Jump to content

Mais horários em Congonhas


jambock

Recommended Posts

Meus prezados:

Mais horários em Congonhas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu ontem o primeiro leilão de distribuição de horários de pousos e decolagens (slots), no Aeroporto de Congonhas (SP). Foram leiloados 28 lotes, distribuídos da seguinte forma às empresas. Esses slots não são os horários que já pertenciam à Varig, pois ainda estão sob judice.

A distribuição

BRA e OceanAir: Seis cada

Gol, Pantanal e TAM: Quatro cada

Total e Air Minas: Duas cada

fonte: jornal "Zero Hora" 9 nov 2006

Link to comment
Share on other sites

Ocean Air e BRA conseguem slots em Congonhas (SP)

 

A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) iniciou a distribuição de 28 novas autorizações de horários para vôos, os chamados slots, em Congonhas, que representam 4,3% do limite de 646 vôos no aeroporto.

 

Os slots foram leiloados ontem e, do total (28), apenas oito ficarão com a Tam e Gol – quatro cada uma. A Pantanal também ficou com quatro espaços. A Air Minas e Total ganharam concessão para começar a operar no aeroporto com uma partida e uma chegada diariamente cada uma (dois slots cada).

 

A BRA e a Ocean Air foram as empresas que mais conseguiram slots novos em Congonhas: seis cada uma.

 

A Anac informou que a conclusão da licitação deve se dar na quinta-feira, quando os novos slots serão homologados, após a confirmação da documentação das empresas aéreas. A partir de então, as companhias poderão definir, livremente, para quais destinos pretendem voar.

 

Fonte: PANROTAS

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos do Fórum.

 

Prezados amigos:

 

Fonte jornal: O Estado de São Paulo, 09/11/06.

Por: Isabel Sobral (Brasília).

 

ANAC libera mais vôos em Congonhas

 

Agência autoriza 28 novos horários de pousos e decolagens antes de discutir “questões operacionais e burocráticas”

 

Na semana seguinte ao apagão, provocado pela sobrecarga no controle de vôo, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) leiloou ontem 28 novas autorizações de horários para pousos e decolagens –slot -no aeroporto de Congonhas. Terminal mais congestionado do País, ele teve o horário de funcionamento ampliado na semana passada, de 23 horas para 1h30, numa medida de emergência para dar conta do número de vôos. O leilão conduzido pela Anac afeta diretamente o monitoramento de vôos, sob responsabilidade do Departamento de Controle do Trafego Aéreo (Decea) da Aeronáutica, e a operação do aeroporto, a cargo da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). Segundo o superintendente de Serviços Aéreos da Anac, Mário Gusmão, entre a homologação da distribuição dos slots – que deve ocorrer ainda este mês- e o inicio das operações por parte das empresas que ganharam as autorizações, haver um prazo de 45 dias para a “solução de questões operacionais e burocráticas ” Gusmão acredita que as autorizações de ontem não vão prejudicar a operação em Congonhas. Ele afirmou que foi leiloado só 4,3% do limite máximo de slot do aeroporto, 646. “Não me parece que esse porcentual seja algo que possa contribuir para a saturação”, disse o superintendente, que conduziu pessoalmente o leilão, em Congonhas. “As pessoas ficam com a impressão de que o aeroporto está uma confusão por causa das reformas feitas pela Infraero, que já dura mais de um ano”, disse. Os novos horários são pulverizados durante o dia e não vão sobrecarregar o controle de tráfego aéreo” Os slots funcionam como uma espécie de vaga reservada nos aeroportos para os aviões. Eles são distribuídos em pares: um para a chegada e outro para a partida dos vôos. As vencedoras do leilão foram BRA e OceanAir (3 pares cada uma), seguidas da GOL, Pantanal e TAM (2); Total e Air Minas (1).

Gusmão informou que os espaço distribuídos são resultados de uma reestruturação de horários feita por causa dos vários pedidos das companhias interessadas em operar em Congonhas. Segundo ele, o leilão democratizou o acesso aos slots. Alguns desses slots pertenciam a VARIG, mas foram devolvidos pela empresa em janeiro. Gusmão disse que a VARIG ainda tem 50 slots em Congonhas, mas uma liminar impede a Anac de redistribuí-los. Isso só poderá ser feito quando for reconhecido oficialmente o novo controle da VARIG, comprada pela antiga subsidiaria VarigLog, com capital estrangeiro.

A Anac está fazendo estudos técnicos sobre as condições de outros aeroportos, como o Santos Dumont, no Rio, e o de Brasília. Com base neles, pretende realizar outros leilões em 2007.

 

Abraços

 

PP-CJC

Link to comment
Share on other sites

Acho que na verdade Tam e Gol não brigaram tanto por tais slots por terem ciência que estão em vias de upgrade de aviões (F100 por A319/A320 e 733 e 73G por 738).

 

E fico imaginando que rotas a Ocean Air e a BRA vão operar !

 

Felipe

Link to comment
Share on other sites

Direto da ANAC... abertura dos novos Slots:

 

22h52 e 6h02 - Air Minas (certamente teremos pernoite dela em CGH)

 

10h01 e 12h01 - TOTAL

 

8h , 10h03, 13h07, 17h30 , 20h39 e 22h47 - Ocean Air (não entendi tais distâncias...só se ela reacomodar os vôos atuais)

 

9h31, 10h43, 12h06 e 17h04 - Pantanal

 

10h02, 13h46, 17h47, 17h51, 19h16 e 22h46 - BRA

 

17h36, 19h02, 20h37 e 22h45 - GOL

 

13h02, 13h47, 19h42 e 20h38 - TAM (parece até 2 vôos casados)

 

 

Agora é esperar pelos vôos, as cias terão 45 dias para operar os novos slots sob pena de perdê-los.

 

Felipe

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade