Jump to content

ATR da Pantanal tem outra pane


Ricardo Gallo

Recommended Posts

Da Folha de S.Paulo de hoje:

 

De novo, avião liberado pela Anac passa por pane

 

Mesmo com motor trocado, aeronave da Pantanal voltou a ter problemas

 

Passageiros tiveram que ir para destinos de ônibus; companhia diz que avião foi levado para manutenção

 

O avião da Pantanal cujo motor pegou fogo e explodiu na última quinta-feira sobre São Paulo voltou a apresentar problemas durante o voo, pelo mesmo motivo.

O ATR-42, prefixo PT-MFM, saiu do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), anteontem pela manhã para o trecho Bauru-Araçatuba-Cumbica.

Uma vibração no motor direito, porém, obrigou a aeronave a interromper o voo em Bauru e voltar vazia para Cumbica. Os passageiros tiveram que descer e seguir para Araçatuba de ônibus.

Ao inspecionar a aeronave, os mecânicos da Pantanal constataram novo vazamento de óleo no motor.

Não era o mesmo motor de quinta: o equipamento foi trocado pelo de um ATR parado no hangar da TAM em São Carlos e liberado para voar. A TAM é a dona da Pantanal desde o final de 2009.

A Pantanal planejava fazer um voo vazio para testar o motor do avião de novo.

Defeito semelhante havia levado a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a proibir o avião de voar na quarta-feira.

Na quinta, a agência autorizou a Pantanal a operá-lo, após a companhia informar ter corrigido os problemas de vazamento de óleo e falha no transponder (aparelho anticolisão).

No primeiro voo após o aval, o motor direito explodiu, pegou fogo e parou de funcionar. O avião teve de fazer um pouso de emergência em Cumbica, com 44 passageiros a bordo.

Nesta semana, em razão das falhas detectadas, a Anac anunciou que fará uma auditoria de manutenção na Pantanal.

Aeronautas reclamam que a TAM tem negligenciado a manutenção dos três aviões ATR da frota da Pantanal. Os aviões vão deixar de ser usados pela companhia no final deste mês.

A Pantanal pediu "desculpas pelo transtorno" e disse que a aeronave foi encaminhada para manutenção após realizar o trecho Guarulhos-Bauru e que os clientes "seguiram para seus destinos em transporte terrestre oferecido pela companhia".

Link to comment
Share on other sites

A solução para a Pantanal, é substituir os ATR por novos ATR ou deixar de operá-los!

 

Os ATR's estão parando no fim de julho ou agosto se não me engano.

Link to comment
Share on other sites

Agora a culpa é dos ATR! Livrem-se deles, essas máquinas assassinas!.

 

Já ví este filme com os Fokker F-100, aeronaves que caíram em desgraça no Brasil. E na mesma empresa.

Link to comment
Share on other sites

Contagem regressiva... Essa quinzena chegam +2 A319 (MYM/TMG) e todos os voos P8 serão operados por Airbus da JJ (alguns serao cancelados como já foi comentado em outro tópico).

Link to comment
Share on other sites

eu tenho um voo hj com o ATr-42...SJP-GRU.

Alguem sabe se vai ocorrer????

 

 

MLN

Qual vôo?

 

Se for o 4758/4759, está cancelado.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Qual vôo?

 

Se for o 4758/4759, está cancelado.

 

Abraços!

Cara,vc têm condições de dizer pra gente como está a malha dos atrs neste momento?

Link to comment
Share on other sites

Encontrei amigo meu que voa na PTN em GRU e falou que por ele ficaria em casa porque ele ta voando com medo.

 

Boa sorte pros colegas até o final dos mês :/

 

Relato preocupante, hein? A manutenção dos ATRs da PTN é tão ruim assim? Ou são os aviões que não tem mais "jeito"?

 

Abraços,

Colombo

Link to comment
Share on other sites

De novo, explode motor da Pantanal em Bauru

Ricardo Gallo

O avião da Pantanal que serve a linha em Bauru, cujo motor pegou fogo e explodiu na última quinta-feira sobre São Paulo, voltou a apresentar problemas durante o voo, pelo mesmo motivo.

 

O ATR-42, prefixo PT-MFM, havia saído do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), ontem pela manhã para o trecho Bauru-Araçatuba-Cumbica.

 

Uma vibração no motor direito, porém, obrigou a aeronave a interromper o voo em Bauru e voltar vazia para Cumbica. Os passageiros tiveram que descer e seguir para Araçatuba de ônibus. Ao inspecionar a aeronave, os mecânicos da Pantanal constataram novo vazamento de óleo no motor.

 

Não era o mesmo motor de quinta: o equipamento foi trocado pelo de um ATR parado no hangar da TAM em São Carlos e liberado para voar. A TAM é a dona da Pantanal desde o final de 2009.

 

A Pantanal planejava fazer um trajeto com voo vazio para testar o motor do avião mais uma vez. Defeito semelhante havia levado a Agência Nacional de Aviação Civil a proibir o avião de voar na quarta-feira.

 

Na quinta, a agência autorizou a Pantanal a operá-lo, após a companhia informar ter corrigido os problemas vazamento de óleo e falha no transponder (aparelho anticolisão).

 

No primeiro voo após o aval, o motor direito explodiu, pegou fogo e parou de funcionar. O avião teve de fazer um pouso de emergência em Cumbica, com 44 passageiros a bordo. Nesta semana, em razão das falhas detectadas, a Anac anunciou que fará uma auditoria de manutenção na Pantanal.

 

Aeronautas reclamam que a TAM tem negligenciado a manutenção dos três aviões ATR da frota da Pantanal. Os aviões vão deixar de ser usados pela companhia no final deste mês.

 

A Pantanal pediu “desculpas pelo transtorno’’ e disse que a aeronave foi encaminhada para manutenção após realizar o trecho Guarulhos-Bauru e que os clientes “seguiram para seus destinos em transporte terrestre oferecido pela companhia’’.

Link to comment
Share on other sites

eu tenho um voo hj com o ATr-42...SJP-GRU.

Alguem sabe se vai ocorrer????

 

 

MLN

 

Cancelaram e fui de Tam para CGH. O pessoal de solo em SJP disseram para mim que todo dia eh uma aventura com os PTN...Que venham os 319....

Link to comment
Share on other sites

Cara,vc têm condições de dizer pra gente como está a malha dos atrs neste momento?

Darkstar, a partir de amanhã, 06/07, até 31/07, metade dos trilhos dos ATR´s estão cancelados.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade