leelatim Posted January 19, 2012 Share Posted January 19, 2012 Airbus registra recorde de 1.419 encomendas em 2011 Em pedidos efetuados, empresa alcançou 64% de participação de mercado no ano passado A fabricante europeia de aviões Airbus recebeu encomendas recordes de 1.608 aeronaves em 2011, num total líquido de 1.419 unidades após cancelamentos - o que marca um recorde histórico para a companhia. Com esses números, a empresa alcançou 64% das encomendas do mercado em 2011, mas prevê que, em 2012, será alcançada pela a Boeing. O volume de pedidos inclui mais de 1.220 unidades do A320neo, modelo modernizado de 150 lugares lançado há somente um ano e que apressou a Boeing a melhorar seu campeão de vendas e batizá-lo de 737 MAX. A Airbus confirmou que entregou 534 aviões em 2011. O aumento de 5% sobre 2010 foi divulgado em um momento em que Airbus e Boeing planejam acelerar para atender à demanda de mercados emergentes. Apesar da Airbus ter vencido a Boeing na briga por encomendas por uma margem recorde, seus números se viram prejudicados pela decisão inesperada da companhia de alterar a maneira pela qual registra uma importante encomenda de 130 aviões feita pela American Airlines, que está em processo de recuperação judicial. A matriz da American Airlines, AMR, pediu proteção contra falência em novembro, meses depois de dividir uma encomenda histórica de 460 aeronaves entre Airbus e Boeing. Por causa da legislação de recuperação de empresas dos EUA, a encomenda de 40 bilhões de dólares está suspensa até que o tribunal de falências confirme ou derrube o pedido. Auditores da Airbus foram contra a inclusão da encomenda da AMR nos números oficiais até que saia a decisão judicial, o que possivelmente não acontecerá até o próximo ano. A Airbus disse que a companhia aérea mostrou confiança, no entanto, na confirmação do pedido. Na semana passada, a Boeing tinha anunciado 921 vendas em 2011 e um total líquido de 805 após ajustes ou cancelamentos, e 477 entregas. O diretor de vendas da Airbus, John Leahy, previu que as vendas cairão de volta para 600 ou 650 unidades em 2012 e levantou a possibilidade de que a Boeing ganhe a briga por encomendas pela primeira vez desde 2006. Ele citou a crescente demanda pelo modelo 737 MAX por parte de clientes que a concorrente já tem. O aparelho chegou ao mercado um ano depois do A320neo. A companhia norte-americana disse ter 1.000 encomendas firmes e provisórias de 737 MAX e prometeu tornar 2012 o "ano da Boeing". A Airbus informou que a Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, cancelou seis dos 25 pedidos de A350-1000s, de 350 lugares. Leahy espera concluir nas próximas semanas um negócio com a Air France-KLM para 25 unidades do A350. A Airbus espera entregar 30 aviões A380 em 2012 e vender mais ou menos o mesmo número, disse o diretor a jornalistas nesta terça-feira. Link to comment Share on other sites More sharing options...
richardsbfz Posted January 19, 2012 Share Posted January 19, 2012 A Boeing perdeu mercado nos últimos anos, mas considerando a AFA ou não de um novo 777, o início das entregas do 747i que pode trazer mais encomendas, além do crescimento rápido de pedidos para o 737MAX(mais rápido que o A320neo), pode ser que volte! O A350 parece qiue atrasa mais, e os pedidos de A320neo já diminuiram(continuam)! E pode tirar os 460 para a AA, essa eu aposo 1 "rial" que não sai da lama! Link to comment Share on other sites More sharing options...
leelatim Posted January 19, 2012 Author Share Posted January 19, 2012 A Boeing perdeu mercado nos últimos anos, mas considerando a AFA ou não de um novo 777, o início das entregas do 747i que pode trazer mais encomendas, além do crescimento rápido de pedidos para o 737MAX(mais rápido que o A320neo), pode ser que volte! O A350 parece qiue atrasa mais, e os pedidos de A320neo já diminuiram(continuam)! E pode tirar os 460 para a AA, essa eu aposo 1 "rial" que não sai da lama! A propria Airbus jprojeta que em 2012 a Boeing volte a ser lider em vendas em funcao do spedidos previstos de 737Max para os fieis clientes da Boeing,sem contar que com problemas a vista com o A350-1000 e o 800 muitas cias vao cancelar pedidos e comprar 777s Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.