Jump to content

Aeroporto do Recife completa 54 anos pensando em expansão


Gustavo Gusmão

Recommended Posts

Em estudo realizado pela Infraero, o antigo terminal aparece como extensão do novo

 

Publicado em 18/01/2012, às 12h03

 

 

5d67467f1087e45a031e507696a22577.jpg

 

Um senhor que faz parte da história recente da capital pernambucana completa 54 anos nesta quarta-feira (18) de olho no futuro. Mesmo com um novo terminal de passageiros bem maior e moderno inaugurado há pouco mais de cinco anos, o Aeroporto Internacional do Recife já sonha com a expansão.

 

Em estudo realizado pela Infraero, o antigo terminal – que já se cogitou virar centro de convenções e até museu – aparece como extensão do novo. A reforma consta no novo plano diretor do aeroporto, em tramitação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

De acordo com o superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, o atual aeroporto comporta a demanda até depois da Copa do Mundo de 2014, mas explica a necessidade desse estudo.

 

“O antigo terminal foi construído para movimentar 1,5 milhão de passageiros por ano, mas chegamos a operar com 2,8 milhões. Como Pernambuco está crescendo mais que o Brasil, já é necessário pensar em expansão, para não acontecer o que aconteceu com o antigo aeroporto: funcionar acima da capacidade”, destaca.

 

Atualmente, o espaço comporta até 11,5 milhões de passageiros por ano. Em 2011, quatro novas pontes móveis de embarque foram instaladas em frente ao antigo prédio, fechado desde 2006, quando a parte nova foi inaugurada.

 

Segundo o superintendente, caso o projeto saia do papel, haverá passagem de um terminal para o outro. “Tínhamos sete pontes de embarque e colocamos mais quatro em 2011. Com a execução do projeto, mais duas seriam instaladas, o que seria o ideal”, revelou.

O projeto, além de reforma completa no terminal antigo, contempla aumento no pátio de manobra e prolongamento da pista, que poderia ser aumentada com a desapropriação de imóveis na região.

 

Atualmente, o aeroporto passa por serviços de recapeamento da pista. Ainda este ano será licitada nova torre de controle, que deve ficar pronta até dezembro de 2013. A nova torre ficará do lado civil do terminal e contará com um elevador – hoje os controladores precisam enfrentar uma longa escada para trabalhar.

 

http://jconline.ne10...ansao-28980.php

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao meu aeroporto favorito no Brasil! Funcional, nunca esperei pela minha bagagem e moderno! Só há que melhorar um pequeno detalhe.... acelarar os procedimentos da policia de emigração!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade