RCWSKY Posted November 9, 2011 Share Posted November 9, 2011 Azul investe US$ 850 milhões em novos aviões São Paulo - Devagar e sempre: esta é a estratégia que a Azul Linhas Aéreas Brasileiras continuará empregando em 2012 para seu crescimento. É o que se pode depreender das palavras de seu presidente, Pedro Janot, e de seu diretor de Comunicação e Marca, Gianfranco Beting, ditas ontem no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), na apresentação da nova aeronave da empresa, o turboélice ATR 72-600. A compra de outras companhias aéreas, uma prática que nunca fez parte do DNA da Azul, parece continuar descartada. "Estamos muito confortáveis com o crescimento orgânico que a empresa vem tendo desde sua fundação", enfatiza Janot. Bater de frente com as líderes do setor também não faz parte dos planos: "A Azul tem a missão de desenvolver novos mercados, não roubar os que estão em mãos da TAM e da Gol", continua ele. Mas isto não significa falta de ousadia: "Compraremos 40 turboélices ATR 72-600 para a frota da empresa até 2015, pelo preço de US$ 850 milhões", revelou Beting ontem - o que é um dos maiores investimentos em aquisição de aeronaves já feito por uma companhia aérea brasileira. Trata-se da repetição, até certo ponto, da estratégia já empregada com sucesso por David Neeleman, o criador da Azul, nas outras aéreas fundadas por ele na América do Norte. "A Azul foi muito bem planejada desde o início de suas operações, em dezembro de 2008. Neeleman tinha obtido grande experiência no setor com a JetBlue Airways nos EUA e a WestJet no Canadá", observa Christian Majczak, especialista em aviação da GO4 Consultoria. "Nestes dois cases ele foi capaz de crescer mais do que o restante do setor usando uma estratégia muito clara: oferecer serviço melhor do que os concorrentes a um preço competitivo. É uma proposta desafiadora, porque guarda em si uma contradição: melhorar o serviço tende a custar mais caro", explica ele. Campinas Ontem, às 11 horas, das 24 posições do painel de voos do aeroporto de Viracopos, 2 eram ocupadas pela Gol, 1 pela Trip Linhas Aéreas e 1 pela TAM. Todas as outras 20 anunciavam embarque ou desembarque da Azul. Isto demonstra o predomínio absoluto que a empresa tem no complexo, que é o grande hub da Azul. "Hoje geramos quase 80% do movimento diário de Viracopos", orgulha-se Janot. Mas ele lembra que a aérea vem se fortalecendo em outros terminais, em especial os de Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Tudo para atrair clientes à sua proposta de aviação regional. "Quando surgimos, TAM e Gol detinham 96% do mercado aéreo do País; hoje, juntas, elas têm cerca de 80%. E a Azul vai entrar em 2012 dona de 10% do mercado, com certeza." "Quando existe preço baixo e alta frequência de serviço, as pessoas voam", afirma Beting. A ideia é usar os ATRs em rotas curtas, nas quais estes são mais econômicos que jatos. "O turboélice impulsiona o transporte aéreo regional porque seu custo é acessível", enfatiza ele. Beting lembra que o auge da aviação regular no Brasil se deu em 1957, quando havia rotas para nada menos que 357 municípios do País. No início dos anos 70, porém, a capilaridade do sistema havia caído dramaticamente: só cerca de 60 cidades eram servidas por voos regulares. Tal situação só começou a mudar no final daquela década, quando turboélices como o Bandeirante, da Embraer, ou os Lockheed Electra começaram a ser adquiridos maciçamente por companhias brasileiras. Pontualidade e custos Atualmente, a Azul conecta 40 destinos em 39 cidades, com 300 voos diários. Além dos ATRs, a empresa receberá oito novos jatos Embraer-195, para 118 passageiros cada, até o final de 2012. Estes aviões não estão inclusos no acordo anunciado recentemente para a entrega de 11 outros 195 entre 2013 e 2014. Majczak comenta o modelo de negócios da companhia: "Algumas das principais características da Azul são o uso de aviões menores, para aumentar a taxa de ocupação das aeronaves, busca de rotas não atendidas pelas gigantes Gol e TAM, gestão de custos rigorosa e foco na pontualidade dos voos [um ponto fraco deste setor no Brasil]". Mas ele alerta: "Apesar de tudo, persiste o problema de que, até onde se sabe, a empresa não gerou lucros até hoje. Resta ver se os investidores terão paciência para aguardar o retorno de seu investimento". E Majczak acrescenta: "Não acho impossível que, à medida que a Azul continue crescendo e passe a incomodar mais às concorrentes, algum dos grandes players faça uma oferta de aquisição por ela. Mas, como Neeleman tem muito interesse em nosso mercado [que de fato tem um enorme potencial] e a empresa tem mostrado ser capaz de um crescimento contínuo, o preço a ser pago por ela certamente não seria pequeno". Vale lembrar que há tempos especula-se sobre uma iminente abertura de capital da Azul - sobre a qual a empresa prefere não adiantar datas. Cenários Indagado acerca da viabilidade de se replicar no resto do País o modelo que a Azul aplica com êxito no rico interior de São Paulo, principalmente, Janot responde: "O Brasil hoje vivencia a formação de novos centros econômicos que se espalham por seu território. Temos o desafio de dar a eles uma aviação regional de qualidade". Sobre o setor como um todo, ele diz estar otimista: "Acreditamnos que o mercado nacional de aviação tem potencial para ser três vezes maior do que é hoje". E Janot enfatiza: "Viracopos tornou-se, para nós e para o País, um polo gerador de riquezas. Campinas e seu entorno possuem um Produto Interno Bruto (PIB) equivalente ao do Chile, e estamos felizes em fazer parte disto". "Vejo dois cenários para o futuro da Azul", adianta Majczak. "Se a empresa conseguir êxito em sua opção pelo mercado regional e de curta distância, ela terá fôlego para se desenvolver a médio prazo, já que sai na frente das demais ao explorar este nicho." Mas ele pondera: "A outra possibilidade é que este caminho não renda os frutos esperados e a companhia não consiga gerar lucros também em 2012. Se isto ocorrer, a pressão dos investidores por resultados pode comprometer seu modelo de negócios e sua continuidade", finaliza o analista. Por DCI Link to comment Share on other sites More sharing options...
PR-AYY Posted November 9, 2011 Share Posted November 9, 2011 É a Azul crescendo cada dia mais... Parabéns ao Criador da Cia.E o futuro da empresa deverá ser cada dia maior com sua política de expansão!!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandrinho Posted November 9, 2011 Share Posted November 9, 2011 Apenas 8 E-Jets no ano que vem? Link to comment Share on other sites More sharing options...
RCWSKY Posted November 9, 2011 Author Share Posted November 9, 2011 Apenas 8 E-Jets no ano que vem? Mas tem cinco chegando agora, entre novermbro e dezembro, para os voos da alta temporada [2011/2012]. Depois, poderam ir para novas rotas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
B737-8EH Posted November 9, 2011 Share Posted November 9, 2011 YY chega essa semana em CNF Link to comment Share on other sites More sharing options...
RCWSKY Posted November 9, 2011 Author Share Posted November 9, 2011 Apenas 8 E-Jets no ano que vem? Segundo as últimas informações da própria AZUL, para 2012 deverá chegar 08 E195 e 12 ATR-72-600, fora os 05 E195 e 03 ATR-72-600 desse final de ano [2011]. Seria bom, se 08 dos 15 novos ATR pretendido até dezembro/2012, não fosse apenas substituição de aeronaves. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PR-AYY Posted November 9, 2011 Share Posted November 9, 2011 Segundo as últimas informações da própria AZUL, para 2012 deverá chegar 08 E195 e 12 ATR-72-600, fora os 05 E195 e 03 ATR-72-600 desse final de ano [2011]. Seria bom, se 08 dos 15 novos ATR pretendido até dezembro/2012, não fosse apenas substituição de aeronaves. Provavelmente será,conforme o que foi dito pela Azul que a cada 2 ATR 72-600 chegando,1 72-200 seria devolvido.No final de 2012 seria 15 a frota de ATR 72-600,a frota atual de ATR 72-200 são de 8.Se for pela lógica os 8 ATR 72-200 serão devolvidos até o fim de 2012... Isso se for seguir o que foi dito,é apenas uma possibilidade. Link to comment Share on other sites More sharing options...
zedoscarro Posted November 9, 2011 Share Posted November 9, 2011 entao no final de 2011 a frota sera composta por: 32+5 jatos 8+3 atr no final de 2012 a frota sera de apenas: 37+8 jatos 11+6 atr ??? Se assim for nao passa nem brincando dos 12% de market share.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandrinho Posted November 9, 2011 Share Posted November 9, 2011 YY chega essa semana em CNF Vao pular entao o AYX? Ou vao juntos para Confins? Abs! Link to comment Share on other sites More sharing options...
B737-8EH Posted November 10, 2011 Share Posted November 10, 2011 Vao pular entao o AYX? Ou vao juntos para Confins? Abs! Acredito que vão pular.... SNME o YY tá em processo de produção a mais tempo que o YX Link to comment Share on other sites More sharing options...
ZUD Posted November 10, 2011 Share Posted November 10, 2011 entao no final de 2011 a frota sera composta por: 32+5 jatos 8+3 atr no final de 2012 a frota sera de apenas: 37+8 jatos 11+6 atr ??? Se assim for nao passa nem brincando dos 12% de market share.... uma hora será preciso pagar a conta pro investidor... Link to comment Share on other sites More sharing options...
MSMPILOT Posted November 10, 2011 Share Posted November 10, 2011 40 ATR ante 2015... mano soh sei dizer uma coisa: quem quiser voar maquina nova e 100% digital, a hora eh agora! 600 here we go... Link to comment Share on other sites More sharing options...
E175 Posted November 10, 2011 Share Posted November 10, 2011 AYY era pra hoje 23:00 em CNF, não se se já chegou. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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