Jump to content

B737 da Caribbean sai da pista em Georgetown

Tintin

Recommended Posts

GEORGETOWN, Guyana, Saturday July 30, 2011 -

All 154 passengers and eight crew members on board Caribbean Airlines flight BW523 survived after the plane crash landed at the Cheddi Jagan International Airport in Guyana in the early hours of this morning, breaking in two by the time it came to a halt.

Several people had to be rescued from the Boeing 737-800 aircraft but, according to reports coming out of Guyana, their injuries are not life threatening. The pilot reportedly suffered a broken leg while others suffered cuts about their body.

The crash occurred around 1:32 am, about three and a half hours after the flight had been scheduled to arrive in Guyana before going to Port of Spain.

Initial reports indicate that heavy rainfall had affected visibility and the pilot touched down on the middle of the runway, and could not stop by the time he reached the end.

The plane only came to a half shortly after crashing through the airport's perimeter fence.

Government officials, including President Bharrat Jagdeo, Transport Minister Robeson Benn and Minister of Health Dr. Leslie Ramsammy rushed to the scene after the crash.

Civil aviation authorities, police and soldiers are investigating the incident.

In a statement issued about two and a half hours after the crash, Caribbean Airlines said it had immediately activated its emergency response programme and is in direct contact with the relevant authorities.

"The airline’s primary concern at this time is for those on board the aircraft and their families," it said. "Details of the incident will be released as soon as all information has been confirmed."

A press briefing is to be held this morning at the VIP lounge at Piarco International Airport in Trinidad.

link para noticia com foto:

http://www.caribbean360.com/index.php/news/guyana_news/481362.html#axzz1TahfQkJq

DSC_0244.jpg

DSC_0252.jpg

Ainda bem que não houve fatalidades, a aeronave realizava a etapa final do JFK-POS-GEO.

Aeronave foi o 9Y-PBM, recebido pela empresa em 12/08/2009. Safra 2007 (29635/2326), com passagens pela Sun Country como N810SY. Em seus melhores dias:

1868442.jpg

pensando em quanta energia que se esfoga pra poder quebrar um bixao desses... e até que se esfoga na estrutura da aeronave va tudo bem , imaginamos se nao encontrasse um punto de ruptura... :unsure:

Pela extenção do estrago e pelos ferimentos dos ocupantes, da para especular que foi um runway excursion a uma velocidade relativamente baixa (diria que abaixo de 100kt) e com a tripulação tentando a todo custo parar o avião, vide o reverso ainda em posição deployed.

Está com caracteristicas bem semelhantes aquele acidente ocorrido em 2009, com o B737-800 da American Airlines (N977AN), lá em Kingston.

METARes de horários próximos ao acidente (04:30Z aprox):

SYCJ 300600Z 00000KT 9000 BKN015 24/24 Q1008 NOSIG

SYCJ 300500Z 00000KT 9000 -SHRA FEW014CB BKN015 25/24 Q1009 CB-NE-ENE NOSIG

SYCJ 300423Z 00000KT 9999 TS FEW015CB SCT016 CB-NE-ENE NOSIG

O aeroporto tem aproximações RNAV e VOR para ambas as cabeceiras.

um outro acidente que me faz recordar é o seguinte:

1 "Racing the Storm" American Airlines Flight 1420 3 September 2003[1]

On 1 June 1999, American Airlines Flight 1420 tried to land at the Little Rock National Airport during a storm but overran the runway killing eleven people. The crash was caused by the crew not arming the spoilers during their pre-landing checks.

Type of aircraft: McDonnell Douglas MD-82.

Cause of disaster: Pilot error, Foul weather

http://www.youtube.com/watch?v=ntotMtcwT08

Verdade WSS, será que não funcionaram ou recolheram ? :unsure:

Se fizeram o Evacuation Check, lá manda extender o flap. E eu tenho duvidas se com o avião partido ainda seria possivel comandar algo naquele avião.

Verdade WSS, será que não funcionaram ou recolheram ? :unsure:

Se ele tivesse se aproximado sem os flaps, com certeza teria declarado emergência ou não teria nem chegado a cabeceira. Acho difícil terem recolhido os flaps após o ocorrido, primeiro que seria a última coisa que pensariam em fazer antes de abandonar a aeronave, outra que pelos danos me parece impossível.A única possibilidade que passa na minha cabeça é que perdeu os freios enquanto taxiava da pista para o pátio, ou realmente aconteceu algo bizarro aí.

É... Sem querer dar uma de advogado do diabo, mas tá estranho ! O evacuation checklist manda: Recolher os spoilers e extender os flaps para 40 (não sei qual o padrão que essa empresa adota, mas levando em consideração o fato de termos uma pista molhada, ao meu ver iá seria interessante já ter aproximado com F40). Resumindo, se conseguiram recolher os spoilers, por que os flaps não ficaram em uma posição compatível com um pouso normal ?

Independente da empresa, o FTCM da Boeing recomenda F40 para evacuação, para facilitar a saida dos pax pelas over-wing emergency exits.

Chega a ser absurdo pensar nisso, mas será que na cabine alguem não teve a "genial" idéia de recolher o flap? (Aquela velha "técnica"(???), em alguns monomotores, de recolher o flap após o pouso)

Vc entendeu errado Wss... Estou falando de uma normal landing config (F30 ou 40). O evacuation é read and do e não dá margens para interpretação. Ele deixa bem claro que o flap deve ser baixado para 40 e ainda recomenda, se o tempo permitir, aguardar esta posição antes de cortar os motores.

Recolher o flap depois pouso, concordo com você, é realmente é bizarro... Mas acho que não foi o caso.

é realmente MUITO estranho, não imagino que tenha sido uma falta de freios em um taxi, se o avião estivesse devagar, ele teria afundado o trem de pouso na terra e duvido que tivesse quebrado a fuselagem desse jeito, mas pelo que eu vejo nas fotos não tem nenhuma marca na terra atrás dele, parece é que ele veio meio embalado e pulou aquele barranco, atingindo o chão com força e ficando por alí mesmo, justificaria mais fácilmente o estado da fuselagem essa teoria, não?

agora, por que ele teria recolhido os flaps? se ele não recolheu, deve ter declarado emergência mesmo como disseram, pois sabia que estava sem flaps, já que se não soubesse teria estolado e "pousado" antes da pista, nesse caso o estrago seria maior que o que dá pra ver nas fotos eu acho

Como estou sem fazer nada, dei uma olhada no QRH e cheguei ao seguinte valor: 2330mts. Este é o comprimento mínimo para o pouso all flaps up (good reported braking action) nas condições do momento do acidente. Resumindo, se havia problema com os flaps/slats que obrigavam um pouso nessas condições, nessa pista (2270mts), teoricamente, não caberia. Lembro, ainda, que esse cálculo não considera a pista fatorada.

Obs: chutei que eles pousaram perto do MLW (65t)

Fiz apenas por curiosidade msmo... De forma alguma quero criar polêmica ou fazer juízo acerca das atitudes dos colegas envolvidos nessa desagradável situação.

Obs: se esse avião for um SFP, o valor é um pouco menor: 2260mts (mesmas condições)

BW003.jpg

Um envelope de Dip Lik para quem notar algo curioso nessas imagens...

Voces estao comentando que o aviao esta limpo (e pelas fotos realmente está) mas o que me chamou nessa foto é essa parte no chao... SNME é o compartimento "do teto" onde e acomoda o bote (amerissagem / amaragem).. Agora, o que ele faz ali tambem é curioso... Sera que ele se desprendeu do teto e alguem o levou pra fora da aeronave? Deve ser pesado... Enfim...

Será que o afrodescendente de camisa vermelha, na ultima foto, vai postar as fotos que ele ta tirando do cockpit no album dele no Facebook??? Hahahahaha

Gente, to viajando.. Mas será que ele tinha a indicação de full flap MAS os flaps não estenderam ? Não quero dar uma de CENIPA mas uma vez que tenha sido isso o acontecido, poderiamos afirmar que seria a causa do acidente não ? :unsure:

Master!!! Cade voce!!!!!!!!

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade