jambock Posted May 4, 2006 Share Posted May 4, 2006 Meus prezados: À caça de uma turbina Como foi a operação para evitar a retomada do equipamento. Na tarde de terça-feira, uma equipe de três mecânicos e o representante legal da empresa de leasing GA Telesis Turbine, Sérgio Romariz, estavam no aeroporto de Congonhas para retirar uma turbina de um Boeing 737-300 da Varig por falta de pagamento. A companhia desviou o avião para Porto Alegre e o "recolheu" ao hangar da Varig Engenharia e Manutenção (VEM), impedindo o arresto. Hoje, os advogados da empresa norte-americana tentarão repetir a operação - e desta vez esperam conseguir - na capital gaúcha. A permissão para o desmembramento da turbina foi obtida por meio de decisão liminar do juiz responsável pela 10ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Andrade Pinto, concedida em 19 de abril. A Varig deve entre R$ 400 mil e R$ 500 mil à GA, conforme informou Luiz Felipe Butori, advogado do escritório César e Pascual Advogados Associados, representante da empresa de leasing. O avião que carregava a turbina da GA era um Boeing 737-300 prefixo PP-VNZ. A aeronave vinha de Belo Horizonte, faria escala no Rio e iria para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A Varig justificou que tinha 98 passageiros no Galeão com passagem para Porto Alegre e que o vôo para a capital gaúcha estava atrasado. Por isso, optou por colocá-los a bordo do PP-VNZ e mandar o avião para o Rio Grande do Sul (aterrissou ontem às 18h). Em Congonhas, para surpresa dos advogados da GA, chegou outro Boeing, de prefixo PP VOY, às 16h40min. - Acho que tentaram ganhar tempo para conseguir recorrer, mas trabalhamos em outras frentes e nossa expectativa é conseguir pegar a turbina na tarde desta quinta-feira, em Porto Alegre - disse Butori. Manutenção "programada" é razão para avião estar na Capital. Uma das frentes referidas pelo advogado é o pedido à Justiça do Rio que estenda a ordem de arresto da turbina a todos os aeroportos do país. Ou seja, a proibição para que o avião decole de qualquer aeroporto. A outra é conseguir que a ordem de execução chegue para a Justiça gaúcha, o que até as 19h de ontem não havia ocorrido. Fontes informaram que o avião "desviado" deveria ter voltado de Porto Alegre para o Galeão às 3h de ontem. Depois, o horário passou para as 12h, mas a aeronave permaneceu no hangar da VEM durante todo o dia. A Varig limitou-se a dizer que o avião estava em Porto Alegre para uma manutenção "já programada", sem permitir que fosse fotografado. A companhia aérea garantiu que sua diretoria jurídica iria pedir a cassação da liminar. A esperança da Varig é que a 8ª Vara Empresarial do Rio, responsável pela recuperação judicial da empresa, tome alguma medida para impedir o arresto. Saiba mais > Uma turbina de um Boeing 737-300 como a que a GA Telesis arrendou à Varig está avaliada em US$ 3 milhões. > O atraso do pagamento do aluguel do equipamento é estimado entre R$ 400 mil e R$ 500 mil. > A principal preocupação da companhia aérea é que, se a GA Telesis conseguir recuperar a turbina, abrirá precedente para outros credores de leasings de turbinas e de aviões fazerem o mesmo. > Até agora, a Varig tem conseguido se proteger deste tipo de pedido, beneficiada pela blindagem da recuperação judicial. Os pedidos de arresto têm sido bloqueados pela 8ª Vara Empresarial do Rio. > Se tiver de devolver a turbina, a Varig tirará de operação mais um Boeing 737-300, principal equipamento para rotas domésticas da companhia. Hoje, a frota da Varig tem 54 aviões em operação e 17 parados. fonte: jornal "Zero Hora" 4 mai 2006 Um abraço e até mais... Cláudio Severino da Silva jambock@brturbo.com.br Link to comment Share on other sites More sharing options...
X-Flyer Posted May 4, 2006 Share Posted May 4, 2006 Já não entendo mais nada. Uma hora a Varig não precisa devolver aviões, na outra tem que devolver turbina... :whistling: Espero que a Pioneira tem a força necessária pra dar uma virada nesta situação! Abraços! Link to comment Share on other sites More sharing options...
LipeGIG Posted May 4, 2006 Share Posted May 4, 2006 Espero que o juiz da 8a Vara conceda a Varig uma liminar ou mesmo suspenda os efeitos da medida em poder da GA Telesis. Ou restará a Varig parar o que deve à essa empresa ! Do jeito que a malha está, perder mais um avião operacional é suicidio! Felipe Link to comment Share on other sites More sharing options...
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