Jump to content

Infraero assina contrato para ampliação do Aeroporto de Manaus


Leandrinho

Recommended Posts

Infraero assina contrato para ampliação do Aeroporto Internacional de Manaus

 

A Infraero publicou nesta terça-feira (1º/11), no Diário Oficial da União (DOU), o extrato de assinatura do contrato para a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). O próximo passo do processo é a assinatura da Ordem de Serviço, quando o prazo para entrega da obra - 840 dias - começa a ser contabilizado. O investimento será de R$ 344,02 milhões.

 

Com as obras, o Terminal de Passageiros passará a ter 97,25 mil m² e poderá atender até nove milhões de passageiros por ano, ampliando o nível de conforto aos passageiros e usuários do aeroporto.

 

O projeto de modernização do Aeroporto de Manaus prevê alterações que permitirão as operações de embarque e desembarque de passageiros em níveis diferentes, agilizando o fluxo de pessoas no trajeto entre aeronaves e Terminal; ampliação no número de balcões de check-in e novas esteiras de bagagem, entre outras melhorias. Além disso, será feita a completa substituição de pisos, revestimentos e serão incorporados requisitos ambientais como iluminação direcionada, utilização de energia mais eficiente na climatização do Terminal e o uso de águas pluviais no sistema de abastecimento do aeroporto.

 

O superintendente da Regional Noroeste da Infraero, Rubem Ferreira Lima, ressalta que as obras de modernização e ampliação do Terminal de Passageiros permitirão um ganho considerável de operacionalidade no aeroporto Eduardo Gomes. “A partir da conclusão das obras estaremos iniciando um novo cenário para o aeroporto, como um grande concentrador e distribuidor de voos. Isso demonstra o grau de importância das obras do Aeroporto de Manaus não só para o Amazonas, mas para o Brasil”, afirmou.

 

Assessoria de Imprensa – Infraero.

Link to comment
Share on other sites

Assinada Ordem de Serviço para ampliação do Aeroporto Internacional de Manaus

 

Sexta-Feira 04 de Novembro de 2011 às 16:58

 

A Infraero assinou nesta sexta-feira (4/11) a Ordem de Serviço para início das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). O início dos trabalhos está marcado para o dia 16 de novembro, com conclusão prevista para dezembro de 2013. Nesse período, R$ 344,02 milhões serão investidos pela empresa, o que vai aumentar o nível de conforto para passageiros e usuários.

 

Com as obras, o Terminal de Passageiros terá a área aumentada de 43 mil m² para 97,25 mil m², além de aumentar sua capacidade operacional anual de 4,2 milhões de passageiros para 9 milhões.

 

A assinatura da Ordem de Serviço foi realizada na manhã desta sexta-feira (4/11), no saguão do Aeroporto de Manaus. Estiveram presentes representantes da Infraero, do consórcio contratado, comunidade aeroportuária e autoridades ligadas ao esporte, meio ambiente e de órgãos públicos que atuam no Terminal.

 

O diretor de Engenharia da Infraero, Jaime Parreira, destacou a importância das obras que o Aeroporto de Manaus receberá nos próximos meses. “Esta data marca um compromisso da Infraero com a população do Estado do Amazonas. Esperamos contar com o apoio de todos os segmentos envolvidos direta e indiretamente no processo para que as obras do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes possam ocorrer dentro do cronograma previsto”, disse.

 

Para o superintendente da Regional Noroeste, Rubem Ferreira Lima, o início das obras mostram a atenção da empresa com o setor aéreo. “A assinatura da Ordem de Serviço ratifica o compromisso da Infraero com a segurança e conforto de passageiros e usuários do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes”, destacou.

 

Já o superintendente do Aeroporto, Aldecir de Oliveira Lima, ressaltou a importância de Manaus no cenário da aviação nacional e internacional. “Cabe a Infraero, com o apoio de toda sociedade, o desafio de preparar o aeroporto Eduardo Gomes para atender adequadamente a demanda esperada nos próximos anos”, concluiu.

 

Melhorias previstas

O projeto de modernização prevê alterações no Terminal que permitirão a realização dos processos de embarque e desembarque em níveis diferenciados, agilizando o fluxo de passageiros. A modernização contemplará o aumento do número de balcões de check-in, esteiras de bagagem, substituição de todos os sistemas eletro-eletrônicos, mecânicos e hidrossanitários, além da completa substituição de pisos, revestimentos e incorporação de requisitos ambientais como iluminação natural, otimização energética e reuso de águas pluviais.

 

Remoção de quelônios do espelho d’água

Também nesta quinta-feira (3/11) foi realizada a remoção dos quelônios (tartarugas, tracajás e iaçás) do espelho d’água localizado em frente ao aeroporto. Técnicos do Ibama fizeram a catalogação, biometria e marcação dos animais que foram encaminhados a criadouros certificados junto ao órgão. Após a conclusão das obras, exemplares das mesmas espécies retornarão para aquaterrários, que serão instalados nas duas laterais no piso de desembarque. O trabalho de esvaziamento do lago, necessário às obras de modernização, começou com a retirada dos peixes nos dias 15 de setembro e 5 de outubro. O pescado foi doado a instituições assistenciais.

 

Assessoria de Imprensa – Infraero

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade