Jump to content

Manutenção de sistema reduz a capacidade do


jambock

Recommended Posts

Meus prezados:

Manutenção de sistema reduz capacidade de aeroporto em Curitiba

Às vésperas de um feriado prolongado, o aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, opera sem um dos sistemas que permite pousos e decolagens com baixa visibilidade. Desde o dia 8 de abril, as lâmpadas do ILS-2 (Instrument Landing System) estão em manutenção. O conserto só deve terminar no dia 23 de abril --no meio do feriado de Páscoa.

 

Até lá, o aeroporto, constantemente atingido por nevoeiros, opera apenas com o ILS-1, que permite pousos com teto de 60 metros (no ILS-2, o teto é de 30 metros). A Infraero, que administra o Afonso Pena, diz que as lâmpadas passam por manutenção constante e que a queima de várias ao mesmo tempo foi "incomum".

 

Na semana passada, já sem o ILS-2, uma forte neblina fechou o aeroporto em plena sexta-feira à noite, por 12 horas. "Eu nunca vi nada igual. Foi uma confusão, gente deitada no chão, gente pulando em cima de gente", afirma o empresário Valmor Weiss, que só conseguiu embarcar após sete horas de espera.

 

Ainda assim, a Infraero não pretende acelerar o conserto das lâmpadas para o feriado. Segundo a estatal, mesmo que o ILS-2 estivesse operando, o aeroporto permaneceria fechado, já que o nevoeiro era muito intenso*.

 

A Aeronáutica, responsável pela instalação do equipamento, informou que o ILS-2 só existe em três aeroportos brasileiros e é raramente usado, já que depende também da preparação das aeronaves e de suas tripulações para a operação. A Infraero informou ainda que não espera um aumento do fluxo de passageiros no Afonso Pena durante o feriado, porque o aeroporto recebe majoritariamente viajantes a negócios.

fonte: Estelita Hass Carazzai para a Folha de São Paulo, via CECOMSAER 20 abr 2011

* Seguindo este raciocínio, então a instalação de um ILS-2 em Porto Alegre, de nada adiantará face os intensos nevoeiros no inverno.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade