Jump to content

Cinzas do vulcão chileno voltam a provocar o cancelamento de voos na Argentina e Uruguai


Jet 737

Recommended Posts

Cinzas do vulcão chileno voltam a provocar o cancelamento de voos na Argentina e Uruguai

Fonte: UOL Noticias

 

As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a atrapalhar o espaço aéreo argentino, obrigando as companhias aéreas LAN Argentina, Aerolíneas Argentinas e Austral a cancelarem dezenas de voos programados para decolar do aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, nesta terça-feira (26). No Uruguai, pelo menos 15 voos também foram cancelados devido às cinzas.

 

Segundo a Aeroportos Argentina 2000, órgão da aviação civil argentina, os voos no país não devem ser retomados até a manhã desta quarta-feira (27).

 

A Aerolíneas, que suspendeu seus voos programados até as 18h, informou que os passageiros podem obter mais informações no site (www.aerolineas.com), na página de Reprogramação de Voos, ou pelo call center (0810-222-86527).

 

Já a LAN, que não opera desde as 12h, disse que vai reavaliar o cenário no início da noite para decidir se retoma ou não os voos, segundo informações do jornal "Clarín".

 

Os passageiros com viagem marcada pela companhia na Argentina podem consultar a situação dos voos no site www.lan.com ou pelo telefone 0810-9999-526. Os voos cancelados pela LAN tinham como destino Ushiaia, Mendonza, San Juan, Salta, Córdoba, Iguazú e Bahia Branca. Ainda segundo o "Clarín", um voo da LAN com origem em São Paulo também foi cancelado.

 

"A situação permanecerá por todo o dia, a nao ser que os ventos dispersem a nuvem", informou a página Aeroportos Argentina 2000

 

No Uruguai, ao menos 15 voos foram cancelados, segundo informações do site do aeroporto de Carrasco, que serve a Montevidéu, sendo seis eram decolagens com destino a Buenos Aires, Santiago e Brasília, e nove pousos, todos desde Buenos Aires, com exceção de um com origem em Belo Horizonte.

 

O sistema meteorológico do Aeroporto de Carrasco, onde a média diária é de 100 voos, confirmou à AFP a presença de cinzas vulcânicas no sul, oeste e parte do leste do Uruguai.

 

As cinzas expelidas pelo complexo vulcânico Cordón Caulle, no Chile, vêm atrapalhando as operações aéreas na Argentina, Uruguai, Chile e Brasil desde o início de junho.

Link to comment
Share on other sites

Estou em SCL e tenho bilhete pra embarcar amanhã no JJ 8027, espero que nada venha a afetar o tráfego, pois gostaria de chegar logo a RBR (bilhete marcado para o JJ 3584), já que por lá está acontecendo um dos maiores eventos agropecuários do estado, que por sinal aquece a demanda nos voos que chegam a capital acreana, neste mês mesmo a GOL iniciou uma nova frequência entre RBR, PVH e MAO.

Link to comment
Share on other sites

Caro colega Lebrão,

 

Você está procurando informações de monitoramento e/ou webcam sobre o complexto Puyehue-Cordón Caulle?

 

Talvez você encontre algo dentro dos sites do Serviço Geológico do Chile - SERNAGEOMIN (http://www.sernageomin.cl ) ou do órgão ONEMI do Ministério do Interior (http://www.onemi.cl).

 

Sobre se vai ter voo ou não, lamentavelmente é loteria...

 

Saudações, ab2010.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

eu pensei milhões de vezes em criar outro tópico, mas melhor matar o vácuo e reupar um...

 

ele voltou! :ahhh: :ahhh:

 

 

16/10/2011 - 19h05

 

Cinzas de vulcão no Chile afetam tráfego aéreo e terrestre na América do Sul

PUBLICIDADE

 

 

 

 

DE SÃO PAULO

 

A atividade do vulcão chileno Puyehue voltou a atrapalhar neste domingo (16) o transporte aéreo e terrestre na América Latina. No Brasil, as partidas e chegadas de aviões também foram prejudicadas.

 

Segundo o jornal argentino "La Nación", o vento forte provocou uma tempestade de cinzas vulcânicas, que minimizou a visibilidade nas estradas dos Andes da Patagônia, que foram fechadas na tarde de ontem para evitar acidentes. Outras estradas no país, e na divisa com o Uruguai, seguem fechadas.

 

 

Leia notícias sobre o Puyehue

 

 

O Escritório Nacional de Emergências do Ministério do Interior do Chile (Onemi) suspendeu o tráfego para todos os tipos de veículos na estrada que chega ao Puyehue. De acordo com a agência do governo, "as razões para o fechamento são devido a um deslocamento da pluma vulcânica que afeta a área, fazendo com que o tráfego não seguro."

Em junho deste ano, o Puyehue entrou em erupção e prejudicou diversos os serviços aéreos do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, além de Austrália e Nova Zelândia, que têm rotas com escala nos outros países. Na época, cerca de 300 brasileiros ficam impedidos de sair da Argentina.

Na época, cerca de 300 brasileiros foram impedidos de sair da Argentina.

 

Fonte: http://www1.folha.uo...ca-do-sul.shtml

Link to comment
Share on other sites

 

 

16/10/2011 17h01 - Atualizado em 16/10/2011 20h11

 

 

 

Cinzas de vulcão chileno voltam a cancelar voos, inclusive no Brasil

 

TAM e Gol cancelaram voos para Buenos Aires e Montevidéu.

Aeroporto de Bariloche voltou a ser fechado menos de um mês após reabrir.

 

 

 

 

A atividade do vulcão chileno Puyehue voltou a causar cancelamentos de voos neste domingo (16) no sul do continente sul-americano, inclusive no Brasil.

 

A TAM informou por meio de nota à imprensa que os voos de e para os aeroportos de Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), na Argentina, e de Montevidéu, no Uruguai, foram cancelados devido às cinzas vulcânicas. Segundo o texto, "a medida é necessária para garantir a segurança de clientes e tripulantes".

 

A companhia instrui os passageiros a entrarem em contato com sua central de atendimento para verificar a condição de seus voos ou para remarcá-los, através dos seguintes números: Brasil — 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades); Argentina — 0 810 333 3333; Chile — 56 2 6767 900; Paraguai — 595 21 659 5000; Uruguai — 000 4019 0223.

 

Em nota, a Gol informou que, devido ao novo avanço da nuvem de cinzas do vulcão, seus voos programados com origem e destino em Buenos Aires (aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery) e Montevidéu precisaram ser cancelados. "A companhia já começou a contatar os clientes que tiveram a programação alterada, via telefone, SMS e e-mail. Os passageiros podem ajudar a agilizar esse processo, telefonando para a Central de Relacionamento nos números 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 598-2403-8002 (Uruguai). A empresa providenciará reacomodações sem cobrança das taxas previstas e, se os clientes preferirem cancelar a viagem, receberão o reembolso no valor integral dos bilhetes", diz a nota.

 

Ainda não há informações sobre voos de outras companhias aéreas brasileiras.

 

Em Buenos Aires, segundo o site do jornal local "La Lación", 57 voos saindo da cidade foram atrasados ou cancelados devido às cinzas vulcânicas, alguns deles com destino ao Brasil.

 

Entre os destinos brasileiros afetados, o jornal argentino aponta voos para o Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

 

Bariloche

A Administração Nacional da Aviação Civil argentina informou que ventos de 80 km/h levantaram as cinzas acumuladas na pista do aeroporto de Bariloche, principal destino turístico do país no inverno, o que causou seu fechamento menos de um mês após ele ser reaberto.

 

O aeroporto de Bariloche já havia permanecido fechado entre 4 de junho e 17 de setembro após o início da erupção do Puyehue, que segue em atividade.

 

Uruguai

Cerca de 15 voos internacionais também foram cancelados em Montevidéu neste domingo, segundo informações do principal aeroporto do país.

 

"As companhias Pluna, BQB, Lan (Chile) e TAM cancelaram partidas e chegadas de seus voos. Em total foram uns 15 voos cancelados", disse à AFP um funcionário do Aeroporto Internacional de Carrasco.

 

 

 

620x730_vucaoinfo.jpg

 

Fonte: http://g1.globo.com/...-no-brasil.html

 

Link to comment
Share on other sites

Será que dessa vez chega em POA de novo?

 

Lembro que na outra vez eu estava em São Paulo, e tinha voo na sexta (pré dia dos namorados) de volta para POA, e já estava pensando que iria passar o dia dos namorados longe de casa. Mas felizmente meu voo foi um dos primeiros a pousar em POA.

Link to comment
Share on other sites

É o Eyjafjallajökull da América do Sul Meridional! Complicado...

É pior ainda, pois o vulcão chileno não parou de fumegar faz mais de quatro meses!

Link to comment
Share on other sites

Nem me falem de vulcões...

 

Em Maio de 2010, depois de alguns meses de preparação para uma viagem a Portugal, escapei por pouco de ver minhas férias estragadas por causa do vulcão islandês Eyjafjallajökull; por sorte o espaço aéreo de Portugal não foi muito afetado pelo vulcão; sorte, pura sorte... Em Junho deste ano, escapei por algumas horas (literalmente) de ter o meu voo POA-LIS cancelado por causa do vulcão chileno Puyehue. Poucas horas antes do horário da partida, as cinzas já estavam sobre o RS e de novo, por sorte, pura sorte, as cinzas só chegaram a POA algumas horas depois...

 

Por isso é que quando me falam em vulcões eu já cruzo os dedos...

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade