TrovALIN Posted August 11, 2011 Share Posted August 11, 2011 <p id="aligner" style="width: 1232px"> Fazenda recomenda que fusão LAN-TAM seja aprovada LORENNA RODRIGUES DE BRASÍLIA A Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda deu nesta quinta-feira parecer pela aprovação sem restrições da fusão entre a TAM e chilena LAN, que deu origem ao grupo Latam Airlines, uma das maiores empresas aéreas do mundo. O acordo foi anunciado em agosto do ano passado. A análise da operação segue agora para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão responsável por julgar processos de fusão como esse. Segundo o parecer, a secretaria identificou sobreposições na área de atuação das duas empresas em três rotas de transportes de passageiros (entre São Paulo e as cidades de Santiago, Buenos Aires e Lima) e em dez de transportes de cargas (entre São Paulo e países da Europa, Estados Unidos, Argentina e outros). Apesar disso, a secretaria entendeu que isso não ameaça a concorrência no setor. "As condições de rivalidade no setor sugerem a tendência de práticas de preços em moldes competitivos", afirma a Seae, em nota. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PR-VBB Posted August 11, 2011 Share Posted August 11, 2011 Agora é torcer para o Chile não aprovar a fusão Link to comment Share on other sites More sharing options...
TrovALIN Posted August 12, 2011 Author Share Posted August 12, 2011 Agora é torcer para o Chile não aprovar a fusão Por que ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
FOQA Posted August 12, 2011 Share Posted August 12, 2011 Bom para todo mundo seria uma LAN Brasil e não uma LATAM... Link to comment Share on other sites More sharing options...
vliegende_hollander Posted August 12, 2011 Share Posted August 12, 2011 Agora é torcer para o Chile não aprovar a fusão Também gostaria de saber por quê? Link to comment Share on other sites More sharing options...
scheible Posted August 12, 2011 Share Posted August 12, 2011 deve ser para ver uma TAM genuinamente brasileira, sozinha concorrendo com as gigantes estrangeiras, em céus abertos, quebrar em alguns poucos anos e começarmos a choradeira de sermões, que o governo tem que ajudar, blá, blá, blá... Link to comment Share on other sites More sharing options...
xDavidx Posted August 12, 2011 Share Posted August 12, 2011 Tambem sou contra a fusao! Por que? Simples! Porque é uma maracutaia! Se é para nossas companhias aéreas receberem capital e controle estrangeiro, que se faça de um modo legal! Assim o duopolio seria quebrado e os brasileiros sairiam ganhando com mais investimentos e opções! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mayday Posted August 12, 2011 Share Posted August 12, 2011 Eu também não ficaria nada triste se a fusão fosse barrada pelos chilenos... Acredito que o caminho para setor é a consolidação, não o monopólio em toda a América do Sul. Seria muito mais saudavel se tivessemos TAM, LAN e Avianca brigando pelos passageiros sul-americanos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
PR-VBB Posted August 12, 2011 Share Posted August 12, 2011 Por que ? Também gostaria de saber por quê? Pois o governo deveria ser imparcial. Quando a ryanair tentou comprar mais de 20% da webjet o governo não deixou. Quando a LAN tentou comprar a Varig o governo não deixou. Por que teriam que aprovar a LATAM? já que mais de 20% da TAM estaria sobre controle chileno? Link to comment Share on other sites More sharing options...
benitorbp Posted August 12, 2011 Share Posted August 12, 2011 Meus Pitacos: Do mero ponto de vista de defesa da concorrência não haveria motivos para a rejeição da operação. Quem deveria proibi-la é a ANAC, que já disse que é favorável. O XDavidX têm razão quando afirma que se é para abrir para estrangeiros que seja de forma legal e irrestrita, com as devidas medidas restritivas ou compensátorias para proteger nossa econômia, empregos e afins. Mas questão polícas a parte, torço para o sucesso da LATAM! Abraços. Link to comment Share on other sites More sharing options...
A345_Leadership Posted August 12, 2011 Share Posted August 12, 2011 Quando a ryanair tentou comprar mais de 20% da webjet o governo não deixou. Quando que o governo não deixou? O que a Ryanair esperava era que o governo brasileiro alterasse o CBA para ela poder investir. Esse papo de alterar o CBA já tem mais de 10 anos . . . Quando a LAN tentou comprar a Varig o governo não deixou. Quando não deixou? A LAN estava para comprar sim a Varig, pois a MattlinPatterson queria vende-la logo, tanto que além da LAN, havia a Tam interessada e a Gol. E o governo fez vistas grossas com o caso MP/VarigLog/Varig, eles sim tinham o dinheiro para investir e não aqueles 3 laranjas. Por que teriam que aprovar a LATAM? já que mais de 20% da TAM estaria sobre controle chileno? Bom, isso um advogado poderia explicar melhor. Foi uma operação tão complexa que não dá para escrever ou desenhar. Foram muito criativos em burlar a lei, aí sim caberia ao governo questionar a legalidade desse mandrake, mas aí a coisa é política . . . Link to comment Share on other sites More sharing options...
PR-GGG Posted August 12, 2011 Share Posted August 12, 2011 Dose vai ser voar GRU-SCL a um preço bom... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.