Jump to content

Maior aeroporto europeu bate recorde em Junho. Tráfego com o Brasil foi o que mais cresceu


AviationNAT

Recommended Posts

Maior aeroporto europeu bate recorde em Junho. Tráfego com o Brasil foi o que mais cresceu

 

 

Londres - Heathrow, maior aeroporto europeu, teve este ano o melhor Junho de sempre, com 6,147 milhões de passageiros, segundo a empresa gestora, a BAA, pelo desenvolvimento do tráfego intercontinental, com destaque para as ligações com o Brasil, que foram as que mais cresceram.

 

A empresa não especifica quantos passageiros foram transportados nas ligações com o Brasil, referindo apenas que o aumento do número de passageiros foi de 64,5% e que a “vibrante economia” brasileira propicia oportunidades de crescimento às empresas britânicas.

 

Além das rotas do Brasil, a BAA também diz que o crescimento assentou também na “força” do tráfego sobre o Atlântico Norte, que inclui as ligações Heathrow - Nova Iorque, que descreve como “a mais popular rota intercontinental”, mas neste caso não especifica taxas de crescimento.

 

De acordo com os dados publicados pela BAA, em Junho 9,92 milhões de passageiros embarcaram e/ou desembarcaram nos seus seis aeroportos no Reino Unido, mais 4,4% que no mês homólogo de 2010, com as rotas da América do Norte a terem o maior crescimento homólogo mensal, em 8,6%, para 1,619 milhões de passageiros, seguindo-se os voos regulares de médio curso dentro da Europa, com +6%, para 4,278 milhões de passageiros, e as outras rotas de longo curso, onde estão incluídas as ligações com o Brasil, com +3,4%, para 1,739 milhões.

 

Além da evolução das rotas de longo curso, a BAA também destaca a evolução do número de passageiros que fizeram conexão em Heathrow, referindo que em Maio, último mês para o qual já dispõe dos dados, 36,4% dos passageiros mudaram de avião neste aeroporto.

 

“Sem os passageiros de transferência a equilibrarem os picos e vales da procura local, as taxas de ocupação não poderiam ser mantidas e as companhias aéreas teriam mais dificuldade em continuar a voar senão para os destinos mais populares”, sublinha a BAA.

 

A operadora indica no balanço de Junho que neste mês as companhias aéreas tiveram ocupados 79,3% dos lugares dos voos de e para Heathrow, que é um novo recorde, e em Stansted houve um aumento de 81,4% para 84%.

Por aeroportos, a informação indica que os dois aeroportos da área de Londres, Heathrow e Stansted, tiveram um aumento médio do número de passageiros em 4,1%, para 7,83 milhões de passageiros, com o primeiro a crescer 6,3%, o que também reflecte o facto de no ano ter sido penalizado por greves na British Airways, e Stansted, que tem perdido preponderância para as low cost, designadamente para a Ryanair, a ter uma queda de 3,3%, para 1,686 milhões.

Entre os outros quatro aeroportos, o que mais cresceu foi Aberdeen, na Escócia, com um aumento de 10,1%, para 287,8 mil passageiros. Seguem-se os também escoceses Edimburgo, com +7,6%, para 918,9 mil passageiros, e Glasgow, com +2,6%, para 702,8 mil.

 

A excepção foi, assim, Southampton, que teve uma queda de 0,8%, para 177,5 mil passageiros.

Para o conjunto do primeiro semestre, a BAA indica um aumento médio do número de passageiros em 7,8%, que é influenciado positivamente porque no período homólogo de 2010 ocorreram acontecimentos penalizadores do tráfego, entre os quais, além das paralisações na British Airways, os fechos de espaço aéreo pela nuvem de cinzas vulcânicas.

Os seis aeroportos da BAA tiveram um total de 51,239 milhões de passageiros no primeiro semestre, 32,867 milhões deles no Aeroporto de Heathrow, que tem um crescimento em 9,1%.

 

Stansted soma 8542 milhões, em alta de 0,2%, Southampton está praticamente como há um ano, com 812,8 mil (+0,1%) e os aeroportos na Escócia crescem em média 11,6%, com aumentos de 7,7% em Glasgow, para 3,13 milhões, de 14,1% em Edimburgo, para 4,43 milhões, e de 12,5% em Aberdeen, para 1,446 milhões.

 

http://www.presstur.com/site/news.asp?news=31424

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade