Jump to content

Skyteam busca parceiros no Brasil, na Índia e África

Renan - SAO

Recommended Posts

“Nossa prioridade é conquistar parceiros no Brasil, na Índia e, ainda que tenhamos a Kenya Airways por lá, no continente africano”, disse o coordenador de Comunicações da aliança aérea, Victor Cruz, durante encontro com a imprensa hoje em São Paulo.

“Especificamente no Brasil, não há candidatos. No entanto, precisamos estar aqui, é muito importante para a Skyteam”, emenda Cruz.

Em nível mundial, outras quatro empresas vão entrar para a Skyteam até o final do ano, afirmou o gerente de Alianças Comerciais da Skyteam, Joaquín Quintero.

Confira: Saudi Arabian (Arábia Saudita), em maio; MEA – Air Liban (Líbano), em junho; Aerolíneas Argentinas (Argentina), em agosto; e Xiamen Airlines (China), em novembro.

SERÁ A GOL?

Os executivos da Skyteam não citaram nenhum nome de empresa brasileira que poderia entrar para a aliança.

Pela “lógica”, a companhia que tem grandes chances de entrar para a associação é a Gol.

Por quê? Porque a Delta, integrante da aliança, recentemente tornou-se sócia da Gol e tem um executivo no Conselho de Administração na aérea liderada por Constantino de Oliveira Júnior.

Além disso, a Gol mantém acordos com a Air France e a KLM. Agora se a empresa entrará ou não na Skyteam, só o futuro dirá.

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/skyteam-busca-parceiros-no-brasil-na-india-e-africa_74914.html

99% de chances de ser a Gol, se não for é a Azul.

realmente todos jah viam a gol como possivel integrante da sky antes mesmo da delta adiquirir os 3% da mesma, agora se a gol nao entrar eh por pirraça mesmo heehehehe... Com relaçao a Azul gostaria muito mesmo se fosse ela daqui 1 ano a reppresentante da Star no Brasil e nao a AviancaBrasil como supoe jah que a AviancaTaca tah entrando.... Daqui um ano digo porque daria tempo dela crescer a malha intraestaduais e nao tao centralizado (vcp) como ela funciona.... Parece a tap (lisboa) jeejejejjeje...

Vamos ver o cenário atual:

TAM: Já está na Star e tem uma clausula na fusão, determinada pelos governos, que ela não poderá ficar numa alianca que tenha a Avianca. Logo vai ter que sair da StarAlliance e escolher uma outra. Como a LAN é da Oneworld e as duas serão administradas juntas, a tendencia é a migração dela para a OW.

Avianca: Bom, a Avianca mãe entrará na Staralliance. Logo, o filho deverá seguir o mesmo caminho.

Azul: Nada pronunciado até agora sobre ela, creio que ainda precisa ganhar um pouco mais de musculatura nos destinos que oferece.

GOL: Tem CS com a Delta / AirFrance-KLM. Já era uma candidata natural. Agora teve um aporte importante da Delta e terá uma cadeira no conselho para uma pessoa da Delta. São fatores que podem influenciar a decisão da GOL de sair da neutralidade e entrar de vez em uma aliança.

Vamos ver o cenário atual:

TAM: Já está na Star e tem uma clausula na fusão, determinada pelos governos, que ela não poderá ficar numa alianca que tenha a Avianca.

Na verdade, o CADE nao autorizou as empresas LAN e TAM, que agora são o mesmo grupo, a pertecerem a alianças distintas. Ainda não tem nada haver com a Avianca, pois esta ainda está de fora da Star Alliance.

Logo, pela LAN ser fundadora da OneWorld, com certeza há muito mais chances da TAM ir para a OneWorld do que a Lan vir para a Star Alliance. Sobrando assim uma vaga sulamericana na Star Alliance e que tudo indica será ocupada pela Avianca.

Pra mim, a Gol sempre teve a "cara" da SkyTeam. Há anos eu batia nesta tecla aqui no CR, sempre acreditei que ela iria para esta ultima.

Quanto a Azul, acho que agora não é o momento mais apropriado para a empresa tentar uma Aliança.

Abraços!

• 4 weeks later...

Noticias de dentro da SkyTeam em AMS vindas da coordenação de comunicação de que o processo para a GOL entrar na SkyTeam já começou. E a Alitalia sendo lobista para a entrada da Etihad (pq as duas tem uma otima relação), porém muito dificil, a cia arabe está irredutivel.. não quer aliança no momento.

Na verdade, o CADE nao autorizou as empresas LAN e TAM, que agora são o mesmo grupo, a pertecerem a alianças distintas. Ainda não tem nada haver com a Avianca, pois esta ainda está de fora da Star Alliance.

Logo, pela LAN ser fundadora da OneWorld, com certeza há muito mais chances da TAM ir para a OneWorld do que a Lan vir para a Star Alliance. Sobrando assim uma vaga sulamericana na Star Alliance e que tudo indica será ocupada pela Avianca.

Pra mim, a Gol sempre teve a "cara" da SkyTeam. Há anos eu batia nesta tecla aqui no CR, sempre acreditei que ela iria para esta ultima.

Quanto a Azul, acho que agora não é o momento mais apropriado para a empresa tentar uma Aliança.

Abraços!

O Cade chileno determinou que a alianca a ser definida nao pode ser a mesma que a Avianca-Taca,embora a Avianca ainda nao esta na Star esta em vias de terminar o processo de associacao na alianca,primeiramente a LH deveria desistir da Avianca para depois a Latam optar pela Star,coisa tb pouco provavel,seria um mega micao para a LH

Pessoal, desculpem a pergunta de leigo:

Mas porque a Gol ainda não está em uma aliança? Qual seria a desvantagem que faz a Gol insistir em dizer que "não tem planos nesse momento" para uma aliança?

Pessoal, desculpem a pergunta de leigo:

Mas porque a Gol ainda não está em uma aliança? Qual seria a desvantagem que faz a Gol insistir em dizer que "não tem planos nesse momento" para uma aliança?

A Gol e um monte de empresas dos emirados arabes não tem aliança alguma, acho mesmo que por preferencia...

Brasil:

Gol.

Índia:

Jet Airways ou IndiGo. Esta decisão depende mais da escolha da Jet entre One ou Sky, se ela for para o One a entrada da IndiGo na Sky é praticamente certa.

África:

Este é sem dúvida o continente mais difícil para ter uma boa parceira. Muitas empresas tem safety duvidoso e uma malha pequena quando comparada à EgyptAir, Kenyan, Ethiopian e, principalmente, South African. Penso que potenciais parceiras seriam:

Air Algerie - já está trabalhando para entrar na aliança;

Royal Air Maroc;

Air Austral;

Air Ivoire.

Em relação a outros mercados fortes, eles tinham que correr atras de parcerias com a WestJet e Virgin Australia.

A situação destas é muito semelhante à da Gol. A maior empresa do país já está em uma das grandes alianças e não existe uma concorrente à altura para alimentar as empresas internacionais, logo, elas deitam e rolam fazendo parceria com empresas das outras 2 grandes alianças, se contar que os 3 países são grandes e importantes economias de dimensões continentais.

se nao estou enganado, se for questao de malha, a malha da azul eh melhor q da ONE, motivo esse que no futuro, facilita a azul numa adesao a *alliance ou nao. tendo somente q realizar "adequações".

se nao estou enganado, se for questao de malha, a malha da azul eh melhor q da ONE, motivo esse que no futuro, facilita a azul numa adesao a *alliance ou nao. tendo somente q realizar "adequações".

A questão é que para a aliança o importante é ter uma malha forte para ser alimentada em um ponto específico.

A Azul é extremamente forte em VCP (óbvio) e está crescendo em CNF, mas enquanto não tiver uma malha 'de respeito' no GIG e em GRU (neste eu acho impossível....) ela não será interessante para uma aliança, e acho que o foco da Azul agora é esgotar todas as possibilidades de crescimente nestas duas bases. Já a Avianca, que, apesar de não ser muito forte em nenhuma base com grande presença internacional, possui uma capilaridade interessante em GRU que pode crescer e também pode facilmente aumentar a malha no GIG para 5 ou 6 destinos importantes (CWB, POA, CNF, BSB, SSA e REC) e se tornar uma boa adição às 3 grandes alianças.

Abs.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade