Carlos Augusto Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 Fonte: O GLOBO ed.online Publicada em 05/08/2011 às 23h38m Reportagem: Ronaldo Braga Filas enormes RIO - Passageiros que chegaram ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) na manhã de sexta-feira perderam até a metade do tempo de seus voos internacionais na alfândega do terminal. A insuficiência de funcionários da Receita Federal irritou cerca de 1.400 pessoas, que haviam enfrentado dez horas de viagem, com procedência dos Estados Unidos. A revolta não partiu apenas dos passageiros. Pelo menos mil parentes e amigos que aguardavam no saguão do aeroporto protestaram. Aos gritos de "vergonha", os manifestantes fizeram barulho batendo nos carrinhos de bagagens, nas paredes e em outros objetos. Idoso que foi buscar neta aguardava há seis horas Um grupo que voltava da Disney, com cerca de 150 crianças, teve que esperar por quase cinco horas na grande fila que se formou na área da alfândega. Algumas choravam por causa da demora e do desconforto, já que as cadeiras não eram suficientes para o grande número de passageiros. - É um absurdo. Os dois funcionários da Receita pareciam que estavam fazendo operação padrão. A cada cinco passageiros, quatro deles tinham que mostrar toda a bagagem - disse a arquiteta Mariléa Miranda, de 38 anos, que voltava da Califórnia. Os passageiros e seus familiares reclamaram principalmente da falta de informações da Infraero. - Não há nenhuma organização de atendimento. Na fila, ninguém foi informado sobre nada a respeito do que está acontecendo - protestou o advogado Pedro Alves de Souza, de 43 anos, que chegou às 8h50m e às 13h15m ainda estava no aeroporto. - O aeroporto devia estar preparado para receber vários voos ao mesmo tempo, como ocorre em toda grande cidade do mundo. A Receita Federal está trabalhando como se estivesse em uma operação padrão, olhando bolsa por bolsa. Um idoso contou que chegou ao aeroporto às 8h para receber a neta, que voltava do Havaí. Às14h30m ele continuava aguardando o desembarque: - O avião chegou no horário, às 9h20m. Não interessa o número de voos. O aeroporto tem que estar preparado. A assessoria de imprensa da Receita Federal informou que a confusão aconteceu por causa da chegada de sete voos ao mesmo tempo. Segundo a assessoria, não houve operação padrão e pelo menos cinco funcionários trabalhavam no setor. A Receita também argumentou que dezenas de passageiros trazem em média de cinco a quatro grandes malas de bagagens, o que dificulta o trabalho. Por meio da sua assessoria, a Infraero esclareceu que os problemas se concentraram na alfândega. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Air Force One Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 Isso já não é novidade há muito tempo! O pessoal resolveu ficar bem interessado no que as pessoas trazem né?! Dolar baixo né?! Quem sabe alguém deixa algo alí né?! Vamos sim fazer a Copa Vergonha! Outro dia cheguei no Rio e existiam 4 elevadores, porém só dois funcionavam! Link to comment Share on other sites More sharing options...
ab2010 Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 Com a expansão atual e futura prevista para GIG (adição de vários voos internacionais e nacionais), seria importante que o aeroporto comecasse a planejar e executar desde já sua expansão ("para ontem", de preferência), para depois não amargar alguns dos problemas de GRU e outros aeroportos já bastante (e muito mais) saturados... Link to comment Share on other sites More sharing options...
LipeGIG Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 Eu fico perplexo ao ver os autores das barbaridades: - Infraero - Manutenção deplorável, ineficiente, lenta e sem qualquer preocupação operacional - Receita Federal - Perdem a noção do bom senso com uma facilidade tão grande quanto nos dias que não quererm fazer nada - Policia Federal - nào preciso comentar. E queremos aeroportos funcionando com tais tipos de recursos humanos ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cmte Garcia Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 - O avião chegou no horário, às 9h20m. Não interessa o número de voos. O aeroporto tem que estar preparado. Essa é a mais pura verdade. Sexta tenho esperado cerca de 40 minutos por um taxi. A culpa é sempre porque chegaram vários voos ao mesmo tempo. No checkin a desculpa é a mesma, na fila do raio-x, etc... Mas se chegam vários voos porque não estamos preparados? Na hora de pagar meus impostos vou dizer a mesma coisa: mas são tantos impostos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
mr_loner Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 Bem, mas isso foi um caso isolado né? Ou normalmente se gasta 6h para passar na alfandega do GIG? Link to comment Share on other sites More sharing options...
LipeGIG Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 Tres semanas atrás levei 15 minutos da porta do avião ao taxi. Link to comment Share on other sites More sharing options...
mr_loner Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 Pois é, eu sempre ouvi elogios a respeito disso no rio, inclusive que pessoa preferiam fazer cnx no GIG no lugar de GRU exatamente por ser mais rápido. Deve ter sido um dia de cão desses agentes que quiseram avacalhar o negócio... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dinämica da Operação Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 Só falta exigirem que as empresas aéreas espacem seus voos para melhor comodidade dos taxis e fiscais da receita. Essa é a mais pura verdade. Sexta tenho esperado cerca de 40 minutos por um taxi. A culpa é sempre porque chegaram vários voos ao mesmo tempo. No checkin a desculpa é a mesma, na fila do raio-x, etc... Mas se chegam vários voos porque não estamos preparados? Na hora de pagar meus impostos vou dizer a mesma coisa: mas são tantos impostos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
ab2010 Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 Certos funcionários públicos acham que o cidadão é um lixo (não há o menor respeito!) ou massa de manobra de suas "reivindicações" salariais ou outras quaisquer. Aventou-se tratar-se de uma "operação padrão"? Ora, quer dizer que esse povo "trabalha" quando está em greve ou quer "reivindicar" algo? Se foi o caso ou não, pouco importa. Que mudem esquema de atendimento (para melhor) e preparem-se para isso. Muitos voos ao mesmo tempo? Ora, isso é ridículo! Mas é bom que o pessoal no Rio comece a reivindicar (isso sim) mais infraestrutura e melhores serviços. Ainda mais que estão previstos mais voos para o aeroporto (internacionais e nacionais). Por essas e outras, a solução seria regulamentar o direito de greve de funcionários públicos e punir os abusos de forma exemplar. Do jeito que está, é uma vergonha mesmo! Link to comment Share on other sites More sharing options...
gustkiller Posted August 6, 2011 Share Posted August 6, 2011 Na verdade é o governo querendo arrecadar mais com impostos. Já não basta aumento do IOF para 6% querem os 50% de imposto / 100% de multa. Já em Singapura, o imposto de importação é de "abusurdos" 7%. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ab2010 Posted August 7, 2011 Share Posted August 7, 2011 Na verdade é o governo querendo arrecadar mais com impostos. Já não basta aumento do IOF para 6% querem os 50% de imposto / 100% de multa. Já em Singapura, o imposto de importação é de "abusurdos" 7%. Por isso que o brasileiro paga tudo mais caro: é para financiar uma estrutura inchada, cara e ineficiente. E que não respeita o cidadão, parece achar que está fazendo "um favor" a ele! Link to comment Share on other sites More sharing options...
SkyLiner Posted August 7, 2011 Share Posted August 7, 2011 A Receita também argumentou que dezenas de passageiros trazem em média de cinco a quatro grandes malas de bagagens, o que dificulta o trabalho. Ou seja, o pensamento está perfeitamente alinhado com o de dona Dilma. O problema não é a estrutura. O povo é que viaja demais. Link to comment Share on other sites More sharing options...
gustkiller Posted August 7, 2011 Share Posted August 7, 2011 Ou seja, o pensamento está perfeitamente alinhado com o de dona Dilma. O problema não é a estrutura. O povo é que viaja demais. O pensamento do Prefeito daqui de Salvador é o mesmo em relação aos engarrafamentos. Ele diz que engarrafa pois os Soteropolitanos estão comprando carros demais.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
zedoscarro Posted August 7, 2011 Share Posted August 7, 2011 A Receita também argumentou que dezenas de passageiros trazem em média de cinco a quatro grandes malas de bagagens, o que dificulta o trabalho. Nao ha um numero maximo de bagagens permitido por pessoa? Ou isso sao individuos que nao se preocupam em pagar excesso de bagagem? Link to comment Share on other sites More sharing options...
kick Posted August 7, 2011 Share Posted August 7, 2011 O limite é de duas malas de 32kg cada, se eu não me engano. Porém fidelidade vermelho, por exemplo, pode trazer quatro malas. E se você viaja para os EUA, mesmo pagando pelas malas adicionais compensa comprar roupas e outras coisas lá. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cidade Posted August 7, 2011 Share Posted August 7, 2011 Certos funcionários públicos acham que o cidadão é um lixo (não há o menor respeito!)... Certos??? Eu diria que a maior parte. Esquecem-se completamente de que são servidores públicos, trazendo em seu modelo mental a concepção de que o público tem o dever de servi-los! Raramente encontramos alguma exceção a essa regra. Link to comment Share on other sites More sharing options...
LipeGIG Posted August 7, 2011 Share Posted August 7, 2011 Notei que a cota foi aumentada para US$ 1,500 no formulário de alfândega... alguem sabe algo ? Não é só a Tam que dá cota extra... A American permite aos clientes da Business ou Executive Platinum a levar uma mala extra. A Delta se lembro bem também permite uma mala extra. Link to comment Share on other sites More sharing options...
777WWW Posted August 7, 2011 Share Posted August 7, 2011 A questão não é sobre o número ou quantidade de bagagem permitida por cada companhia ou classe de serviço. Trata-se sim, das quotas totais individuais ou limites e quantidades estabelecidos para cada artigo ou produto, de acordo com as leis alfandegárias de cada país. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nishan Posted August 8, 2011 Share Posted August 8, 2011 USD 1500 ??? Semana passada quando eu voltei era de USD 500 mesmo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
eduzanetti Posted August 8, 2011 Share Posted August 8, 2011 O problema da Receita Federal é que ela quer pegar o "peixe pequeno" que entra com 1 ipad e outras quinquilharias eletrônicas e esquecem dos grandes contrabandistas que pagam para muita gente dentro da estrutura pública e até mesmo dentro da Receita Federal um $$$ para entrar com uma gigantesca quantidade de contrabando neste Brasilsão. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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