Jump to content

O que fazer diante de pedidos inusitados dos clientes?

AFLN

Recommended Posts

"O que fazer diante de pedidos inusitados dos clientes?

Escrito por Nathalia Prates em 29.12.2011 Categorias: Serviços

shutterstock_51354070.jpg

Saber lidar com pessoas é um pré-requisito essencial para todos os tipos de negócio. Tratar os consumidores com respeito, cordialidade e simpatia – em qualquer hora e todos os dias – é regra. Mas como reagir quando os clientes fazem perguntas e solicitações estranhas? A companhia aérea britânica Virgin Atlantic realizou uma pesquisa com cerca de 3.000 funcionários, entre pilotos e comissários de bordo, para saber quais foram as frases mais inusitadas que já ouviram. O resultado foi publicado no site da CNN.

Acostumados a voar para diversos destinos e, consequentemente, a lidar com pessoas de nacionalidades diferentes, a tripulação respondeu coisas inacreditáveis:

“Você poderia me mostrar onde ficam os chuveiros?”

“Você poderia levar os meus filhos para a sala de brinquedos?”

“Vocês servem lanches do McDonald’s?”

“Seria possível abrir as janelas?”

“Você poderia trazer uma xícara de chá, um livro e fazer uma massagem na minha Barbie?”

“Por favor, você pode pedir para o piloto parar a turbulência?”

“Vocês poderiam desligar o motor? Ele está fazendo muito barulho.”

Segundo a gerente de relacionamento com o cliente da Virgin, Caroline Lynam, é importante que a empresa busque oferecer sempre o melhor serviço possível aos clientes. “Contudo, há algumas solicitações que até nós achamos desafiadoras.” A declaração da funcionária é inteligente e deveria servir de exemplo. Nem sempre estamos bem-humorados e há dias em que dá vontade de dar respostas não muito educadas. Quem trabalha diretamente com o público sabe que não há lugar para esses “dias” no calendário da empresa. É preciso ter paciência e consideração com quem está usufruindo de um serviço oferecido pela sua empresa e tentar tirar o melhor proveito possível da situação. Quem sabe, de uma pergunta aparentemente tola, não surge uma ideia inovadora?"

Fonte: http://www.papodeempreendedor.com.br/servicos/o-que-fazer-diante-de-pedidos-inusitados-dos-clientes/

1- “Você poderia me mostrar onde ficam os chuveiros?”

2- “Você poderia levar os meus filhos para a sala de brinquedos?”

3- “Vocês servem lanches do McDonald’s?”

4- “Seria possível abrir as janelas?”

5- “Você poderia trazer uma xícara de chá, um livro e fazer uma massagem na minha Barbie?”

6- “Por favor, você pode pedir para o piloto parar a turbulência?”

7- “Vocês poderiam desligar o motor? Ele está fazendo muito barulho.”

Respostas recomendadas durante voos lotados de turistas chatos:

1- Sim, mostrarei assim que desocuparem. Dois casais acabaram de entrar e parece que vai demorar, mas eu aviso a senhora.

2- Lógico Madame, a sala fica bem ali na ponta de asa esquerda. Assim que parar de ventar, eu levarei as crianças para brincar lá fora. Pode formar fila ali naquela portinha de criança, onde está escrito "Emergency Exit".

3- Sim, mas a senhora tinha que ter comprado os tickets do Bigmac no Check in.

4- Sim senhora, podemos abrir sim. Logo que parar essa chuva abriremos todas as janelas para arejar o ambiente.

6- já trarei. Temos chá de urtiga e de cogumelo venenoso. Vou chamar o comissário Ken para a massagem. Aguarde que já voltarei.

7- infelizmente não. O avião voa devido às ondas sonoras. Quanto mais barulho, mais ele voa. A senhora vai ver quando diminuir ombarulho o aviao começa a descer. É impressionante!

(disclaimer: Essas frase foram utilizadas pela famosa Comissária Demi Tida. Usar com critério! Usar frases de efeito faz mal à saúde do seu emprego!)

Abração,

Sydy

7- infelizmente não. O avião voa devido às ondas sonoras. Quanto mais barulho, mais ele voa. A senhora vai ver quando diminuir ombarulho o aviao começa a descer. É impressionante!

(disclaimer: Essas frase foram utilizadas pela famosa Comissária Demi Tida. Usar com critério! Usar frases de efeito faz mal à saúde do seu emprego!)

Abração,

Sydy

kkkkkkkk esse Sydy não presta, rachei de rir aqui

kkkkkkkkkkkkkk hoje no check-in uma senhora me perguntou "qual o lugar do aviao que faz menos turbulência?" kkkkkkkkkkkkk

simples: manda ela pro porão... :coolface:

A um tempo atras perguntaram pra mim se tinhamos energético....eu quase respondi "sim senhor gostaria de whisky pra misturar e um dj pra começar a balada??"

Se eu for contar as maluquices que ja ouvi voando...não saio daqui hoje.

Não só comissários ouvem. Enquanto acompanhava o desembarque de um voo, orientando os passageiros da porta traseira (é, em VCP num tem finger, é aquela coisa, tem que ficar olhando prá todo lado prá que nenhum doido resolva sair correndo, passar por baixo da asa, etc...) e o dito cujo, respondeu, ao ouvir minha solicitação de não passar por debaixo da asa: "ahh.. mas eu quero fazer xixi na roda!" eu prontamente: "sério? então tá.. vai lá, tira a liguiça e aproveita e faz churrasquinho dela pq vai fritar!" e completei: "meu senhor, eu não tô aqui brincando, por favor, não passe por baixo da asa. é para sua segurança!" Lógico q falei dando risada! Mas que deu vontade de catar o engraçadinho e socar dentro do motor, deu!

Pra uma comissária igual a da modelo da foto da revista o que eu pediria??? Huuuummm.............. :kiss:

E ela, altamente treinada, responderia: "Lógico senhor, vou chamar o Michel boca de veludo para atender o seu pedido. Um minutinho!

:rage:

Abcs,

Sydy

Não só comissários ouvem. Enquanto acompanhava o desembarque de um voo, orientando os passageiros da porta traseira (é, em VCP num tem finger, é aquela coisa, tem que ficar olhando prá todo lado prá que nenhum doido resolva sair correndo, passar por baixo da asa, etc...) e o dito cujo, respondeu, ao ouvir minha solicitação de não passar por debaixo da asa: "ahh.. mas eu quero fazer xixi na roda!" eu prontamente: "sério? então tá.. vai lá, tira a liguiça e aproveita e faz churrasquinho dela pq vai fritar!" e completei: "meu senhor, eu não tô aqui brincando, por favor, não passe por baixo da asa. é para sua segurança!" Lógico q falei dando risada! Mas que deu vontade de catar o engraçadinho e socar dentro do motor, deu!

Pois é... não são só os comissários que ouvem estas solicitações estranhas... Mesmo quando consideramos nossos "clientes internos" dentro de uma empresa aérea, podemos presenciar coisas bem "inusitadas".

Lembro que quando trabalhei em manutenção me deparei com certas coisas difíceis de acreditar. Certa vez vi este reporte no livro dos comissários:

"O espelho do toalete dianteiro está distorcendo a imagem"

E olha a resposta da manutenção:

"Espelho está OK, vc é que está gorda mesmo!!"

Outro caso ocorreu no cockpit de um 727 cargueiro... essa eu não presenciei, mas era uma "lenda" de aeroporto:

O mecânico preenchia o livro de bordo depois da inspeção de pernoite... e o piloto chegava na aeronave...

O piloto perguntou:

"E aí manutenção... como está a aeronave."

E tome a resposta... com uma sinceridade incrível...

"Olha, se isso aqui fosse um cavalo, eu mandava sacrificar!!!"

É mole

Sds,

Ozires

Outro caso ocorreu no cockpit de um 727 cargueiro... essa eu não presenciei, mas era uma "lenda" de aeroporto:

O mecânico preenchia o livro de bordo depois da inspeção de pernoite... e o piloto chegava na aeronave...

O piloto perguntou:

"E aí manutenção... como está a aeronave."

E tome a resposta... com uma sinceridade incrível...

"Olha, se isso aqui fosse um cavalo, eu mandava sacrificar!!

Pô Ozires, Eu juro que ouvi isso do colega da manuta! Me estourei de rir, mas o caso não era grave... Hahaha

Abc,

Sydy

Nâo sei se é lenda, mas tem a história da comissária, novinha, terminou o segundo grau e foi ser comissária. Estava indo pela primeira vez de passe para casa, voo lotado, os jumps já todos ocupados por tripulantes mais antigos, ela pergunta ao comandante se ele a levaria de extra, o comandante, em tom de brincadeira responde: "Ihhh... Só se for no porão!"

A comissária desce, cabisbaixa, da aeronave, minutos depois sobe um despachante rindo, dizendo que tinha uma comissária querendo entrar no porão e que o comandante a havia autorizado a viajar lá.

Eu fico imaginando a comissária insistindo com os colegas da rampa para entrar no porão... rsrsrs...

Mesmo como pax eu já vi coisas inusitadas a bordo.

Esses dias, indo de Congonhas para Curitiba, de TAM, o comissário fez seu speech anunciando o serviço de bordo: "Temos Coca-cola, coca zero, kuat e kuat zero, suco de laranja caseira, suco de pêssego e café".

O passageiro atras de mim, virou e perguntou: Não tem AGUA DE COCO não? ORAS, o cara ACABOU de fazer o speech com o que tem!!!

Outra foi quando uma menininha com sua mãe chamaram a comissária pra dizer que a asa havia quebrado, quando na verdade eram os flaps sendo baixados...

Se eu for contar as maluquices que ja ouvi voando...não saio daqui hoje.

2

Uma das mais comuns é (vôo noturno, no meio do vôo, o cidadão olhando pra lua lá fora) "moço, a gente tá parado?"

Pedir para acompanhar os procedimentos de decolagem e/ou aterrissagem do jump seria considerado inusitado?

Peres,

Não muito... Em outros tempos era bem fácil, agora complicou por causa do 9/11. Tem a legislação, SOP, entre outro que amarram o Comandante liberar. Diria que não é inusitado, mas muito difícil de ser atendido.

Um dia desses, chegando de Amsterdã, fui convidado a assistir o pouso do 777 em GRU. Foi bem legal ver a padronização dos Holandeses.

Tenta. O não está garantido e o que vier é lucro.

Abcs,

Sydy

Mesmo como pax eu já vi coisas inusitadas a bordo.

Esses dias, indo de Congonhas para Curitiba, de TAM, o comissário fez seu speech anunciando o serviço de bordo: "Temos Coca-cola, coca zero, kuat e kuat zero, suco de laranja caseira, suco de pêssego e café".

O passageiro atras de mim, virou e perguntou: Não tem AGUA DE COCO não? ORAS, o cara ACABOU de fazer o speech com o que tem!!!

Outra foi quando uma menininha com sua mãe chamaram a comissária pra dizer que a asa havia quebrado, quando na verdade eram os flaps sendo baixados...

Isso me mata de raiva ainda que como passageiro. "Por favor o que tem para beber?" "Temos Coca Cola Normal e Zero, Guarana Kuat Normal e Zero, Suco de Pêssego Light e Suco de Laranja" e ai o bonitão responde "Ué não tem Fanta?"; pqp eu desconfio que tem passageiro achando que os comissários escondem coisas na galley.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade