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Fazenda recomenda que fusão LAN-TAM seja aprovada


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Fazenda recomenda que fusão LAN-TAM seja aprovada

 

 

 

LORENNA RODRIGUES

DE BRASÍLIA

A Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda deu nesta quinta-feira parecer pela aprovação sem restrições da fusão entre a TAM e chilena LAN, que deu origem ao grupo Latam Airlines, uma das maiores empresas aéreas do mundo.

O acordo foi anunciado em agosto do ano passado. A análise da operação segue agora para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão responsável por julgar processos de fusão como esse.

Segundo o parecer, a secretaria identificou sobreposições na área de atuação das duas empresas em três rotas de transportes de passageiros (entre São Paulo e as cidades de Santiago, Buenos Aires e Lima) e em dez de transportes de cargas (entre São Paulo e países da Europa, Estados Unidos, Argentina e outros). Apesar disso, a secretaria entendeu que isso não ameaça a concorrência no setor.

"As condições de rivalidade no setor sugerem a tendência de práticas de preços em moldes competitivos", afirma a Seae, em nota.

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deve ser para ver uma TAM genuinamente brasileira, sozinha concorrendo com as gigantes estrangeiras, em céus abertos, quebrar em alguns poucos anos e começarmos a choradeira de sermões, que o governo tem que ajudar, blá, blá, blá...

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Tambem sou contra a fusao! Por que? Simples! Porque é uma maracutaia! Se é para nossas companhias aéreas receberem capital e controle estrangeiro, que se faça de um modo legal! Assim o duopolio seria quebrado e os brasileiros sairiam ganhando com mais investimentos e opções!

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Eu também não ficaria nada triste se a fusão fosse barrada pelos chilenos... Acredito que o caminho para setor é a consolidação, não o monopólio em toda a América do Sul. Seria muito mais saudavel se tivessemos TAM, LAN e Avianca brigando pelos passageiros sul-americanos...

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Por que ?

 

Também gostaria de saber por quê?

Pois o governo deveria ser imparcial.

Quando a ryanair tentou comprar mais de 20% da webjet o governo não deixou.

Quando a LAN tentou comprar a Varig o governo não deixou.

Por que teriam que aprovar a LATAM? já que mais de 20% da TAM estaria sobre controle chileno?

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Meus Pitacos:

 

Do mero ponto de vista de defesa da concorrência não haveria motivos para a rejeição da operação.

Quem deveria proibi-la é a ANAC, que já disse que é favorável.

O XDavidX têm razão quando afirma que se é para abrir para estrangeiros que seja de forma legal e irrestrita, com as devidas medidas restritivas ou compensátorias para proteger nossa econômia, empregos e afins.

Mas questão polícas a parte, torço para o sucesso da LATAM!

 

Abraços.

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Quando a ryanair tentou comprar mais de 20% da webjet o governo não deixou.

Quando que o governo não deixou? O que a Ryanair esperava era que o governo brasileiro alterasse o CBA para ela poder investir. Esse papo de alterar o CBA já tem mais de 10 anos . . .

 

Quando a LAN tentou comprar a Varig o governo não deixou.

Quando não deixou? A LAN estava para comprar sim a Varig, pois a MattlinPatterson queria vende-la logo, tanto que além da LAN, havia a Tam interessada e a Gol. E o governo fez vistas grossas com o caso MP/VarigLog/Varig, eles sim tinham o dinheiro para investir e não aqueles 3 laranjas.

 

Por que teriam que aprovar a LATAM? já que mais de 20% da TAM estaria sobre controle chileno?

Bom, isso um advogado poderia explicar melhor. Foi uma operação tão complexa que não dá para escrever ou desenhar. Foram muito criativos em burlar a lei, aí sim caberia ao governo questionar a legalidade desse mandrake, mas aí a coisa é política . . .

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