Jump to content

TAP vai ser privatizada não obstante aumento dos prejuízos


A.Borges

Recommended Posts

Lisboa, Portugal, 29 Ago.

 

O governo de Portugal manteve a transportadora aérea TAP – Air Portugal na lista das privatizações a efectuar não obstante a empresa ter registado um aumento nos prejuízos contabilizados no primeiro semestre do ano, de acordo com a imprensa portuguesa.

A companhia aérea registou perdas de 137 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, contra um prejuízo de 79 milhões de euros, no período homólogo de 2010.

 

O aumento de 73,4% nas perdas ficou a dever-se, principalmente, ao aumento dos combustíveis, despesa que cresceu 43% entre Janeiro e Junho, atingindo um valor de 325 milhões de euros.

 

O acordo entre o governo português e o grupo conhecido como “troika”, constituído pelo Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu, determinou a privatização total da companhia aérea, bem como da ANA – Aeroportos de Portugal, CP Carga, Águas de Portugal, Correios (CTT), Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e o ramo segurador do grupo financeiro estatal Caixa Geral de Depósitos.

A International Airlines Group (que resultou da fusão entre a British Airways e a espanhola Ibéria) já pediu pormenores sobre a operação.

 

As dez rotas para o Brasil, com um total de 75 voos semanais, são o principal atractivo para companhias de aviação como a Qatar Airways, do Oriente Médio ou a angolana Taag.

 

Uma aliança com a TAM-LAN, resultado da fusão da brasileira TAM com a chilena LAN, também é vista pelos especialistas como mais benéfica na perspectiva de desenvolvimento das rotas brasileiras e africanas da TAP, que apresentam um potencial de crescimento de 7% até 2014.

 

Fonte: MacauHub

Link to comment
Share on other sites

Parece conto de fadas, mas a TAAG tem bala na agulha, como ex-colonia, Angola tem grande reservas minerais, podendo bancar uma provavel compra da TAP, este assunto não é novidade neste drama da privatização da TAP.

Link to comment
Share on other sites

e o povo português é que continuará a pagar por isso....dessa vez à inicitiva privada estrangeira....olhem aí, vivos, os ingredientes do fascismo nacionalista presentes na sociedade europeia. daqui a pouco chega um caudilho prometendo "Portugal para os Portugueses" correndo o risco de ser eleito chefe de Estado!

Link to comment
Share on other sites

Peraí!!!!! Será que eu li bem??? A TAAG interessada na TAP???? Só me faltava essa.....

 

Lembre-se que o acionista majoritário da TAAG é o Estado angolano. Dinheiro não é problema ;)

Link to comment
Share on other sites

Não seria a TAAG a compradora, até porque esta companhia continua a estar banida pela UE (a excepção de Portugal), mas sim a Sonair, companhia aérea do Grupo Petrolifero SONANGOL.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade