Jump to content

Vôos atrasam cerca de 30 minutos no aeroporto de Brasília


Varig_777

Recommended Posts

Vôos atrasam cerca de 30 minutos no aeroporto de Brasília

da Folha Online

 

A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) voltou a registrar atrasos no aeroporto de Brasília, nesta sexta-feira. Os atrasos, de aproximadamente 30 minutos, foram causados pelo aumento do espaçamento entre as decolagens.

 

O maior intervalo entre os aviões ocorreu no horário de maior movimento, como ocorreu na quinta-feira --quando o espaçamento chegou a 12 minutos. Com o gerenciamento do fluxo, os controladores de tráfego aéreo teriam como objetivo garantir a segurança dos vôos. As normas internacionais determinam que cada operador deve controlar, no máximo, 14 aeronaves no mesmo instante.

 

Segundo informações da Infraero, as decolagens partiram a cada dez minutos, pela manhã, para as regiões Norte, Nordeste e Sudeste. A partir das 12h, o intervalo passou para cinco minutos --período considerado normal.

 

A Folha Online apurou que alguns controladores estão insatisfeitos com as negociações feitas com o governo federal. O fato indica que a categoria poderia ter aumentado o intervalo entre as aeronaves nos horários de pico, desde quinta, como uma espécie de operação-padrão, em menor escala que a registrada no início do mês, como forma de pressionar o governo. A Aeronáutica nega.

 

A insatisfação dos controladores aumentou depois que uma reunião que deveria ter ocorrido ontem entre representantes da categoria e governo foi adiada. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, era contrário ao encontro por considerar que os controladores estavam recebendo do Ministério da Defesa um tratamento de sindicalizados, o que é vetado aos militares.

 

A Folha apurou que parte do governo viu no ocorrido de quinta um recado dos controladores para que as medidas prometidas sejam cumpridas.

 

Crise

 

Entre 27 de outubro e 3 de novembro, o tráfego aéreo nacional viveu dias de caos. O problema começou quando os controladores decidiram restabelecer padrões internacionais de segurança à força. Eles foram motivados pela pressão feita sobre a categoria desde o acidente com o Boeing da Gol que matou 154 pessoas, em 29 de setembro.

 

O resultado foi uma seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos. No dia 2, feriado de Finados, o tráfego aéreo entrou em colapso. Milhares de passageiros sofreram com esperas de até 20 horas e os prejuízos chegaram à rede hoteleira.

 

Em resposta, a Aeronáutica suspendeu as folgas e convocou cerca de 150 controladores ao trabalho, além de militares da reserva. A medida irritou os comandados.

 

O governo está dividido quanto à posição que deve adotar diante dos manifestantes. Enquanto o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, acusa o ministro da Defesa, Waldir Pires, de "incentivar a anarquia"; Pires negocia em moldes sindicais.

 

Com Folha de S.Paulo, em Brasília

Link to comment
Share on other sites

Parece que a situação está voltando a se complicar.

 

São 2:21 da manhã e numa consulta rápida ao SIVNET há vôos atrasados em vários aeroportos. Agora há pouco passou aqui por cima o Gol 1672, para Natal, com 2 horas de atraso.

Link to comment
Share on other sites

Hoje eu fiz CGH-SDU pela TAM, o vôo programado para pouco depois das 20h decolou exatamente as 21h45.

 

E grandes atrasos em muitos outros vôos e notei um espaçamento maior entre a maior parte dos pousos e decolagens.

 

Londrina, Salvador, Brasilia, BH, Curitiba... Varig, Gol, BRA...todas com atrasos em média de 1h a 2h em CGH hoje a noite.

 

Felipe

Link to comment
Share on other sites

Agora pela manhã aqui em BSB as decolagens estão ocorrendo a cada 30 minutos. Qual vai ser a alegação do (des)governo desta vez, vai dizer que não sabia de nada?

Link to comment
Share on other sites

Ainda bem que o feriado cai numa quarta-feira Grace, se fosse na 3a feira, aí a coisa ia ser terrivel. Mas pessoalmente eu acho que feriados que começam na 5a feira e terminam no domingo são os piores.

 

Felipe

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade