Jump to content

Aeroporto de Viracopos, em Campinas, lidera número de colisões entre aviões e pássaros

Carlos Augusto

Recommended Posts

Fonte: Publicada em 12/09/2011 às 12h41mO Globo (opais@oglobo.com.br) com EPTV

Perigo aéreo

SÃO PAULO - O Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 94 km da capital, é o primeiro em número de colisões entre pássaros e aviões, segundo relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes) referente a 2010. De acordo com o levantamento, foram registradas 56 colisões no ano passado do total de 74.948 pousos e decolagens realizados no ano passado no aeroporto de Campinas, uma média de 7,47 para cada 10 mil operações. As informações são da EPTV .

Apesar da primeira colocação no número de ocorrências, Viracopos é o sétimo em risco de colisões com aves. Nos dois primeiros lugares estão os aeroportos de Joinville e Navegantes, ambos em Santa Catarina, com média de 19,33 e 17,36 ocorrências em cada 10 mil pousos e decolagens.

Segundo a assessoria da Infraero, responsável pela infraestrutura e serviços aeroportuários, a empresa faz operações periódicas em conjunto com a Defesa Civil e outros setores da administração municipal, para limpeza de áreas próximas ao Aeroporto de Viracopos. A operação, denominada de Cata-caça, também percorre casas para conscientizar moradores sobre a importância de depositar o lixo corretamente.

O relatório do Cenipa, órgão do Ministério da Defesa, mostra que o risco é maior durante a decolagem quando, na maioria das vezes, os pássaros entram no motor do avião.

A pesquisa, feita em 60 aeroportos do país, revelou que, das 1.366 ocorrências registradas em 2010, a maioria (546) foram com animais não identificados, mas 131 foram choques com quero-quero e 91, com urubus.

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, registrou 40 colisões entre os 214.9611 pousos e decolagens realizadas no ano passado, média de 1,86 a cada 10 mil operações, ficando à frente de Guarulhos, com 30 colisões entre as 250.493 operações em 2010, média de 1,20 para cada 10 mil operações.

Em Joinville, além dos quero-queros nos campos ao lado da pista, entre a cabeceira 15 e a baía há um manguezal que atrai uma diversidade de aves marinhas de grande porte.

Achei no Youtube um video de um A320 pousando em Joinville em meio a uma revoada de quero-queros.

Aumentem o volume para ouvir a história do mecânico de CXJ.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade