Jump to content

Concessão de aeroportos - 15 consórcios estrangeiros


RCWSKY

Recommended Posts

Governo recebe lista com 15 consórcios estrangeiros interessados nos leilões dos aeroportos

 

.

O leilão dos aeroportos de Viracopos, em Campinas, Cumbica, em Guarulhos e Juscelino Kubitschek, em Brasília, está marcado para o dia 06 de fevereiro de 2012 na Bolsa de Valores de São Paulo.

Na terça-feira (20/12) as expectativas do governo de que grandes grupos teriam interesse em participar das concessões foram superadas.

A lista que chegou ao planalto com 15 grandes consórcios estrangeiros, todos de empresas que operam em terminais da Europa e Estados Unidos.

A maioria das empresas fez aliança com conhecidas empreiteiras e bancos privados do Brasil. O governo espera arrecadar mais de R$ 10 bilhões.

 

 

Por: viracopos.com.br

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 55
  • Created
  • Last Reply

Será que a tão Idolatrada Fraport, que fica desdenhando de VCP vai participar?

 

Não conheço todos os grupos, mas é certo, que a Fraport vai disputar VCP!

Link to comment
Share on other sites

 

Não conheço todos os grupos, mas é certo, que a Fraport vai disputar VCP!

 

Será? E por que ela ficou dizendo que não sabia se era interessante VCP? Que dependia dos planos de GRU? Será estratégia para desestimular os possíveis concorrentes?

Link to comment
Share on other sites

Os da Europa são razoavelmente conhecidos. E os dos EUA? Port Authority de NY? A administradora de DFW?

 

Port Authority de New York and New Jersey nao e' uma empresa privada,

e' controlada pelos governadores dos dois estados, e nao controla

aeroportos, portos, trens, etc, fora dessa area.

 

Acredito que a PANYNJ nem possa, pelas suas atividades,

operar fora desses estados.

 

Mais informacoes aqui:

 

http://en.wikipedia...._and_New_Jersey

 

Airports

 

The Port Authority operates the following airports:[27]

Both Kennedy and LaGuardia airports are owned by the City of New York and leased to the Port Authority for operating purposes. Newark Liberty is owned by the City of Newark and also leased to the Authority. In 2007, Stewart International Airport, owned by the State of New York, was leased to the Port Authority.

 

 

DFW e' administrado pela DFW Airport Board, controlado pelas cidades de Dallas e Fort Worth.

 

Informacoes aqui:

 

http://en.wikipedia....ational_Airport

 

 

Bons voos :joinha:

Link to comment
Share on other sites

 

Será? E por que ela ficou dizendo que não sabia se era interessante VCP? Que dependia dos planos de GRU? Será estratégia para desestimular os possíveis concorrentes?

 

Tão certo quanto o fim do mundo em 2012 rs. Pode ser que sim, pode ser que não.

 

Mas mantenho minha opinião, quem venham os consórcios porque pior do que está não fica.

Link to comment
Share on other sites

Isso significa então, mais ou menos que, a União pode privatizar 15 aeroportos brasileiros.

 

É mais que nítido que esses 3 aeroportos serão um teste, e que GIG e CNF serão a bola da vez. Só não falam para não atrapalhar os planos, especiamente do VCP.

Mas deve ser certo que a SAC irá preparar pelo menos uns 10 grandes aeroportos para a privatização até o fim da era Dilma, primeiro mandato.

Link to comment
Share on other sites

Alguns consorcios ja confirmados:

 

Odebrecht/ Changi Airport (Singapore)

Ecorodovias/ Fraport

OHL / Aena (espanha)

 

Apostaria que este consorcio da ODB eh o cavalo vencedor para Guarulhos!

Link to comment
Share on other sites

 

Esse não é privado. Quem controla é o município, os terminais que são privados.

 

Certo, certo. Mas é que acredito que os editais não tenham qualquer restrição à participação de administradores estrangeiros estatais de economia mista nos leilões aqui do Brasil. Mas é puro achismo, não li os documentos.

 

De toda forma, acredito que as restrições tenham mais a ver com o escopo de atuação espacialmente limitado desses administradores que usei como exemplo e que o F14 Tomcat detalhou..

.

 

Port Authority de New York and New Jersey nao e' uma empresa privada,

e' controlada pelos governadores dos dois estados, e nao controla

aeroportos, portos, trens, etc, fora dessa area.

 

Acredito que a PANYNJ nem possa, pelas suas atividades,

operar fora desses estados.

 

Mais informacoes aqui:

 

http://en.wikipedia...._and_New_Jersey

 

Airports

 

The Port Authority operates the following airports:[27]

Both Kennedy and LaGuardia airports are owned by the City of New York and leased to the Port Authority for operating purposes. Newark Liberty is owned by the City of Newark and also leased to the Authority. In 2007, Stewart International Airport, owned by the State of New York, was leased to the Port Authority.

 

 

 

 

DFW e' administrado pela DFW Airport Board, controlado pelas cidades de Dallas e Fort Worth.

 

Informacoes aqui:

 

http://en.wikipedia....ational_Airport

 

 

Bons voos :joinha:

 

De toda forma, quem dos EUA vocês acham que participará?

Link to comment
Share on other sites

Apostaria que este consorcio da ODB eh o cavalo vencedor para Guarulhos!

Quem não quer a Changi Airports?! :rolleyes:

 

De toda forma, quem dos EUA vocês acham que participará?

 

LV-LEO, os americanos são cautelosos em investir no exterior no setor aeroportuário. Conheço poucas empresas que administram aeroportos lá (lá é pulverizado como fosse era o BR antigamente), mas as notórias são a de Miami e a LAWA - Los Angeles World Airport, que é da municipalidade de LA.

Link to comment
Share on other sites

Alguns consorcios ja confirmados:

 

Odebrecht/ Changi Airport (Singapore)

Ecorodovias/ Fraport

OHL / Aena (espanha)

 

Apostaria que este consorcio da ODB eh o cavalo vencedor para Guarulhos!

 

Também aposto e torço! A OHL é uma tragédia na administração das rodovias, imagino com os aeroportos, ainda mais em momento de crise na Espanha. A Odebrecht já tem cases de sucesso em concessões, e ainda mais em parceria com Changi Airport, podemos dizer inovação.

Link to comment
Share on other sites

Quem não quer a Changi Airports?! :rolleyes:

 

Pois é, espero que CNF possa ser concedido a eles futuramente. A consultoria do master plan e do TPS2 foi feita pela Changi Consulting e ficou excelente. Certamente seria aplicada.

 

Quanto aos espanhóis desconfio. Prefiro Fraport e Changi. Aguardando a confirmação dos demais consórcios.

Link to comment
Share on other sites

porque a duvida quanto aos espanhois?

madrid-barajas esta um espetaculo...

 

Sem dúvidas, mas vamos concordar que até Luanda vai ter um aeroporto melhor que os da Infraero. O MAD é bom realmente, mas eu preferia a Fraport por já ter histórico de joint venture na América Latina (pode existir da Aena, mas desconheço). Penso também na qualidade, pois vejo muita reclamação da OHL. O que o o PR-GGG disse faz sentido, pois embora a crise na Europa esteja pegando todo mundo, a Espanha já vinha mal. Tenho receio de acontecer o que vem acontecendo com o Santander, que simplesmente sucateou a rede do Real, aplicou o mínimo de investimento previsto, mas garantiu sorrisos na matriz. Ramos bem diferentes também, pode ser uma bobagem minha.

 

De toda forma serão as primeiras concessões. É difícil falar quem vence, quem vai oferecer o melhor serviço, quais grupos aliados com quais poderão atuar melhor. Não temos muitos parâmetros nem pra opinar. Uma coisa é fato, já disse aqui mesmo, em relação ao que está hoje, que venha qualquer um. Piorar acho muito difícil.

Link to comment
Share on other sites

porque a duvida quanto aos espanhois?

madrid-barajas esta um espetaculo...

 

Como o E175 citou o caso Santander, os espanhóis (não todos) tem um belo costume de ter tudo bonitinho na sua casa e a América Latina fazem "nhaca", vide Telefônica ou a Ibéria com a Aerolíneas, Ladeco, Dominicana e Viasa.

Link to comment
Share on other sites

 

Pois é, espero que CNF possa ser concedido a eles futuramente. A consultoria do master plan e do TPS2 foi feita pela Changi Consulting e ficou excelente. Certamente seria aplicada.

 

Quanto aos espanhóis desconfio. Prefiro Fraport e Changi. Aguardando a confirmação dos demais consórcios.

 

Pois é, do apetite voraz desses consórcios cheio de empresas renomadas, saltará a vista do GF em conceder vários aeroportos. Fora o lobby que pode se ter dos perdedores..

Link to comment
Share on other sites

Como o E175 citou o caso Santander, os espanhóis (não todos) tem um belo costume de ter tudo bonitinho na sua casa e a América Latina fazem "nhaca", vide Telefônica ou a Ibéria com a Aerolíneas, Ladeco, Dominicana e Viasa.

 

Pois é, são outros exemplos muito pertinentes.

 

Pois é, do apetite voraz desses consórcios cheio de empresas renomadas, saltará a vista do GF em conceder vários aeroportos. Fora o lobby que pode se ter dos perdedores..

 

Só espero que sejam concedidos. Ninguém aguenta mais a rede atual. Fora isso é torcer por um processo honesto e transparente.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.


×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade