Jump to content

Avião presidencial conhecido como 'sucatinha' faz último voo


M@bella

Recommended Posts

Do G1 DF, com informações do Bom Dia DF´´

O avião presidencial batizado como “sucatinha” vai se aposentar nesta segunda-feira (7). Foram 34 anos na ativa, com mais de 27 mil horas de voo e mais de 27,5 mil pousos pelo mundo inteiro. O último voo do Boeing 737-200 está marcado para acontecer às 9h desta segunda. O avião decolará em Brasília rumo ao Rio de Janeiro, onde ficará exposto no Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira.

 

No antiga aeronave utilizada pela Presidência, foram transportados os ex-presidentes Ernesto Geisel, João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

“Só foram momentos em que nós engrandecemos, criamos uma doutrina forte e resistente. A gente cresceu muito operacionalmente e profissionalmente”, afirmou o piloto do avião, José Antônio Botturi Júnior.

O sargento reserva Sabino Galdino Neto esteve nas viagens do “sucatinha” por 17 anos como comissário. Ele conta que serviu presidentes, autoridades e até o Papa em viagens para 52 países.

segue abaixo o link da matéria:

 

http://g1.globo.com/...ultimo-voo.html

Link to comment
Share on other sites

Sucatinha sempre foi um apelido carinhoso herdado por ser contemporâneo do Sucatão - esse sim, andou dando uns sustos por aí e fez jus ao apelido.

 

Feliz aposentadoria prá máquina :)

Link to comment
Share on other sites

Sao dois sucatinhas, FAB2115 e FAB2116. ?? Ate onde sabia eles estavam parqueados na Base Aerea de Anapolis em Goias.

 

Alguem sabe o que sera feito do segundo exemplar?????

Link to comment
Share on other sites

O avião prestou bons serviços por 35 anos, é considerado um dos 737-200 mais conservados do mundo, sem nenhuma pane ou susto de grande relevância, e ainda chamam de sucatinha? É cada uma . . .

 

É coisa de Brasil - piada pronta para tudo, mesmo non-sense... :rotflol: :Brazil:

 

Sucatinha sempre foi um apelido carinhoso herdado por ser contemporâneo do Sucatão - esse sim, andou dando uns sustos por aí e fez jus ao apelido.

 

Feliz aposentadoria prá máquina :)

 

:check:

 

Por falar em Sucatão, por onde andam os 707 da FAB?

 

Apelidos tornados públicos por um sociólogo jurássico...

 

Bem... O período Jurássico foi entre 200 e 145 milhões de anos atrás - não consta que havia sociólogos entre dinossauros! :awesome: :P :cutuca:

 

*****

 

Vi os dois 737-200 da FAB em 2010 na BAAN (Anápolis). Alguém sabe qual dos dois irá ao MUSAL (diga-se, que tenha uma bela aposentadoria, preservado! :wub_anim: )? E o outro, o que farão? :unsure:

Link to comment
Share on other sites

 

Vi os dois 737-200 da FAB em 2010 na BAAN (Anápolis). Alguém sabe qual dos dois irá ao MUSAL (diga-se, que tenha uma bela aposentadoria, preservado! :wub_anim: )? E o outro, o que farão? :unsure:

 

Poderiam levar pro Museu da TAM né? seria bem mais cuidado!!!

 

Abrass

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe qual vai ser o próximo ?

 

Os novos aviões da presidência:

 

O que o ´´Jornal Hoje´´ acaba de informar é que o Sucatinha e o Sucatão serão substituídos por um AirBus 319 e por um jato da Embraer 190.

 

 

 

a quem interessar:

http://veja.abril.com.br/noticia/arquivo/sucatao-sera-substituido-airbus

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos Forenses.

 

Boeing 737/2N3 A -VIP

 

FAB 2115 – n/s 21165/441 – 1º vôo 05/03/1976 – entregue em 31/03/1976

Motorização – 2 - PW JT8D-17 (esse foi para o Musal)

 

FAB 2116 – n/s 21166/446 – 1º vôo 1º 31/03/1976 – entregue em 13/04/1976

Motorização – 2 - PW JT8D-17

 

Designado Boeing VC -96

 

Abraços

 

PP-CJC

Link to comment
Share on other sites

Black, eles sairam da Boeing zero-bala para a FAB.

Se não estou enganado eram inclusive aviões que iriam para a Vasp na segunda metade da década de 70 e foram repassados para a FAB.

 

Ao menos é isso que o pessoal que voou na Vasp comenta sobre esses dois aviões.

 

Um abraço.

Link to comment
Share on other sites

Se não estou enganado eram inclusive aviões que iriam para a Vasp na segunda metade da década de 70 e foram repassados para a FAB.

 

Ao menos é isso que o pessoal que voou na Vasp comenta sobre esses dois aviões.

 

Um abraço.

 

Olá Flávio, isso deve ter sido uma AFA de outrora, visto que o customer code dos VC-96 é "N3" 737-2N3 Adv, da própria FAB, enquanto os da VASP são "A1" e pelo que eu saiba, o customer code não muda após a entrega.

 

Só uma correção, o VC-96 que vai pro MUSAL é o 2116.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos Forenses.

 

Foi o 2115

 

Durante quase 10 anos, os VC-96 dividiram espaço nos hangares do GTE, em Brasília, e a honra de transportar presidentes com outra aeronave que já faz parte do acervo do MUSAL: o Vickers Viscount 789D (VC-90), que foi desativado na gestão do presidente João Figueiredo. O avião recebido pelo MUSAL, matrícula 2115, realizou mais de 20 mil pousos em missões de transporte presidencial.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=9091&hist%C3%93ria+-+museu+aeroespacial+do+rio+de+janeiro+recebe+avi%C3%A3o+presidencial

 

 

Abraços

 

PP-CJC

Link to comment
Share on other sites

 

Olá Flávio, isso deve ter sido uma AFA de outrora, visto que o customer code dos VC-96 é "N3" 737-2N3 Adv, da própria FAB, enquanto os da VASP são "A1" e pelo que eu saiba, o customer code não muda após a entrega.

 

Só uma correção, o VC-96 que vai pro MUSAL é o 2116.

 

Abs!

Pois é, a minha dúvida é justamente em relação ao customer code.

 

Se uma empresa repassa seus slots na linha de montagem ele muda certo?

 

Um abraço.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos Forenses.

 

Foi o 2115

 

Durante quase 10 anos, os VC-96 dividiram espaço nos hangares do GTE, em Brasília, e a honra de transportar presidentes com outra aeronave que já faz parte do acervo do MUSAL: o Vickers Viscount 789D (VC-90), que foi desativado na gestão do presidente João Figueiredo. O avião recebido pelo MUSAL, matrícula 2115, realizou mais de 20 mil pousos em missões de transporte presidencial.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=9091&hist%C3%93ria+-+museu+aeroespacial+do+rio+de+janeiro+recebe+avi%C3%A3o+presidencial

 

 

Abraços

 

PP-CJC

 

Olá PP-CJC e demais colegas.

 

A nota da FAB está equivocada quanto a matrícula da aeronave em questão. É de fato o FAB2116 que foi para o MUSAL, a mesma foi escutada e vista em voo na semana passada. O vídeo da matéria que foi ao ar hoje no Jornal Hoje, da partida do avião também não deixa qualquer dúvida quanto a matrícula.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

 

Olá PP-CJC e demais colegas.

 

A nota da FAB está equivocada quanto a matrícula da aeronave em questão. É de fato o FAB2116 que foi para o MUSAL, a mesma foi escutada e vista em voo na semana passada. O vídeo da matéria que foi ao ar hoje no Jornal Hoje, da partida do avião também não deixa qualquer dúvida quanto a matrícula.

 

Abraços.

 

Bem amigos, quem sera que esta certo,

 

Via Skyliner.

 

Boeing 737-2N3 n/s 21165/441 - VC96-2115 - Força Aérea Brasileira - ferried 07 nov 11 BSB-SBAF for display in Museu Aeroespacial

 

Abraços

 

PP-CJC

Link to comment
Share on other sites

 

desculpem a ignorancia, mas esses modelos tem autonomia para fazer vôo internacional ?

o A319 acredito que sim! Não é lá essas coisas, mas quebra o galho bem, quanto o E190 é mais para visitas pelo peis mesmo acredito, no máximo América do Sul!

 

 

 

Uma ótima aposentadoria aos sucatinhas, tanto esse que vai para um museu, quanto ao outro, quem sabe possa virar um ótimo executivo, não?

Link to comment
Share on other sites

 

Bem amigos, quem sera que esta certo,

 

Via Skyliner.

 

Boeing 737-2N3 n/s 21165/441 - VC96-2115 - Força Aérea Brasileira - ferried 07 nov 11 BSB-SBAF for display in Museu Aeroespacial

 

Abraços

 

PP-CJC

 

 

Para que não fiquem mais dúvidas

 

Cauda_VC-96.jpg

 

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade