Jump to content

Passaredo homenageia história da Esquadrilha da Fumaça

Recommended Posts

Passaredo homenageia história da Esquadrilha da Fumaça

Fonte: Portal Contato Radar

Texto e fotos: Flávio Campos e Rodrigo Bertoli

Madrugada de domingo, dia 18 de setembro de 2011.

Equipamento pronto, mochila fechada, o dia de trabalho começa por volta das 3h, ainda escuro.

Seremos dois a realizar a cobertura do evento para o Contato Radar, eu, que parto de Belo Horizonte, e o Bertoli, que enquanto eu me preparo para sair em direção ao Aeroporto Internacional de Confins já está voando de Recife (a essa hora provavelmente já passando na vertical de Salvador), onde mora, em direção a Ribeirão Preto, onde iremos nos encontrar.

A saída foi sem dúvida sonolenta, porém cheia de expectativa para o que nos aguarda na cidade paulista: um evento organizado pela Passaredo Linhas Aéreas em homenagem ao EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB), ou simplesmente Esquadrilha da Fumaça, que, para o deleite dos presentes, contará com um vôo em formatura envolvendo os T-27 Tucano da Fumaça e um jato EMBRAER 145 (ERJ-145) da companhia aérea especialmente preparado para o evento.

Chegada a Ribeirão Preto

Após algumas horas de viagem e uma conexão, chego por volta das 11h ao aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, onde o Bertoli já me aguardava desde as 8:30.

Na saída do saguão nos encontramos com alguns amigos que fariam a cobertura para outros veículos, tendo sido recebidos pela cordial e atenciosa equipe da Passaredo que nos conduziu até o hangar da companhia aérea, onde se daria o evento.

O ambiente não poderia ser melhor, e a animação transparecia na face dos colaboradores da companhia aérea que nos recebiam, um a um, para dar as boas-vindas.

Aliás, eu disse que havia acordado às 3h em Belo Horizonte para iniciar o dia de trabalho?

Acho justo fazer um adendo a essa frase pois talvez trabalho não fosse bem a palavra para explicar o que todos estavam fazendo ali.

Claro, estavamos trabalhando, na acepção da palavra, mas também ficava claro para todos que chegavam ao hangar ser aquele um momento especial, que ia muito além de “bater o ponto”.

Posso inclusive dizer que isso era válido também para nós, integrantes da imprensa especializada, e porque não dizer, entusiastas da aviação.

Eis que chegam os convidados principais

Pouco tempo após nossa chegada às instalações da Passaredo ouvimos o som dos motores Pratt & Whitney PT6 dos Tucanos cortando o céu sobre o aeroporto.

Corremos então para a frente do hangar, onde as 7 aeronaves que formam a Esquadrilha iriam parar, para registrarmos as primeiras imagens do dia.

Câmeras em mãos, o som dos aviões em solo fica cada vez mais alto, até que surgem na taxiway e, um a um, vão entrando no pátio.

A Fumaça chegou e, com ela, cresce a expectativa.

20110918_EDA-PSN_0001.jpg 20110918_EDA-PSN_0002.jpg IMG_2316.jpg 20110918_EDA-PSN_0003.jpg

Antecedendo as atividades aéreas é servido um almoço de confraternização, incluindo os Fumaceiros, maneira como são conhecidos os integrantes da Esquadrilha da Fumaça.

Mais uma vez, é possível sentir o clima de empolgação que paira no ar, bem como ter um contato um pouco mais próximo com os pilotos, que durante todo o tempo em que estão presentes se fizem extremamente disponíveis e atenciosos.

Em verdade, podemos dizer que um dos pontos altos do evento é também a confraternização entre todos.

Briefing

Findo o almoço, tem início o briefing de voo entre os comandantes Felício, presidente da Passaredo, e Thiago Sabino, principal idealizador da homenagem à Fumaça, ambos responsáveis por compor a tripulação que conduziria o ERJ-145 da companhia aérea, e os pilotos da Fumaça, liderados pelo Tenente-Coronel Aviador Wagner Esteves, Comandante do EDA.

Ouça o briefing de voo: parte 1, parte 2, parte 3

20110918_EDA-PSN_0004.jpg 20110918_EDA-PSN_0005.jpg 20110918_EDA-PSN_0006.jpg 20110918_EDA-PSN_0007.jpg

Na segunda foto da sequência acima estão sentados à mesa, da esquerda para a direita, o Cmte Thiago Sabino, idealizador da homenagem ao EDA, e o Cmte Felício, Presidente da Passaredo, ambos responsáveis por compor a tripulação que comandou a aeronave da companhia aérea durante o voo em formatura com a Fumaça. Em pé, ao centro da foto e trocando bonés, podem ser vistos o Sr. José Luis Felício, fundador da Passaredo, e o Tenente-Coronel Aviador Wagner Esteves, Comandante do EDA.

