Jump to content

ATR da Pantanal tem outra pane

Ricardo Gallo

Recommended Posts

Da Folha de S.Paulo de hoje:

De novo, avião liberado pela Anac passa por pane

Mesmo com motor trocado, aeronave da Pantanal voltou a ter problemas

Passageiros tiveram que ir para destinos de ônibus; companhia diz que avião foi levado para manutenção

O avião da Pantanal cujo motor pegou fogo e explodiu na última quinta-feira sobre São Paulo voltou a apresentar problemas durante o voo, pelo mesmo motivo.

O ATR-42, prefixo PT-MFM, saiu do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), anteontem pela manhã para o trecho Bauru-Araçatuba-Cumbica.

Uma vibração no motor direito, porém, obrigou a aeronave a interromper o voo em Bauru e voltar vazia para Cumbica. Os passageiros tiveram que descer e seguir para Araçatuba de ônibus.

Ao inspecionar a aeronave, os mecânicos da Pantanal constataram novo vazamento de óleo no motor.

Não era o mesmo motor de quinta: o equipamento foi trocado pelo de um ATR parado no hangar da TAM em São Carlos e liberado para voar. A TAM é a dona da Pantanal desde o final de 2009.

A Pantanal planejava fazer um voo vazio para testar o motor do avião de novo.

Defeito semelhante havia levado a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a proibir o avião de voar na quarta-feira.

Na quinta, a agência autorizou a Pantanal a operá-lo, após a companhia informar ter corrigido os problemas de vazamento de óleo e falha no transponder (aparelho anticolisão).

No primeiro voo após o aval, o motor direito explodiu, pegou fogo e parou de funcionar. O avião teve de fazer um pouso de emergência em Cumbica, com 44 passageiros a bordo.

Nesta semana, em razão das falhas detectadas, a Anac anunciou que fará uma auditoria de manutenção na Pantanal.

Aeronautas reclamam que a TAM tem negligenciado a manutenção dos três aviões ATR da frota da Pantanal. Os aviões vão deixar de ser usados pela companhia no final deste mês.

A Pantanal pediu "desculpas pelo transtorno" e disse que a aeronave foi encaminhada para manutenção após realizar o trecho Guarulhos-Bauru e que os clientes "seguiram para seus destinos em transporte terrestre oferecido pela companhia".

A solução para a Pantanal, é substituir os ATR por novos ATR ou deixar de operá-los!

Os ATR's estão parando no fim de julho ou agosto se não me engano.

Agora a culpa é dos ATR! Livrem-se deles, essas máquinas assassinas!.

Já ví este filme com os Fokker F-100, aeronaves que caíram em desgraça no Brasil. E na mesma empresa.

Contagem regressiva... Essa quinzena chegam +2 A319 (MYM/TMG) e todos os voos P8 serão operados por Airbus da JJ (alguns serao cancelados como já foi comentado em outro tópico).

eu tenho um voo hj com o ATr-42...SJP-GRU.

Alguem sabe se vai ocorrer????

MLN

Qual vôo?

Se for o 4758/4759, está cancelado.

Abraços!

Qual vôo?

Se for o 4758/4759, está cancelado.

Abraços!

Cara,vc têm condições de dizer pra gente como está a malha dos atrs neste momento?

Encontrei amigo meu que voa na PTN em GRU e falou que por ele ficaria em casa porque ele ta voando com medo.

Boa sorte pros colegas até o final dos mês :/

Relato preocupante, hein? A manutenção dos ATRs da PTN é tão ruim assim? Ou são os aviões que não tem mais "jeito"?

Abraços,

Colombo

De novo, explode motor da Pantanal em Bauru

Ricardo Gallo

O avião da Pantanal que serve a linha em Bauru, cujo motor pegou fogo e explodiu na última quinta-feira sobre São Paulo, voltou a apresentar problemas durante o voo, pelo mesmo motivo.

O ATR-42, prefixo PT-MFM, havia saído do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), ontem pela manhã para o trecho Bauru-Araçatuba-Cumbica.

Uma vibração no motor direito, porém, obrigou a aeronave a interromper o voo em Bauru e voltar vazia para Cumbica. Os passageiros tiveram que descer e seguir para Araçatuba de ônibus. Ao inspecionar a aeronave, os mecânicos da Pantanal constataram novo vazamento de óleo no motor.

Não era o mesmo motor de quinta: o equipamento foi trocado pelo de um ATR parado no hangar da TAM em São Carlos e liberado para voar. A TAM é a dona da Pantanal desde o final de 2009.

A Pantanal planejava fazer um trajeto com voo vazio para testar o motor do avião mais uma vez. Defeito semelhante havia levado a Agência Nacional de Aviação Civil a proibir o avião de voar na quarta-feira.

Na quinta, a agência autorizou a Pantanal a operá-lo, após a companhia informar ter corrigido os problemas vazamento de óleo e falha no transponder (aparelho anticolisão).

No primeiro voo após o aval, o motor direito explodiu, pegou fogo e parou de funcionar. O avião teve de fazer um pouso de emergência em Cumbica, com 44 passageiros a bordo. Nesta semana, em razão das falhas detectadas, a Anac anunciou que fará uma auditoria de manutenção na Pantanal.

Aeronautas reclamam que a TAM tem negligenciado a manutenção dos três aviões ATR da frota da Pantanal. Os aviões vão deixar de ser usados pela companhia no final deste mês.

A Pantanal pediu “desculpas pelo transtorno’’ e disse que a aeronave foi encaminhada para manutenção após realizar o trecho Guarulhos-Bauru e que os clientes “seguiram para seus destinos em transporte terrestre oferecido pela companhia’’.

eu tenho um voo hj com o ATr-42...SJP-GRU.

Alguem sabe se vai ocorrer????

MLN

Cancelaram e fui de Tam para CGH. O pessoal de solo em SJP disseram para mim que todo dia eh uma aventura com os PTN...Que venham os 319....

Cara,vc têm condições de dizer pra gente como está a malha dos atrs neste momento?

Darkstar, a partir de amanhã, 06/07, até 31/07, metade dos trilhos dos ATR´s estão cancelados.

Abraços!

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade