Jump to content

Sete grupos querem operar aeroportos na Espanha


A.Borges

Recommended Posts

Concessão para explorar aeroportos no país pode gerar mais de 5 bilhões de euros.

 

O governo da Espanha informou hoje que um total de sete grupos demonstraram formalmente seu interesse em adquirir a concessão para explorar os dois principais aeroportos do país, localizados em Madri e Barcelona. O negócio deve gerar mais de 5 bilhões de euros.

A autoridade aeroportuária Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (Aena) afirmou em comunicado que seis grupos demonstraram interesse por Barajas, em Madri, e seis por El Prat, em Barcelona.

 

A privatização faz parte do plano de austeridade do governo para se desfazer de ativos, cortar gastos públicos e reduzir as pressões por financiamento.

 

Os candidatos a adquirir o aeroporto de Barajas incluem um grupo liderado pela Ferrovial, a principal acionista da BAA, proprietária dos aeroportos de Heathrow e de Stansted, em Londres. Grupos liderados pela GMR Infrastructure, Aeroports de Paris (AdP), a alemã Fraport AG, o espanhol Grupo San José e pela Changi Airports International também demonstraram interesse pelo aeroporto madrilenho.

 

No caso do El Prat, entre os grupos interessados está o espanhol Abertis Infraestructuras. Também buscam controlar o aeroporto de Barcelona os grupos Ferrovial, GMR, AdP, Fraport e Changi Airports International.

 

Os sete grupos entregaram a documentação certificando sua experiência em gerenciar aeroportos e o fato de possuírem mais de 3 bilhões de euros em ativos. Aqueles aceitos pela Aena terão acesso às informações sobre os dois aeroportos. Os dois aeroportos serão operados por companhias privadas por um período de 20 anos, com possibilidade de prorrogação da licença por mais cinco anos.

 

A Espanha espera conceder licenças para duas companhias diferentes nesses aeroportos. O governo do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero pretende levantar 3,7 bilhões de euros pela concessão de Barajas e 1,6 bilhão pela de El Prat. As informações são da Dow Jones.

 

Fonte: exame.com

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade