Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

jambock

Anac relaxa fiscalização para dar licença a pilotos

Recommended Posts

Meus prezados:

Anac relaxa fiscalização para dar licença a pilotos

Agência de aviação usa método de amostragem para checar documentos Órgão concentra esforço em licenças para pilotos de aviões particulares, pois companhias já têm bom sistema de seleção

A Agência Nacional de Aviação Civil afrouxou o controle na concessão de licenças para pilotos e mecânicos de aviões e helicópteros.

Em vez de examinar a documentação de todos os interessados, a Anac tem utilizado o método de amostragem.

Desde o mês passado, portanto, só alguns candidatos têm documentos checados.

O motivo alegado é o congestionamento de pedidos, que demoravam cada vez mais para ser examinados e aprovados pela agência.

A própria Anac admite que o método é passível de falsificações, pois um piloto pode declarar ter mais horas de voo do que realmente tem.

"É muito fácil falsificar este documento", disse à Folha um funcionário ligado ao procedimento que pediu para não ter o nome divulgado.

A prova prática de piloto, no entanto, é acompanhada por um fiscal da agência.

A Anac decidiu concentrar a fiscalização por amostragem nos pilotos de aeronaves privadas, como a que caiu na Bahia no mês passado, vitimando pessoas ligadas ao governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB).

Isso porque as empresas aéreas são bastante rígidas ao contratar e exigem larga experiência dos candidatos a pilotos, além de treinamento próprio em simuladores.

O gerente de licenças da Anac, Camilo Baldy, disse que o método por amostragem consta no Regulamento Brasileiro de Homologação aeronáutica (RBHA 17).

Afirma que o sistema atual é provisório. Um novo modelo computadorizado entra em funcionamento até o fim do ano. Vai registrar, em tempo real, as atividades dos profissionais do setor. Assim, quando um piloto realizar um voo, as horas serão computadas automaticamente.

O diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, comandante Carlos Camacho, disse que o processo por amostragem não é o ideal, mas é o possível. "É mais seguro do que não tê-lo", disse Camacho.

Segundo a Anac, o número de autorizações para piloto privado emitidas até junho deste ano representam 65% do total de 2010. Em relação a pilotos de linhas aéreas, essa proporção chega a 73%.

Ao mesmo tempo em que a demanda aumentou, reduziu-se o número de funcionários encarregados de examinar a documentação. De acordo com a agência, 40 funcionários faziam o trabalho em todo o país. Agora são 15, concentrados no Rio.

fonte: Luiza Souto e Cirilo Junior para a "Folha de São Paulo" via CECOMSAER 22 jul 2011

Jeitinho Brasileiro sempre em cena, para os pilotos que precisam da licença o quanto antes é bom, porém com isso muito gaiato aproveita para canetar as horas, e se isso já era feito antes com fiscalização, imagina agora, sem ela, o PT-BIC vai voar 24h por dia :cutuca: .

o PT-BIC vai voar 24h por dia.

Ai vai dar zebra, ele está com CA cancelado. :lol:

-Vamos chamar mais gente pra analisar os processos? Que nada... Autoriza uns direto que é mais fácil!:suicide_anim:

Jeitinho Brasileiro sempre em cena, para os pilotos que precisam da licença o quanto antes é bom, porém com isso muito gaiato aproveita para canetar as horas, e se isso já era feito antes com fiscalização, imagina agora, sem ela, o PT-BIC vai voar 24h por dia :cutuca: .

Voce quis dizer:

PP-BIC, PT-BIC e PR-BIC vão voar 46h por dia cada um

Só não digo nada do PU-BIC pq ele nao pode ser lançado na CIV

A Executiva tem passado por maus bocados ultimamente.

Tem Patrão tomando susto por conta da BIC, na hora de mostrar conhecimento o cara escreve a Lápis!

Só este mês, dois rodaram por falta de Proeficiência!

Ainda bem que saíram e não CAÍRAM!

Essa ANAC só relaxando , ouvir dizer que agora quem quiser solicitar o check de pc ( voadas em horas de aviões particulares ) a anac esta solicitando a xerox autenticada do diário de bordo dos aviões que voou alguém sabe se procede essa informação ?

Essa ANAC só relaxando , ouvir dizer que agora quem quiser solicitar o check de pc ( voadas em horas de aviões particulares ) a anac esta solicitando a xerox autenticada do diário de bordo dos aviões que voou alguém sabe se procede essa informação ?

Sim, que eu saiba eles estão exigindo cópia autenticada mesmo.

E pq nada acontece com o os tais BICs??? tudo da em pizza por ai pelo visto... politicos, bics, etc etc

Hora BIC é f...

Pior que o cara vai voar por aí, e coloca em risco não só ele como as outras pessoas que estão na ACFT. Além de ser concorrência desleal com quem faz tudo certinho, e rala pra custear sua formação.

Mas eu tô sabendo que a ANAC já tem uma forma boa de pegar isso... Tem relação com as taxas de utilização do espaço aéreo (aquela taxinha que a aeronave paga qdo entra em contato com os órgãos de Controle de Tráfego). É bem baratinha, mas o registro é verossímil. Basta cruzar com os diários de bordo...

Por mim, podem caçar a licença de todo mundo que tiver envolvido com isso!

Mas eu tô sabendo que a ANAC já tem uma forma boa de pegar isso... Tem relação com as taxas de utilização do espaço aéreo (aquela taxinha que a aeronave paga qdo entra em contato com os órgãos de Controle de Tráfego). É bem baratinha, mas o registro é verossímil. Basta cruzar com os diários de bordo...

nem isso é garantia.

Com o mercado aquecido a tendência que tenho notado pelas conversas por aí é que está cada vez mais comum canetar hora. Conheço diversas pessoas que ainda nem concluíram o PC e já estão falando que vão canetar todas as horas após checar pra entrar na TAM, GOL etc pq ou trabalham lá ou tem contatos. Êta povinho esse do brazil ein

Com o mercado aquecido a tendência que tenho notado pelas conversas por aí é que está cada vez mais comum canetar hora. Conheço diversas pessoas que ainda nem concluíram o PC e já estão falando que vão canetar todas as horas após checar pra entrar na TAM, GOL etc pq ou trabalham lá ou tem contatos. Êta povinho esse do brazil ein

a coisa já está errada quando o piloto aluno chega sabendo mais dos sistemas de um 737NG do que como fazer circuito de trafego, então querer queimar etapa vem de antes.

a coisa já está errada quando o piloto aluno chega sabendo mais dos sistemas de um 737NG do que como fazer circuito de trafego, então querer queimar etapa vem de antes.

Lotariamos a frota de caminhões brasileiros com este tipo de "pilotos".

Posted · Hidden by Speedbird, September 10, 2011 - Prática de Ato Ilícito
Hidden by Speedbird, September 10, 2011 - Prática de Ato Ilícito

Dicas para quem quer burlar o sistema (vários pilotos já estão fazendo e estão conseguindo) porque não aguentam mais a demora da ANAC ou porque simplesmente não se importam em ser mais um safado nesse país corrupto:

1. Dê entrada várias vezes no processo via sistema online.

O sistema que custou aos cofres públicos milhões de reais não detecta se vc está dando entrada na mesma coisa várias vezes mesmo já tendo um processo em suposto andamento.

Pode anexar o mesmo comprovante de pagamento da taxa, pois geralmente só vão dar baixa na taxa paga quando o processo for encerrado com sucesso.

2. Caso você receba uma não-conformidade (faltou comprovar X horas de IFR por exemplo) de algum analista, pode ter certeza que algum outro analista que vai analisar o mesmo processo (já que você deu entrada várias vezes) não vai ver não-conformidade alguma, e sua licença ou habilitação vai ser emitida!

Padronização é algo inexistente na ANAC. Mesmo centralizando tudo no RJ, a ANAC não capacita seus servidores, na verdade a ANAC nem entende suas próprias regras, cada um faz o que quer.

3. Isso sem contar nos processos que são "analisados" por amostragem, nesse caso é pura sorte. Se você colocar sua carteira de vacinação ao invés da sua carteira individual de voo scaneada no sistema online é capaz do seu processo ser deferido com sucesso caso a "análise" seja por amostragem.

4. Peça várias revalidações (IFR, hab. tipo, ou o famoso PC+MLTE+IFR) de uma só vez e só pague uma taxa ao invés de duas ou três. Tá errado mas aceita-se. Você economiza dinheiro que iria para a conta do governo federal (e que nada tem a ver com o orçamento da ANAC, pois são contas distintas)

5. Não vou nem entrar no mérito das horas canetadas. NINGUÉM CONFERE NADA. Cruzamento da CIV do piloto com diário de bordo da aeronave para saber se não tem hora canetada E se a manutenção está em dia, é uma utopia que levará anos ou décadas para ser implementado. Até porque dentro da própria ANAC há dezenas de pilotos com horas canetadas (e que não falam inglês mas vão ao exterior), inclusive em cargos "de confiança".

Só pra deixar claro, esse post é sarcástico, e não estou incentivando ninguém a fazer isso.

Se você acha isso correto, vai fundo, ninguém vai te pegar. (sério mesmo.)

Se você achou esse post abominável, saiba que logo alguém que usou dessas "dicas" (muito antes de eu digitar isso) pode estar sentando ao seu lado direito no cockpit, ou comandando a aeronave que transporta a sua família.

Mas desde que a ANAC não apareça na mídia com enfoque negativo, está tudo ótimo.

Em breve vai pintar as novidades da ANAC.

CIV eletrônica e diário de bordo eletrônico.

Adeus às canetadas!!!!Tudo online,integrado para pegar os fraudadores de horas.

Adeus às canetadas!!!!Tudo online,integrado para pegar os fraudadores de horas.

Boa noticia! Também sou da opinião de cassar a carteira de quem caneta horas. Queria ver se neguinho ia ter coragem de canetar se fosse assim.

Abraços!

"RIGHT, em 09 de outubro de 2011 - 17:42 , disse:

Adeus às canetadas!!!!Tudo online,integrado para pegar os fraudadores de horas."

Estamos em época de Natal, e tem muito adulto que ainda acredita em Papai Noel.... Kkkkk

Tem hora que e dificil viver no pais do puxadinho, do jeitinho, nao consegue se arrumar nada por aqui de forma mais definitiva e concreta, as agencias reguladoras sao um poco de problemas , mas faz assim , da um jeitinho aqui e ali e vamos levando...o coisa triste de ver!!!!

É amigo e piloto KAL,

Precisavam gastar um dinheirão com CIV digital? Tem CIV digital nos EUA? Eu sei que nos EUA tem vergonha na cara, por isso as coisas funcionam melhor por lá. Aqui em Lisarb os "gênios" criam sistemas e sistemas, nenhum deles desenvolvidos por empresas do porte de uma IBM da vida... Por quê? Para quê? Eu sei para quê mas não posso escrever.

Abs.

É amigo e piloto KAL,

Precisavam gastar um dinheirão com CIV digital? Tem CIV digital nos EUA? Eu sei que nos EUA tem vergonha na cara, por isso as coisas funcionam melhor por lá. Aqui em Lisarb os "gênios" criam sistemas e sistemas, nenhum deles desenvolvidos por empresas do porte de uma IBM da vida... Por quê? Para quê? Eu sei para quê mas não posso escrever.

Abs.

Pq tem que ajudar os amigos do governo ora bolas!! Nessas horas competência quer dizer nada!!

abs

• Create New...

Important Information