Jump to content

Obra da pista do aeroporto de Recife começa este mês

jambock

Recommended Posts

Meus prezados:

Em sequencia a http://forum.contatoradar.com.br/index.php?/topic/64792-aeroporto-internacional-de-recife-e-a-copa-2014/page__p__599481__hl__guararapes__fromsearch__1#entry599481

Obra da pista começa este mês

Requalificação está estimada em R$ 21 mi e integra uma série de iniciativas para melhorar a infraestrutura do terminal

A reforma das pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional do Recife – Guararapes/Gilberto Freyre começará este mês. A obra, orçada em R$ 21 milhões, está contratada. A emissão da ordem de serviço ocorrerá nos próximos dias, segundo o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o Nordeste, Fernando Nicácio. O investimento, da ordem de R$ 21 milhões, é dinheiro próprio da Infraero – não entra no PAC da Copa. A última obra dentro do programa foram as quatro pontes de embarque e desembarque (os famosos fingers), inauguradas no dia 1º de julho, ao custo de R$ 10 milhões.

Nicácio assegurou que o recapeamento das pistas de táxis e intervenções no entorno delas não passará do prazo de entrega, estipulado para o início de 2013. A empresa que executará a obra é a Novatec. “Só falta a empresa apresentar a garantia para que seja assinada a ordem de serviço. Não há impasse. Está dentro do cronograma”.

A obra dos fingers amargou uma espera de sete anos. Os 11 fingers foram comprados em 2004. Mas quatro deles ficaram estocados, esperando os conectores, onde são acoplados ao prédio do aeroporto. As obras dos conectores começaram em novembro de 2008 e foram parar na Justiça por uma briga entre empresas envolvidas (WA Construtora e o consórcio MPE Montagens/Hexagonal Construções), incluindo problemas licitatórios e medidas erradas dos vidros, o calendário atrasou bastante.

Também visando melhorias do terminal para a Copa, está em execução a readequação do sistema de cancela do edifício garagem. Haverá a mudança das catracas de entrada e saída para melhorar a automação, o que custará cerca de R$ 727 mil.

A Infraero definirá ainda um projeto para ampliação do pátio de manobras, onde as aeronaves estacionam. “Vamos ampliar de 21 podendo chegar a 26 aeronaves estacionadas”, prevê Nicácio. A obra, cujo orçamento é de R$ 7,3 milhões, deve ser executada até 2014.

Já a obra da nova torre de controle do Aeroporto Internacional do Recife só deve ser licitada em dezembro deste ano, informou Nicácio.

A torre de controle é a única obra listada para o aeroporto no chamado de PAC da Copa. “O projeto e o orçamento estão prontos. Vai custar R$ 19,5 milhões aproximadamente. E ficará pronta em dezembro de 2013. O prazo está dentro do cronograma inicial”, diz o superintendente.

A demora para a entrega da obra, porém, aparece na comparação do cronograma da Controladoria Geral da União (CGU) com o da Infraero, que nega o atraso. A CGU criou um banco de dados específico, com valores e prazos, para dar transparência às obras da Copa 2014. Essas informações oficiais apontam que a construção da torre deveria ter começado no mês de junho de 2011, com entrega em abril de 2012.

fonte: Jornal do Commercio, via CECOMSAER 4 ago 2011

cara pq toda obra custeada pelo governo sempre é na casa dos Milhões ????

pra reformar um banheiro o prazo é de 1 ano e a obra orçada em R$1 milhão .

ta doido

grande abraço!

Pelo que eu entendi, a obra é na taxiway e não na pista propriamente dita. Esta na hora, as taxiways estão realmente muito desgastadas, com buracos, asfalto desagregando.... Vamos ver o impacto que tera na operação....

Pelo que eu entendi, a obra é na taxiway e não na pista propriamente dita. Esta na hora, as taxiways estão realmente muito desgastadas, com buracos, asfalto desagregando.... Vamos ver o impacto que tera na operação....

Verdade! Todo ano abre um buraco na taxiway Lima, no mesmo lugar, por causa das chuvas. :thumbsup:

quem já estacionou no edifício garagem do aeroporto sabe a dificuldade que é. Vc precisa fazer retornos de 180 graus nas subidas. Já vi muitas vezes caminhonetes engancharem nessas curvas. Engenharia fail....

Porém internamente o TPS "novo" acho bastante amplo e funcional pra demanda atual. Pra Copa, não sei, mas como há rumores de apenas dois jogos em Recife São Lourenço da Mata ...

(Off topic: Gosto não se discute, mas alguém pode mandar aqueles cantores do terraço ir cantar lá no terminal antigo?)

Saudações!

cara pq toda obra custeada pelo governo sempre é na casa dos Milhões ????

pra reformar um banheiro o prazo é de 1 ano e a obra orçada em R$1 milhão .

ta doido

grande abraço!

Licitação rola muita barganha, eu vivo nesse meio e sem como são as cotações de preço.

Bem, pelas pistas de taxi concordo totalmente! Dia desses a Lima tava fechada de novo obrigando todo mundo a percorrer toda a pista para livrar na Charlie.

Nesse dia aconteceu algo interessante, estava no terraço e vi que a torre autorizou o Push de dois Tam (1 20 e 1 21 ao mesmo tempo. O 21 tava na 10 e o 20 na 9 (ou 8A, sei la) os dois foram tratorados juntos ao mesmo tempo que um Azul pousava, super legal ver os dois se movimentando iguaizinhos e, nesse caso, como era um 21 o pessoal do solo aproveitou que a Lima tava fechada e "invadiu" um pouco dela durante o push do 21. :thumbsup:

Bem, pelas pistas de taxi concordo totalmente! Dia desses a Lima tava fechada de novo obrigando todo mundo a percorrer toda a pista para livrar na Charlie.

Nesse dia aconteceu algo interessante, estava no terraço e vi que a torre autorizou o Push de dois Tam (1 20 e 1 21 ao mesmo tempo. O 21 tava na 10 e o 20 na 9 (ou 8A, sei la) os dois foram tratorados juntos ao mesmo tempo que um Azul pousava, super legal ver os dois se movimentando iguaizinhos e, nesse caso, como era um 21 o pessoal do solo aproveitou que a Lima tava fechada e "invadiu" um pouco dela durante o push do 21. :thumbsup:

E o Azul? :cutuca:

E o Azul? :cutuca:

Se a Lima tivesse sendo usada, não daria para fazer o Push do 21 pois o azul teria que livrar =D

(Off topic: Gosto não se discute, mas alguém pode mandar aqueles cantores do terraço ir cantar lá no terminal antigo?)

Realmente, acho que REC é o unico aeroporto que ja vi, com esses carinhas tocando teclado. kkkk :lol: :lol:

Realmente, acho que REC é o unico aeroporto que ja vi, com esses carinhas tocando teclado. kkkk :lol: :lol:

Abaixo os cantores churrascaria. Se eles cantassem ainda ia, mas é playback o dia todo.

Abaixo os cantores churrascaria. Se eles cantassem ainda ia, mas é playback o dia todo.

Antes lá do que tirando dinheiro do povo na rua! :thumbsup:

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade