Jump to content

TRIP não poderá fazer "venda casada" no site

Carlos Augusto

Recommended Posts

Fonte: TRIBUNA DE MINAS, 23/09/2011

23 de Setembro de 2011 - 07:00

O Ministério Público Federal (MPF) em Governador Valadares ajuizou ação civil pública contra a Trip Linhas Aéreas, com a alegação de que os consumidores estariam sendo induzidos a erro durante o processo de compra on line de passagens aéreas. A liminar foi obtida em primeira instância e cabe recurso.

De acordo com o MPF, a Trip obrigaria os consumidores a adquirirem um seguro de viagens, "sem que a pessoa perceba que tal aquisição está sendo feita junto com os bilhetes aéreos", afirma a assessoria do órgão. A alegação do MPF é que não seria dada ao cliente a opção de selecionar a compra desse seguro, que seria automaticamente incluído, ao se confirmar a contratação do voo.

A Trip, por meio de sua assessoria, informa que foi citada na última quinta-feira. Sobre o tema debatido, informa que efetivamente oferece o seguro viagens, porém, afirma que "a aquisição do serviço é feita de forma opcional pelos clientes, podendo ou não ser solicitada no momento da compra". A companhia informa que atendeu à decisão judicial que determinou, em caráter liminar, que a companhia providenciasse algumas alterações em relação ao oferecimento do serviço.

Um checkbox já marcado é no mínimo falta de respeito com o cliente. Basta a companhia aérea colocar a oferta de seguro viagem em destaque, dando a possibilidade dos clientes que o desejarem marcar o checkbox.

Um checkbox já marcado é no mínimo falta de respeito com o cliente. Basta a companhia aérea colocar a oferta de seguro viagem em destaque, dando a possibilidade dos clientes que o desejarem marcar o checkbox.

Concordo, André. É o mesmo caso de receber um cartão de crédito sem ter solicitado e com a primeira fatura emitida. Se o cliente não pediu, não há porque prestar o serviço ou vender ou produto. Agora, chamar isso de "preguiça" ou "burrice" do cliente, com todo o respeito, façam-me o favor.

Já aconteceu comigo e não me considero nem tão burro nem mais preguiçoso que este ou aquele colega aqui do forum. Na ocasião, liguei para o Atendimento ao Cliente, solicitando o cancelamento da cobrança e fui prontamente atendido.

Tá certo que um checkbox já marcado pode induzir ao erro, mas custa ao cliente verificar todos os dados antes de fazer a compra? Isso para mim é preguiça ou burrice.

:thumbsdown_still: :thumbsdown_still: :thumbsdown_still: :thumbsdown_still:

Tá certo que um checkbox já marcado pode induzir ao erro, mas custa ao cliente verificar todos os dados antes de fazer a compra? Isso para mim é preguiça ou burrice.

Acho que essa sua opinião é deveras extremada.O que está sendo avaliado é a ação marota da empresa, que usa como subterfúgio justamente essa divisão de culpa com o passageiro.

Burrice é um termo um tanto forte, você não acha? Imagine um passageiro corporativo que precisa comprar uma passagem de última hora, e por já estar ocupado com outras coisas, acaba não percebendo o tal campo marcado. E isso pode acontecer com qualquer um, inclusive você.

Vou tentar me explicar aqui, já que desceram a lenha sem querer ler direito o que eu escrevi.

Deixar um checkbox já marcado é sim uma atitude de má fé da empresa. A Gol já foi punida, e se não me engano a Tam também foi. Concordo isso com vocês, e não tem o que discutir, é realmente má fé da empresa e está errado.

Porém para quem está comprando, porque não verificou tudo antes de comprar? Eu já cansei de ir no mercado e na hora de passar no caixa e o produto estar mais caro, em resturante de cobrar bebida que não consumi, etc. Minha reclamação é nesse sentido.

Tá, o termo "preguiça" pode ter sido pesado, vou trocar o termo para desatenção. É simples, você vê uma passagem por R$200, quando vai pagar aparece R$300 e vocês simplesmente clica no botão "Confirmar"?

A atitude da empresa está errada, mas o cliente tem a culpa de não olhar os dados antes de sair clicando em "Comprar".

Vou tentar me explicar aqui, já que desceram a lenha sem querer ler direito o que eu escrevi.

Deixar um checkbox já marcado é sim uma atitude de má fé da empresa. A Gol já foi punida, e se não me engano a Tam também foi. Concordo isso com vocês, e não tem o que discutir, é realmente má fé da empresa e está errado.

Porém para quem está comprando, porque não verificou tudo antes de comprar? Eu já cansei de ir no mercado e na hora de passar no caixa e o produto estar mais caro, em resturante de cobrar bebida que não consumi, etc. Minha reclamação é nesse sentido.

Tá, o termo "preguiça" pode ter sido pesado, vou trocar o termo para desatenção. É simples, você vê uma passagem por R$200, quando vai pagar aparece R$300 e vocês simplesmente clica no botão "Confirmar"?

A atitude da empresa está errada, mas o cliente tem a culpa de não olhar os dados antes de sair clicando em "Comprar".

Tá explicado, Cmte.Garcia. Mas da próxima vez a gente te rebaixa a Sargento Garcia, ok? :joinha: Brincadeirinha...

Na Gol isso não é muito explícito também, mas na Trip é ainda pior.

Se a pessoa não ficar MUITO atenta, acaba comprando com o seguro mesmo.

A redação do texto é muito tendenciosa "deseja confirmar os serviços solicitados?" a pessoa pensa que é a passagem, e não o seguro.

Fala serio que vc realmente tem essa capacidade! Eu Duvido que em uma compra do mês, de 70, 80 produtos, carrinho cheio, vc decore o preco de todos ps produtos, acompanhe a passagem no leitor, confira o preco e saiba de Cór todos os preços do que comprou e identifique o errado!

Duvido e aposto que nao tenha essa capacidade, Me desculpe!

Porque nao deixam o box em branco e quem quiser que marque ele?

Fala serio que vc realmente tem essa capacidade! Eu Duvido que em uma compra do mês, de 70, 80 produtos, carrinho cheio, vc decore o preco de todos ps produtos, acompanhe a passagem no leitor, confira o preco e saiba de Cór todos os preços do que comprou e identifique o errado!

Duvido e aposto que nao tenha essa capacidade, Me desculpe!

Porque nao deixam o box em branco e quem quiser que marque ele?

Desculpa, sem querer ser chato, mas eu acompanho o preço no visor, e sei quando tá errado.

Posso não lembrar o preço exato, mas percebo a discrepância.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade