X de participação na Trip, pega Y em ações da LATAM e algum (bom) dinheiro, em cash. Numa composição destas não vejo como difícil para a TAM/LATAM, com o tamanho da geração de caixa que tem, adquirir a TRIP. Mas será péssimo do ponto de vista concorrencial. Rafael Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcelo Vieira Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Horrível!!! Daqui a pouco ela começa a diminuir rotas, enxugar a malha das cidades atendidas pela TRIP e a aumentar valor das passagens. Péssima notícia para a concorrência. Tomara que o CADE boicote... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafaelguimaraes Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Horrível!!! Daqui a pouco ela começa a diminuir rotas, enxugar a malha das cidades atendidas pela TRIP e a aumentar valor das passagens. Péssima notícia para a concorrência. Tomara que o CADE boicote... Duvido que haja boicote. Qual regional hoje tem peso, além da própria TRIP, para levar uma reclamação para subsidiar o CADE? O que vemos, historicamente, na relação das aéreas entre sí é um "compadrio". A não ser que a Passaredo faça alguma coisa, mas eu duvido. Prefeitos ou políticos de determinadas cidades? Sou cético... Fora isso, o CADE mostra que as pessoas que decidem lá vivem "encasteladas" no Planalto Central e portanto bem longe da realidade do interior do Brasil, que precisam e muito de ligação aérea, a preços honestos e com qualidade. Coisa que HOJE a Trip oferece. E o nível de repercussão de um negócio destes, por mais absurdo que seja, é bem menor do que a compra da Garoto pela Nestlé (para ficar em um caso que o CADE demorou para decidir). A importância de um setor com relação ao outro nem dá para comparar (to me lixando se o chocolate vai ficar mais caro, etc, etc), mas como é um setor onde há mais briga entre os concorrentes, um quer é "limar" o outro. E por isso o CADE não decidiu exatamente como a Nestlè queria. Houve pressão até do governador do ES na época, lobby, conchavos, etc. Pessoal em Brasília só dá importância para aviação quando alguma aeronave cai. E a importância que dão é procurar tirar da reta o mais rápido possível. Rafael Link to comment Share on other sites More sharing options...
E175 Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Duvido que haja boicote. Qual regional hoje tem peso, além da própria TRIP, para levar uma reclamação para subsidiar o CADE? O que vemos, historicamente, na relação das aéreas entre sí é um "compadrio". A não ser que a Passaredo faça alguma coisa, mas eu duvido. Prefeitos ou políticos de determinadas cidades? Sou cético... Ainda mais estando os "cumpanheiros" no poder. Link to comment Share on other sites More sharing options...
dellatorre Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Como o pessoal aqui do Forum só gosta de reclamar!!! Pessimismo em primeiro lugar!! O negócio já está sacramentado, agora relaxa e goza!!! Espero que a TRIP melhore e sirva de base para expansão da aviaçao nacional! Link to comment Share on other sites More sharing options...
darkstar Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Arrasou TAM :awesome: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bartender Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Adorei,parabéns!!! 2 !!!! Acho graça as pessoas aqui verem um grupo estrangeiro sair às compras lá fora e quando acontece aqui dentro, ficam falando que "não é possível", "isso é péssimo pra concorrência"... Por mim podia comprar tudo... há espaço pra muita gente ainda ! Imaginem o tamanho do grupo LAN + TAM + TRIP + PANTANAL... maravilha de notícia ! (já estou esperando o apedrejamento, rs) Keep Flying! Bartender ! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Augusto Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Caso se confirme, de fato, certamente veremos publicado um "FATO RELEVANTE" nos principais jornais do país, a partir desta quarta-feira, 30/03/2011. Link to comment Share on other sites More sharing options...
hugo bellini Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 a julgar pelos comentários aqui no tópico, a pré-falimentar TAM gastou um dinheiro que não tem para comprar uma participação minoritária numa empresa que, longe de ter uma operação complementar, é uma concorrente em potencial ou lhe apresenta algum risco, e ainda vai conseguir convencer os seus sócios majoritários a desidratá-la, jogando no lixo todo o planejamento e um processo de expansão que vinha se construindo solidamente, tudo isso sob o olhar passivo das autoridades petistas em Brasília e, claro, somente com a prévia anuência da LAN, coitada, que ainda nem se deu conta que justamente no governo do Piñera vai se reconhecer finalmente o monopólio da empresa na aviação chilena e a LATAM vai pras cucuias... eu, tão Poliana, achando que esta pudesse ser uma ótima notícia e torcendo para que outros players reconhecessem a importância da aviação regional e as perspectivas desse mercado... dureza. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATR Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Quem não entende nada de aviação e concorrência deve estar achando ótimo, mas para os passageiros, aeronautas e aeroviários será péssimo (Um grupo a menos no mercado). O filme mais uma vez se repete, sempre perde o funcionários da empresa que esta sendo absorvida. Vide Panair, Cruzeiro do Sul, Votec, Varig, Total e outras mais. (25% é só o começo) Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATR72 Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Quem não entende nada de aviação e concorrência deve estar achando ótimo, mas para os passageiros, aeronautas e aeroviários será péssimo (Um grupo a menos no mercado). O filme mais uma vez se repete, sempre perde o funcionários da empresa que esta sendo absorvida. Vide Panair, Cruzeiro do Sul, Votec, Varig, Total e outras mais. (25% é só o começo) Belas palavras tomara que não de certo !!!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
ATR72 Posted March 30, 2011 Share Posted March 30, 2011 Confirmado a TRIP acaba de enviar um comunicado a todos os funcionarios afirmando a intenção. Nos termos da carta de intenções assinada, ao final das análises e negociações, a TAM poderá vir a compor o quadro de acionistas da TRIP, com uma participação minoritária – assim com a SkyWest em 2008. O controle da empresa permanecerá com os grupos Caprioli e Águia Branca e a atual estrutura organizacional de nossa empresa será mantida. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.