Os cerca de 15 minutos do briefing passam voando, e a imprensa e convidados são então redirecionados à entrada do hangar, onde há pouco haviam recepcionado os aviões da Fumaça, agora para a apresentação oficial do ERJ-145 matrícula PT-PSS, especialmente adesivado para celebrar os 60 anos de história do EDA, a serem completados no próximo ano.

20110918_EDA-PSN_0008.jpg IMG_2370-2.jpg IMG_2364.jpg IMG_2380.jpg

20110918_EDA-PSN_0009.jpg IMG_2382.jpg

O ERJ-145 matrícula PT-PSS é trazido para a frente do hangar e apresentado oficialmente a todos os presentes. Na quinta e sexta fotos da sequência podem ser vistos o Cmte Felício e o Tenente-Coronel Aviador Wagner Esteves.

Voando com a Esquadrilha da Fumaça, por Rodrigo Bertoli

A aeronave é aberta e a tripulação assume os devidos lugares. Os convidados são então chamados para o embarque, e à medida que embarcam são recepcionados pela comissária chefe Nayana Borghi. Acomodei-me em meu assento, de onde podia observar a movimentação no cockpit da aeronave. Aos comandos, o Cmte Felício , presidente da empresa, e o Cmte Thiago Sabino, idealizador da homenagem.

Embarque finalizado, com um total de 48 passageiros, incluindo imprensa, alguns funcionários e seus familiares.

Por volta das 15:00 iniciam-se os procedimentos, com o pushback e acionamento do ERJ-145 prosseguindo com o taxi para a cabeceira 18, seguido pelos 7 aviões da Esquadrilha da Fumaça.

IMG_2397.jpg IMG_2416.jpg IMG_2385-2.jpg IMG_2330-2.jpg

O Cmte Felício alinha a aeronave na pista e empurra à frente as manetes do ERJ-145, despejando potencia nos dois Rolls Royce AE3007 que equipam a aeronave. Nosso avião ganha rapidamente velocidade. V1...rotate...V2, positive climb, gear up ...estamos no ar.

Rumamos para o nosso ponto de encontro nos afastando no QDR 131, realizando uma órbita a 6000 pés no sentido norte-sul, onde, devidamente flapeados, mantemos uma velocidade de cerca de 160 nós, conforme o briefing. As aeronaves da Fumaça mantém inicialmente 5000 pés para checks , encontrando-se posteriormente com a nossa aeronave, o que ocorre cerca de 10 minutos após a decolagem.

20110918_EDA-PSN_0010.jpg 20110918_EDA-PSN_0012.jpg 20110918_EDA-PSN_0013.jpg 20110918_EDA-PSN_0019.jpg

Neste momento a euforia tomou conta dos passageiros. Todos desejando ver as manobras: Os fotógrafos compartilham as janelas em busca dos melhores ângulos e clicam rapidamente, abastecendo os cartões de suas câmeras com as mais variadas imagens. Os cinegrafistas e repórteres gravam matérias e entrevistas, e os entusiastas admiram o espetáculo de suas janelas.

A atmosfera dentro da cabine de passageiros é de completa descontração. Do lado de fora os fumaceiros alternam as formaturas, giram as aeronaves no dorso, entre outras manobras, tudo acompanhado e registrado pelo Fumaça 7. A proximidade das aeronaves é tanta que podemos escutar o som dos motores do Tucano dentro do avião.

20110918_EDA-PSN_0015.jpg 20110918_EDA-PSN_0016.jpg 20110918_EDA-PSN_0014.jpg 20110918_EDA-PSN_0020.jpg

As aeronaves então prosseguem para uma série de passagens baixas. Primeiro uma sobre o hangar da Passaredo, depois outra, bem baixa, sobre a pista do aeroporto, e uma terceira, novamente sobre o hangar da companhia. Imagino que nestes momentos o GPWS (alerta de proximidade com o solo) da aeronave está trabalhando freneticamente.

20110918_EDA-PSN_0021.jpg 20110918_EDA-PSN_0022.jpg IMG_2450.jpg IMG_2463.jpg

Após a série de passagens, a fonia é disponibilizada para que os passageiros possam ouvir um speech emocionante feito pelo Tenente-Coronel Aviador Wagner Esteves.

Logo após, os Tucanos abandonam a formação pela direita e o Cmte Felício conduz o PT-PSS para pouso, tocando a pista do aeroporto por volta das 16:20, totalizando pouco mais de uma hora de voo.

Neste momento os aplausos ecoam pela cabine de passageiros. Taxiamos em direção ao pátio 2 onde esperamos os aviões da Fumaça pousarem e assumirem a dianteira em direção ao hangar da Passaredo, onde o evento se encerrou com os participantes posando para fotos.

Um convite especial

O fato de estarmos em dupla para fazer a cobertura significa que nosso objetivo é registrar o evento sob dois ângulos: à bordo, onde estará o Bertoli, e do solo, onde ficarei para registrar as passagens das aeronaves, o que de fato fazemos.

Por si só a cobertura que havíamos programado já preenchia todas as nossas expectativas, mas eis que surge um convite especial.

Um pouco antes do início do voo (voltando no tempo apenas para situar o acontecido), enquanto o Bertoli cumpre com suas responsabilidades como fotógrafo durante o briefing de voo, a sempre atenta e cordial equipe da Passaredo que coordena a realização do evento, liderada pela assessora de imprensa Miréia e pelo responsável pelo marketing Rafael, me avisam que há um assento vago no helicóptero que realizará as imagens aéreas da chegada das aeronaves, e me perguntam se eu gostaria de ocupar esse assento para participar do voo.

A resposta só poderia ser uma, e imediatamente aceito.

Registradas as passagens do ERJ-145 da Passaredo em formatura com os Tucanos da Fumaça, dirijo-me ao helicóptero, um Robinson R44 que aguarda a mim e aos outros fotógrafos já sem as portas.

Por ter nascido e crescido em meio a pilotos e à aviação, posso dizer que estou razoavelmente acostumado com aviões de diversos tipos, modelos e tamanhos, porém aquele será o meu primeiro vôo em um helicóptero, e logo de cara em uma situação nada corriqueira, voando sem as portas.

Ao tomar meu assento, ainda em solo e com o motor desligado, não consigo evitar o frio na barriga ao pensar que somente o cinto de segurança de três pontos irá me separar das dezenas de metros de altitude que estão por vir, e confesso que após conectar a fivela dou alguns puxões com bastante força para me certificar está bem travada.

A apreensão inicial dura, no entanto, apenas o tempo entre a decolagem e o avistamento dos aviões em solo, e quando menos percebo já estou procurando as melhores posições para fotografar, incluindo entre elas me debruçar para fora do helicóptero com a câmera.

IMG_2485-2.jpg IMG_2489.jpg IMG_2523.jpg IMG_2530.jpg

Em um piscar de olhos a preocupação com o cinto e com a falta de portas dá lugar à preocupação em conseguir as imagens que quero, especialmente por eu não ter a mesma experiência em fotografar dos colegas que lá estão e me ver obrigado a lidar com uma situação completamente nova.

Procuro aproveitar a situação da melhor forma, com posições que, na medida do possível, me proporcionam uma maior estabilidade, e começo a clicar quase que freneticamente a cada vez que passamos sobre as aeronaves taxiando abaixo de nós, enquanto o helicóptero realiza órbitas sobre os hangares.

IMG_2550.jpg IMG_2560.jpg IMG_2597.jpg IMG_2635.jpg

Encerrando o dia em ótima companhia

Após o vôo em formatura e encerradas as atividades aéreas, todos os presentes são convidados a participar de um banquete com um saboroso porco no rolete, regado a muito bate papo e descontração.

Um dia como aquele só poderia terminar como começou, com muita animação e com todos se confraternizando.

E assim seguimos até o anoitecer, quando ainda temos tempo para mais um momento especial, esse para mim e para o Bertoli, que provavelmente estamos entre os últimos a deixarem o hangar.

Já em nossa saída pedimos autorização ao Thiago para fazer algumas fotos noturnas dos Tucanos que descansavam em frente ao hangar, e assim encerramos um dia que sem dúvida ficará na memória de todos, eu, Bertoli e Thiago, tendo por companhia os 7 Tucanos da Esquadrilha da Fumaça.

20110918_EDA-PSN_0024.jpg 20110918_EDA-PSN_0025.jpg IMG_2646.jpg IMG_2647.jpg

Veja essas e diversas outras fotos do evento e do voo em tamanho maior em nossa galeria especial no Flickr:

http://www.flickr.com/photos/contatoradar_fotografia/sets/72157627723034028/

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade