Jump to content

Jet Blue cancela encomenda de 11 jatos da Embraer


PP-CJC

Recommended Posts

Boa noite amigos Forenses.

 

Fonte – Valor - Por Virgínia Silveira

 

Jet Blue cancela encomenda de 11 jatos da Embraer

 

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - A companhia americana Jet Blue oficializou hoje o cancelamento de uma encomenda de 11 jatos E-190 da Embraer. Em julho deste ano, a companhia já havia anunciado, na feira de Le Bourget, em Paris, a sua intenção de inicialmente operar apenas 75 dos 100 jatos que comprou da Embraer em 2006.

 

A decisão da Jet Blue, segundo o vice-presidente executivo da Embraer para o mercado de Aviação Comercial, Paulo César de Souza e Silva, foi motivada por um programa de reestruturação que reavaliou a necessidade de aviões na sua frota, tendo em vista a crise econômica que vem afetando a economia norte-americana.

 

“Dos 25 jatos que a Jet Blue decidiu reavaliar, 11 tiveram o contrato cancelado, mas o pedido foi transferido para a Azul Linhas Aéreas. Os outros 14, que deveriam ser entregues entre 2013 e 2014, tiveram apenas um adiamento nas entregas, pois a companhia acredita que haverá uma demanda futura para esses aviões”, explicou. A Azul foi fundada por David Neeleman, que também presidiu a Jet Blue.

 

Segundo Silva, a Embraer já entregou até o momento um total de 52 jatos para a Jet Blue do modelo E-190. A Azul, por sua vez, comprou 11 unidades do modelo 195, cujo preço de lista é da ordem de US$ 45.2 milhões. O E-190 custa em torno de US$ 42.8 milhões.

“Esse cancelamento da Jet Blue foi muito pontual. Estamos tranquilos, pois são 11 jatos a mais no mercado brasileiro, que deve registrar um crescimento de 18% este ano em relação a 2010, ano em que tivemos um incremento da ordem de 25% sobre 2009”, destacou o executivo. Este ano, segundo Silva, a Embraer vendeu, até o momento, cerca de 20 E-Jets no mercado brasileiro. Para 2012, a companhia estima manter o volume de negócios alcançados durante este ano.

A Embraer possui um total de 35 E-Jets operando no mercado brasileiro, dos quais 28 da Azul e sete da Trip. “Há cinco anos não tínhamos nenhum E-Jet voando na América Latina e até o final de 2011 teremos um total de 135 jatos operando na região”, afirmou.

(Virginia Silveira | Valor)

 

Abraços

 

PP-CJC

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade