Jump to content

Recomendação sobre construção de novo aeroporto em Vitória da Conquista é expedida


teiacontabil

Recommended Posts

Recomendação sobre construção de novo aeroporto em Vitória da Conquista é expedida

 

Prefeitura, Derba e governo do Estado deverão adequar a obra ao Plano Básico de Gerenciamento Viário, para evitar futuros acidentes aéreos envolvendo aves.

 

 

14/12/2011 16:23

 

Com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes aéreos, o Ministério Público Federal (MPF) em Vitória daConquista (BA) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE/BA) recomendaram à Prefeitura do município, aoDepartamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba) e ao governo do Estado a adoção de medidasnecessárias para a construção do novo aeroporto da cidade.

 

A obra deve estar de acordo com o Plano Básico de Gerenciamento do Risco Aviário (PCA 3-2), documentoelaborado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), com finalidade deestabelecer critérios para a adoção de medidas de segurança necessárias.

 

A pedido do MPF, o Cenipa realizou visita técnica ao local escolhido e constatou a existência de quatroempreendimentos na Área de Gerenciamento de Risco Viário (Agra). Todos eles constituem focos atrativos oupotenciais de atração de aves. A indústria de farinha de osso, na fazenda André Amorim e a Indústria de RaçõesGuerra, respectivamente a 1,5 km e 3 km do núcleo da Agra foram consideradas focos atrativos e, por essarazão, o órgão emitiu parecer desfavorável à operação de ambas nas proximidades de um aeroporto.

 

Os outros empreendimentos próximos à área escolhida são o matadouro e frigorífico de animais Vitaly Foods e oaterro sanitário do município, considerados como potencial foco de atração das aves. O matadouro, também comavaliação desfavorável do Cenipa, encontra-se a 2,2 km do centro da pista do futuro aeródromo, dentro donúcleo do Agra.

 

Quanto ao aterro, o parecer não foi oposto ao seu funcionamento, tendo em vista sua localização a 10,5 km docentro, portanto, fora do núcleo. Contudo, será necessário o emprego de técnicas mitigadoras e de exclusão de aves, a fim de que este espaço não se configure, no futuro, em um foco de atração.

 

Por conta disso, o MPF e o MPE recomendaram a remoção dos três empreendimentos para os quais o Cenipaemitiu parecer desfavorável à operação ou então a localização de outra área que esteja de acordo com o PCA 3-2.

 

Recomendaram também que a Prefeitura empregue, no prazo de 30 dias, técnicas mitigadoras e de exclusão dosanimais no aterro sanitário, fundamentando sua eficácia.

 

O Derba e o Governo do Estado deverão interromper a continuidade de ações e procedimentos querepresentem gasto de dinheiro público para edificação do novo aeroporto, até que a recomendação sejaadotada.

 

Fonte: http://www.acordacid...e-expedida.html

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade