marcelo carvalho Posted December 23, 2011 Share Posted December 23, 2011 Na tarde de hoje (22/12) a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos deputados, representada pelo deputado Otavio Leite, e acompanhada pela Infraero, fizeram uma vistoria técnica nas obras do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. As obras tiveram no início em 2004 e estão paralisadas desde 2007, quando o Tribunal de Contas da União cortou a verba em função do sobrepreço das obras, e até hoje não existe uma conclusão para o problema. Dados do ministério do Planejamento, entre 2005 e outubro de 2011, mostram que do total de R$ 353.777.528 bilhões da dotação, apenas R$ 252.048.212 milhões foram executados, ou seja, 71%. “O que me preocupa são os nós e as barreiras que não conseguem ser ultrapassadas. O objetivo dessa vistoria é chamar a atenção do ministro da Aviação Civil para que as devidas providências sejam tomadas. Essa é uma obra que duplicaria o tamanho do Santos Dumont, e traria grandes performances para o aeroporto, mas que está parada desde 2007. É preciso desatar esse nó, porque temos uma série de espaços que não rendem o que poderia estar sendo gerado.”, afirma o deputado Otavio Leite. O terceiro andar de um dos prédios está sendo construído e as obras já estão avançadas, o novo andar vai abrigar uma área maior de comércio, que é o setor com mais reclamações na ouvidoria do aeroporto, além de um restaurante que tem previsão de abertura na segunda metade de janeiro de 2012. O gerente de Obras e Empreendimentos da Infraero, Cristiano Brito, estima que para conclusão dessa parte da obra serão necessários mais 5 milhões de reais. E existe também a parte da obra que não começou, que são os andares que pegaram fogo em 1997 e ainda não foram reformados. A área deve ser transformada em um hotel ou será utilizada para abrigar a parte administrativa do aeroporto, segundo o superintendente Regional do Rio de Janeiro, Lucinio Baptista. Para que as obras sejam retomadas é preciso que seja realizada uma perícia no que foi feito até o momento. Apenas após a vistoria que a autorização para a retomada das obras será concedida. “Enquanto não tiver uma perícia não podemos continuar a obra. A solicitação já foi feita, mas o assunto ainda está na justiça. O problema não é concluir as obras, mas ter a autorização para que elas continuem.”, disse Lucinio Baptista. No entanto, conseguir a autorização não é a última etapa no processo para a que as obras sejam concluídas. O projeto feito em 2004 ainda terá que ser revisto, antes que possa ser feito um novo orçamento para a obra. O gerente de Obras da Infraero comenta que o projeto também precisa ser incrementado, porque as necessidades de um projeto feito em 2004 não são mais as mesmas de hoje. “Estou muito preocupado com a situação do país em relação aos eventos esportivos que vamos sediar, porque muitas mudanças ainda precisam ser feitas. Existe sempre uma desculpa, mas o problema prossegue sem soluções. O ministro da Aviação Civil precisa tomar providências, porque é inadmissível ter uma área tão grande do aeroporto não sendo utilizada.”, ressalta Otavio Leite. Fonte: Mercado & Eventos http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/79610 Link to comment Share on other sites More sharing options...
richardsbfz Posted December 23, 2011 Share Posted December 23, 2011 :omg: vou dormi, para ver se dá certo, ok? Volto em mil anos! O incrível é que o resto da obra, pelo o que entendi é só para lojas, AERO Shoping! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lvcivs Posted December 23, 2011 Share Posted December 23, 2011 Tinha que botar tudo na conta da empreiteira que gastou a grana toda e deixou a obra pela metade! Agora é esse oceano de burrocracia para que uma obra seja concluída DEZ anos depois do seu começo. VIX feelings... Link to comment Share on other sites More sharing options...
C010T3 Posted December 23, 2011 Share Posted December 23, 2011 Que novidade... É nessas horas que eu gosto de postar essa notícia de 2001: Infraero reformará Aeroporto Santos Dumont, no Rio Terça-feira, 26 de Junho de 2001, 08:07 O Aeroporto Santos Dumont, no Rio, deve passar por reformas. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) tem projetos de remodelar o aeroporto, que completa 65 anos em novembro. A idéia é construir mais um andar no prédio, onde funcionaria o embarque, retirar as lojas do térreo para deixar mais espaço livre nas calçadas, e erguer um edifício-garagem para triplicar o número de vagas para carros - atualmente, são 1.100. Depois do incêndio em 1998, o Santos Dumont recuperou o prestígio. Em 1997 - antes que um curto-circuito destruísse as instalações -, 2,6 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto. No ano passado, esse número foi de 4,8 milhões. Esse aumento no número de passageiros foi determinante para a urgência das obras, que estão orçadas em R$ 80 milhões. A fachada do prédio não pode ser alterada porque o governo estadual estuda o tombamento do edifício. O novo pavimento abrigaria o check in e a venda de bilhetes. Dali, o passageiro seguiria para o mezanino, já existente no aeroporto. O acesso aos aviões seria feito por uma rampa de embarque, partindo do mezanino, que terá lojas, praça de alimentação e o setor de embarque. "Comercialmente é melhor ter as lojas ali, perto do embarque, porque 65% dos nossos passageiros são da ponte Rio-São Paulo, e querem resolver a vida rápido para embarcar", afirmou o superintendente da Infraero no Rio, Luiz Carlos Aguieiras. O térreo, onde hoje funcionam bomboniére, livraria, lanchonete, e outros estabelecimentos, seria destinado somente ao desembarque. "Uma idéia é abrir a parede das lojas para que os passageiros chegassem mais facilmente à calçada, mas tudo dependerá do projeto dos arquitetos", disse o superintendente. A Infraero já lançou o edital de licitação para o projeto. A estimativa é de que as obras iniciem em junho do ano que vem. De acordo com Aguieiras, uma das prioridades da Infraero é o edifício-garagem, com cerca de 3 mil vagas. "O estacionamento é tão caótico que interfere no trânsito de quem vem do Aterro do Flamengo", afirmou. A construção do edifício-garagem, num terreno ao lado do aeroporto, terá recursos da iniciativa privada, por meio de licitação. A Infraero espera também ocupar o espaço com hotel ou centro empresarial. Esses projetos devem exigir investimentos de R$ 120 milhões. http://www.estadao.com.br/arquivo/cidades/2001/not20010626p19541.htm Link to comment Share on other sites More sharing options...
B737-8EH Posted December 23, 2011 Share Posted December 23, 2011 Coiote, essa é a melhor parte... Interessante como a Infraero planeja suas prioridades... De acordo com Aguieiras, uma das prioridades da Infraero é o edifício-garagem, com cerca de 3 mil vagas. "O estacionamento é tão caótico que interfere no trânsito de quem vem do Aterro do Flamengo", afirmou. A construção do edifício-garagem, num terreno ao lado do aeroporto, terá recursos da iniciativa privada, por meio de licitação. A Infraero espera também ocupar o espaço com hotel ou centro empresarial. Esses projetos devem exigir investimentos de R$ 120 milhões. http://www.estadao.c...10626p19541.htm Link to comment Share on other sites More sharing options...
E175 Posted December 23, 2011 Share Posted December 23, 2011 Parafraseando a secretária eletrônica do CEMAL .. Santos Dumont está chorando .. Link to comment Share on other sites More sharing options...
C010T3 Posted December 23, 2011 Share Posted December 23, 2011 Coiote, essa é a melhor parte... Interessante como a Infraero planeja suas prioridades... Pois é, dez anos depois, nada foi feito no estacionamento. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Galeão-Cumbica Posted December 27, 2011 Share Posted December 27, 2011 Pois é, dez anos depois, nada foi feito no estacionamento. Ô, se não.... sucatearam, cortaram pela metade no espaço e multiplicaram por dezenas no preço... Achei interessante a parte das "lojas do térreo"... devem estar falando do TPS antigo e das lojas que ainda estão em construção. Lá tem umas paredes adesivadas dizendo que vai ser uma Laselva, uma cafeteria e um Bob's, o que combina bem com o "livraria, bomboniere e lanchonete" que citaram na matéria. Só esbarra num problema: eles "planejam" melhorar o acesso à calçada derrubando paredes de uma construção tombada pelo INEPAC? A única lanchonete do TPS novo vende um miserável de um joelho a R$ 5,00 e não aceita nada mais que dinheiro como pagamento. Não tem uma farmácia, não tem caixas eletrônicos... hoje passei pelo segundo andar e vi uma lojinha às moscas vendendo umas blusas a R$ 280,00! A equação é bem simples, não? A Infraero mete a mão no aluguel, as lojas metem a mão nos preços, ninguém compra nada, a loja fecha e nem lojista nem Infraero lucram. Link to comment Share on other sites More sharing options...
lichmann Posted December 27, 2011 Share Posted December 27, 2011 A Infraero informa: Seguimos o calendário Maia, e de acordo ao mesmo não irá concluir as obras, pois o mundo acaba em 2012. CAAAAAAAAAAAABUM, Bra-sil-sil-sil!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Delta Wing Posted December 27, 2011 Share Posted December 27, 2011 Vendo o título do tópico fiquei confuso... Ele não morreu em 1932? Como vai concluir algo depois de morto? Link to comment Share on other sites More sharing options...
B737-8EH Posted December 27, 2011 Share Posted December 27, 2011 Vendo o título do tópico fiquei confuso... Ele não morreu em 1932? Como vai concluir algo depois de morto? Vc tá brincando né ?? Link to comment Share on other sites More sharing options...
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