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TRIP não poderá fazer "venda casada" no site


Carlos Augusto

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Fonte: TRIBUNA DE MINAS, 23/09/2011

23 de Setembro de 2011 - 07:00

 

 

O Ministério Público Federal (MPF) em Governador Valadares ajuizou ação civil pública contra a Trip Linhas Aéreas, com a alegação de que os consumidores estariam sendo induzidos a erro durante o processo de compra on line de passagens aéreas. A liminar foi obtida em primeira instância e cabe recurso.

 

De acordo com o MPF, a Trip obrigaria os consumidores a adquirirem um seguro de viagens, "sem que a pessoa perceba que tal aquisição está sendo feita junto com os bilhetes aéreos", afirma a assessoria do órgão. A alegação do MPF é que não seria dada ao cliente a opção de selecionar a compra desse seguro, que seria automaticamente incluído, ao se confirmar a contratação do voo.

 

A Trip, por meio de sua assessoria, informa que foi citada na última quinta-feira. Sobre o tema debatido, informa que efetivamente oferece o seguro viagens, porém, afirma que "a aquisição do serviço é feita de forma opcional pelos clientes, podendo ou não ser solicitada no momento da compra". A companhia informa que atendeu à decisão judicial que determinou, em caráter liminar, que a companhia providenciasse algumas alterações em relação ao oferecimento do serviço.

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Um checkbox já marcado é no mínimo falta de respeito com o cliente. Basta a companhia aérea colocar a oferta de seguro viagem em destaque, dando a possibilidade dos clientes que o desejarem marcar o checkbox.

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Um checkbox já marcado é no mínimo falta de respeito com o cliente. Basta a companhia aérea colocar a oferta de seguro viagem em destaque, dando a possibilidade dos clientes que o desejarem marcar o checkbox.

 

Concordo, André. É o mesmo caso de receber um cartão de crédito sem ter solicitado e com a primeira fatura emitida. Se o cliente não pediu, não há porque prestar o serviço ou vender ou produto. Agora, chamar isso de "preguiça" ou "burrice" do cliente, com todo o respeito, façam-me o favor.

 

Já aconteceu comigo e não me considero nem tão burro nem mais preguiçoso que este ou aquele colega aqui do forum. Na ocasião, liguei para o Atendimento ao Cliente, solicitando o cancelamento da cobrança e fui prontamente atendido.

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Tá certo que um checkbox já marcado pode induzir ao erro, mas custa ao cliente verificar todos os dados antes de fazer a compra? Isso para mim é preguiça ou burrice.

:thumbsdown_still: :thumbsdown_still: :thumbsdown_still: :thumbsdown_still:

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Tá certo que um checkbox já marcado pode induzir ao erro, mas custa ao cliente verificar todos os dados antes de fazer a compra? Isso para mim é preguiça ou burrice.

 

Acho que essa sua opinião é deveras extremada.O que está sendo avaliado é a ação marota da empresa, que usa como subterfúgio justamente essa divisão de culpa com o passageiro.

 

Burrice é um termo um tanto forte, você não acha? Imagine um passageiro corporativo que precisa comprar uma passagem de última hora, e por já estar ocupado com outras coisas, acaba não percebendo o tal campo marcado. E isso pode acontecer com qualquer um, inclusive você.

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Vou tentar me explicar aqui, já que desceram a lenha sem querer ler direito o que eu escrevi.

 

Deixar um checkbox já marcado é sim uma atitude de má fé da empresa. A Gol já foi punida, e se não me engano a Tam também foi. Concordo isso com vocês, e não tem o que discutir, é realmente má fé da empresa e está errado.

 

Porém para quem está comprando, porque não verificou tudo antes de comprar? Eu já cansei de ir no mercado e na hora de passar no caixa e o produto estar mais caro, em resturante de cobrar bebida que não consumi, etc. Minha reclamação é nesse sentido.

 

Tá, o termo "preguiça" pode ter sido pesado, vou trocar o termo para desatenção. É simples, você vê uma passagem por R$200, quando vai pagar aparece R$300 e vocês simplesmente clica no botão "Confirmar"?

 

A atitude da empresa está errada, mas o cliente tem a culpa de não olhar os dados antes de sair clicando em "Comprar".

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Vou tentar me explicar aqui, já que desceram a lenha sem querer ler direito o que eu escrevi.

 

Deixar um checkbox já marcado é sim uma atitude de má fé da empresa. A Gol já foi punida, e se não me engano a Tam também foi. Concordo isso com vocês, e não tem o que discutir, é realmente má fé da empresa e está errado.

 

Porém para quem está comprando, porque não verificou tudo antes de comprar? Eu já cansei de ir no mercado e na hora de passar no caixa e o produto estar mais caro, em resturante de cobrar bebida que não consumi, etc. Minha reclamação é nesse sentido.

 

Tá, o termo "preguiça" pode ter sido pesado, vou trocar o termo para desatenção. É simples, você vê uma passagem por R$200, quando vai pagar aparece R$300 e vocês simplesmente clica no botão "Confirmar"?

 

A atitude da empresa está errada, mas o cliente tem a culpa de não olhar os dados antes de sair clicando em "Comprar".

 

 

Tá explicado, Cmte.Garcia. Mas da próxima vez a gente te rebaixa a Sargento Garcia, ok? :joinha: Brincadeirinha...

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Na Gol isso não é muito explícito também, mas na Trip é ainda pior.

 

Se a pessoa não ficar MUITO atenta, acaba comprando com o seguro mesmo.

A redação do texto é muito tendenciosa "deseja confirmar os serviços solicitados?" a pessoa pensa que é a passagem, e não o seguro.

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Vou tentar me explicar aqui, já que desceram a lenha sem querer ler direito o que eu escrevi.

 

Deixar um checkbox já marcado é sim uma atitude de má fé da empresa. A Gol já foi punida, e se não me engano a Tam também foi. Concordo isso com vocês, e não tem o que discutir, é realmente má fé da empresa e está errado.

 

Porém para quem está comprando, porque não verificou tudo antes de comprar? Eu já cansei de ir no mercado e na hora de passar no caixa e o produto estar mais caro, em resturante de cobrar bebida que não consumi, etc. Minha reclamação é nesse sentido.

 

Tá, o termo "preguiça" pode ter sido pesado, vou trocar o termo para desatenção. É simples, você vê uma passagem por R$200, quando vai pagar aparece R$300 e vocês simplesmente clica no botão "Confirmar"?

 

A atitude da empresa está errada, mas o cliente tem a culpa de não olhar os dados antes de sair clicando em "Comprar".

Fala serio que vc realmente tem essa capacidade! Eu Duvido que em uma compra do mês, de 70, 80 produtos, carrinho cheio, vc decore o preco de todos ps produtos, acompanhe a passagem no leitor, confira o preco e saiba de Cór todos os preços do que comprou e identifique o errado!

Duvido e aposto que nao tenha essa capacidade, Me desculpe!

Porque nao deixam o box em branco e quem quiser que marque ele?

 

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Fala serio que vc realmente tem essa capacidade! Eu Duvido que em uma compra do mês, de 70, 80 produtos, carrinho cheio, vc decore o preco de todos ps produtos, acompanhe a passagem no leitor, confira o preco e saiba de Cór todos os preços do que comprou e identifique o errado!

Duvido e aposto que nao tenha essa capacidade, Me desculpe!

Porque nao deixam o box em branco e quem quiser que marque ele?

 

 

Desculpa, sem querer ser chato, mas eu acompanho o preço no visor, e sei quando tá errado.

Posso não lembrar o preço exato, mas percebo a discrepância.

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