Jump to content

Varig e TAM perdem fatia em vôos internacionais


Regis

Recommended Posts

Varig e TAM perdem fatia em vôos internacionais

 

Gol avança em outubro, diz levantamento da Anac

 

DO VALOR ONLINE

 

A Varig continua perdendo espaço no mercado de transporte aéreo internacional e registrou em outubro participação de 18,47%, abaixo da fatia de 19,1% alcançada em setembro, quando a empresa já havia apontado baixa ante agosto (21,64%). Os números fazem parte de levantamento divulgados ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Em outubro do ano passado, quando a empresa ainda não estava enfrentando a crise financeira, a liderança era isolada, com 75,37% de participação nesse mercado, que é o mais lucrativo da aviação.

 

A TAM, líder atual desse segmento, também diminuiu ligeiramente sua fatia, que passou de 59,99% em setembro para 58,16% no mês passado. Ainda assim, continua bem acima da fatia de 20,14% registrada pela companhia em 2005.

 

A Gol, por sua vez, atingiu 13,06% em outubro, contra 2,38% no mesmo mês do ano passado, e ganhou mais espaço em relação a setembro, quando sua participação foi de 12,75%.

 

Em outubro, as companhias brasileiras transportaram 994.810 passageiros para destinos internacionais, um pouco mais do que os 941.166 passageiros levados em setembro. Em outubro do ano passado, entretanto, as companhias brasileiras haviam transportado 2,135 milhões de passageiros, o que representa uma queda de 53,4% nesse tipo de vôo por companhias nacionais.

 

No mercado local, a Varig apresentou melhora em sua participação na comparação com o mês de setembro, que passou de 4,3% do mercado de vôos domésticos para uma fatia de 5,08% em outubro. No mesmo mês do ano passado, esse percentual era de 24,25%, segundo os dados da agência reguladora.

 

A TAM sustentou a liderança de vôos domésticos em outubro, com 51,14% de participação, mas teve ligeira perda de mercado em relação a setembro, quando a fatia era de 51,69%. Continua, entretanto, bem acima do total de 41,90% registrado em outubro de 2005.

 

A Gol, segunda aérea melhor posicionada no mercado, também aumentou sua fatia e passou de 27,73% para 35,19% em outubro, mas ela caiu em relação a setembro, quando essa parcela era de 36,18%.

A indústria como um todo transportou 3,419 milhões de passageiros em outubro, o que equivale a um aumento de 5% em relação ao verificado no mesmo mês do ano passado e também pouco superior aos 3,276 milhões transportados em setembro.

 

Fonte: Folha de S. Paulo- 11/11/06.

 

Abs, Regis.

Link to comment
Share on other sites

Olá Pessoal,

 

 

Legal o crescimento da RG, parece pouco sair de 4,3 pra 5,08%, mas esse aumento de 0,78 ponto percentual representa crescimento de quase 20% no volume de um mês para o outro. É claro que a base de comparação ainda é pequena, mas já faz com que tenhamos mais esperança quanto ao futuro. E como TAM e GOL tiveram seu market share reduzido de setembro pra outubro, pode-se concluir que a RG conseguiu tirar passageiros das outras duas, até porque houve expansão no número total de passageiros transportados.

 

Parece que a política de super descontos na ponte, sanduíche de picanha e oferecer lugares a passageiros com tickets de outros companhias começa a surtir efeito.

 

Grande Abraço,

Edsmorais.

Link to comment
Share on other sites

Na verdade o crescimento de passageiros da Varig em Outubro frente à Setembro foi de mais de 20%, já que, segundo os dados fornececidos pelas próprias empresas à ANAC, os dados seriam (em PAX km PG TR ou passageiros por quilômetro pago transportado):

 

- 173.849.000 em Outubro;

- 140.998.000 em Setembro;

- 72.341.000 em Agosto;

- 129.084.000 em Julho;

 

É, vale destacar que a Varig já conseguiu 66% de ocupação nos vôos domésticos em Outubro, contra 55% em Setembro e 42% de Agosto, quando havia chegado ao "fundo do poço"...

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade