Mauro Silva Posted February 13, 2012 Share Posted February 13, 2012 Alguém sabe de maiores detalhes? http://globotv.globo.com/eptv-sp/bom-dia-cidade-eptv/v/aviao-de-dupla-sertaneja-pousa-de-barriga-no-aeroporto-dos-amarais-em-campinas/1809955/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
erick civetta Posted February 13, 2012 Share Posted February 13, 2012 eu nao sabia que o ONX era deles. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Paulopiloto Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 Até onde eu sei, esse avião pertence/pertencia a uma empresa de táxi aéreo de São José do Rio Preto-SP. Link to comment Share on other sites More sharing options...
erick civetta Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 Até onde eu sei, esse avião pertence/pertencia a uma empresa de táxi aéreo de São José do Rio Preto-SP. ah entao deve ser da noroeste Link to comment Share on other sites More sharing options...
CmteGyn Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 ah entao deve ser da noroeste Eu vi pelo facebook um piloto relatando que chegou a avisar o cmte da aeronave sobre o trem de pouso, ele estava no aeródromo esperando o pouso para decolar, parece que ele esqueceu de baixar e travar o mesmo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
raulmarinho Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 Eu vi pelo facebook um piloto relatando que chegou a avisar o cmte da aeronave sobre o trem de pouso, ele estava no aeródromo esperando o pouso para decolar, parece que ele esqueceu de baixar e travar o mesmo. Até porque, se fosse uma pane identificada, o correto seria pousar em Viracopos, que tem mais recursos para lidar com emergências, tá certo isso? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mauro Silva Posted February 14, 2012 Author Share Posted February 14, 2012 Será que o Comando esqueceu de dar o Comando que Comandado Comandaria o Trem? Não posso acreditar nisso! Me desculpem, mas isso é Primário demais! Vamos aguardar maiores informações. Torço para que seja uma Falha Mecânica! Abc Mauro Link to comment Share on other sites More sharing options...
Charlie Mike Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 Tá com cheiro de TACA, mesmo por quê os cantores contratantes, já "cantaram" que costumavam fretar o avião que comprovadamente é TPP. Isso tá virando mania desses cantores e bandas de música. - Que economia porca !!! :suicide_anim: É a eterna luta do comerciante estabelecido contra o camelô PAPA TANGO >>> Girando base na final curta com trem baixado e travado, câmbio .......... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mauro Silva Posted February 14, 2012 Author Share Posted February 14, 2012 Oi Charlie Mike! Ainda assim, enquanto só estiver cheirando, não significa que está queimando né? Avião TPP, TPX, EXPERIMENTAL ou qualquer coisa que voe, precisa pousar sobre suas Rodas. Ainda vou dar um Voto de Confiança ao Piloto, aguardando maiores informações. Abc Mauro Link to comment Share on other sites More sharing options...
Toga_NG Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 Eu sei que deu dó ver o ONX nesse estado. Tava tão inteirinho esse 310, que era lindo, diga-se de passagem. Uma das cenas mais lindas aviatoriamente falando ele foi o protagonista... Agora, precisa ver direito isso aí. O avião sempre foi taxi aéreo (Noroeste Taxi Aéreo, baseado em SJP), só se mudaram agora e deixou de ser. Outra coisa é se realmente foi esquecimento de baixar o trem ou se foi pane... Mas que dá dó ver esse avião assim... ahhh dá.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sydy Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 Gente, Pena mesmo ver a aeronave assim. De qualquer forma, pane ou erro, temos que dar força pro colega. Qualquer um pode ter uma pane insolúvel ou pode errar. É muito diferente de violar... Violar, lembrando, é fazer algo que se sabe que é ou está errado e fazer conscientemente dos riscos ou consequências associados... Desejo toda força do mundo pra esse aviador! Abcs, Sydy Link to comment Share on other sites More sharing options...
Roadster Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 Será que o Comando esqueceu de dar o Comando que Comandado Comandaria o Trem? Não posso acreditar nisso! Me desculpem, mas isso é Primário demais! Vamos aguardar maiores informações. Torço para que seja uma Falha Mecânica! Abc Mauro Pode ser peimário mas acontece... Ja vi Lear pousar sem trem em BSB por puro esquecimento... Como dizem, " so quebra pratos quem lava pratos..." Força ao colega.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
erick civetta Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 Avião com dupla sertaneja a bordo faz pouso forçado O avião em que estava a dupla sertaneja João Carreiro e Capataz fez um pouso forçado, na tarde de anteontem, no aeroporto de Campinas, devido à falha no trem de pouso da aeronave. Apesar do susto ninguém se feriu e a dupla aproveitou a folga, ontem, para descansar em fazenda na região de Rio Preto. De acordo com informações do produtor da dupla, que também estava no avião, Neto Brandão, o acidente foi rápido. “Do nada, vimos uma fumaça e sentimos o avião batendo no chão. Graças a deus o piloto conseguiu controlar o avião, evitando um acidente maior.” A aeronave pousou de barriga e deslizou por 350 metros pela pista, até parar completamente. Os cantores haviam decolado no sábado do aeroporto de Rio Preto com destino a Cornélio Procópio-PR, onde participaram de um show beneficente. De lá, partiram para Vinhedo, perto de Campinas, onde fariam um show. Mesmo com o susto, a dupla cumpriu a agenda e retornou para Rio Preto de ônibus. http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Cidades/87341,,Aviao+com+dupla+sertaneja+a+bordo+faz+pouso+forcado.aspx Link to comment Share on other sites More sharing options...
Islander Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 Até porque, se fosse uma pane identificada, o correto seria pousar em Viracopos, que tem mais recursos para lidar com emergências, tá certo isso? A Infraero e as Cias, especialmente a Azul, agradecem esse avião não ter se acidentado em VCP.... Realmente VCP tem mais infraestrutura para emergência. Já para os reparos que a aeronave vai precisar, eu diria que Amarais é melhor..... Será que o Comando esqueceu de dar o Comando que Comandado Comandaria o Trem? Não posso acreditar nisso! Me desculpem, mas isso é Primário demais! Vamos aguardar maiores informações. Torço para que seja uma Falha Mecânica! Abc Mauro Acontece e muito. Por mais primário que possa parecer. E acontece tanto que em geral o CENIPA nem investiga mais. Não existe mais o que se possa tirar de aprendizado de tal situação.... Ou seja, comprovou que foi esquecimento mesmo, arquiva o caso. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mauro Silva Posted February 14, 2012 Author Share Posted February 14, 2012 Pode ser peimário mas acontece... Ja vi Lear pousar sem trem em BSB por puro esquecimento... Como dizem, " so quebra pratos quem lava pratos..." Força ao colega.... Oi Roadster! Sei que acontece, mas existe uma luzinha que pisca a 200 Ft e uma Vozinha que fala "Landing Gear" para o Piloto não esquecer de dar o trem e em casos como o Lear, também sei de um que fazia toque e arremetida em Jundiaí, e o Piloto desabilitou o Alarme para não Incomodar. Ralou a barriga do Lear e ainda foi voando até Congonhas para pousar lá! Existe também uma outra ferramenta chamada Check List e no Check Pré Pouso tem o item Trem de Pouso. É muito fácil falar em esquecimento, só não existe esse termo em Manual de Voo, Plano de Voo, Notificação de Voo e etc... Se ocorreu uma Pane, ainda assim existe um sistema manual para uma Eventual descida do trem. Comandar o Trem é algo que faz parte do Pouso, só se eles montaram um Trio e estavam ensaiando com o Piloto em pleno Voo, daí ficou Cantando e esqueceu da Vida. Pelamor Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mauro Silva Posted February 14, 2012 Author Share Posted February 14, 2012 Oi Roadster! Sei que acontece, mas existe uma luzinha que pisca a 200 Ft e uma Vozinha que fala "Landing Gear" para o Piloto não esquecer de dar o trem e em casos como o Lear, também sei de um que fazia toque e arremetida em Jundiaí, e o Piloto desabilitou o Alarme para não Incomodar. Ralou a barriga do Lear e ainda foi voando até Congonhas para pousar lá! Existe também uma outra ferramenta chamada Check List e no Check Pré Pouso tem o item Trem de Pouso. É muito fácil falar em esquecimento, só não existe esse termo em Manual de Voo, Plano de Voo, Notificação de Voo e etc... Se ocorreu uma Pane, ainda assim existe um sistema manual para uma Eventual descida do trem. Comandar o Trem é algo que faz parte do Pouso, só se eles montaram um Trio e estavam ensaiando com o Piloto em pleno Voo, daí ficou Cantando e esqueceu da Vida. Pelamor Tentei Editar mas não deu, então ainda tem uma indicação de três luzes em forma triangular que ficam Vermelhas (trem recolhido) e Verdes (trem Baixado). É muita Redundância para o Esquecimento, portanto, vamos esperar para ver o que realmente aconteceu. Abc Mauro Link to comment Share on other sites More sharing options...
Polaco Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 Pelas fotos eu não vi nenhuma hélice torta, confere? No caso o pouso ocorreu com os motores cortados, já que com trem em cima creio que ele bateria hélice... Ainda assim fico na dúvida porque o mecanismo manual não foi utilizado/falhou, e senão era caso de alternar para algum AD próximo que podesse ser utilizada espuma ( para os mais experientes, aonde posso achar essa informação de qual AD dispõe desse recurso? ) Abs Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mauro Silva Posted February 14, 2012 Author Share Posted February 14, 2012 Pelas fotos eu não vi nenhuma hélice torta, confere? No caso o pouso ocorreu com os motores cortados, já que com trem em cima creio que ele bateria hélice... Ainda assim fico na dúvida porque o mecanismo manual não foi utilizado/falhou, e senão era caso de alternar para algum AD próximo que podesse ser utilizada espuma ( para os mais experientes, aonde posso achar essa informação de qual AD dispõe desse recurso? ) Abs Grande Polaco! Acabo de ver a imagem e pelo que parece os Hélices não bateram no solo girando! Temos uma Pista aí! Abc Mauro Link to comment Share on other sites More sharing options...
monks Posted February 14, 2012 Share Posted February 14, 2012 uns videos do ONX. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Islander Posted February 15, 2012 Share Posted February 15, 2012 Tentei Editar mas não deu, então ainda tem uma indicação de três luzes em forma triangular que ficam Vermelhas (trem recolhido) e Verdes (trem Baixado). É muita Redundância para o Esquecimento, portanto, vamos esperar para ver o que realmente aconteceu. Abc Mauro Pois é, tem um monte de redundância, mas mesmo assim esquecem. Tem luz, alarme, check-list, etc, etc. Não estou dizendo que foi o caso aqui, mas falta de padronização, treinamento deficiente, "invenções", entre outros motivos é que levam aos pousos sem trem. Tem até aquela famosa história do piloto se justificando ao patrão porque que esqueceu de baixar o trem do Seneca "Ah, tinha uma buzina tocando e isso me atrapalhou...." Pelas fotos eu não vi nenhuma hélice torta, confere? No caso o pouso ocorreu com os motores cortados, já que com trem em cima creio que ele bateria hélice... Ainda assim fico na dúvida porque o mecanismo manual não foi utilizado/falhou, e senão era caso de alternar para algum AD próximo que podesse ser utilizada espuma ( para os mais experientes, aonde posso achar essa informação de qual AD dispõe desse recurso? ) Abs Eu não conheço o sistema do C-310, mas existem alguns aviões que usam uma bomba manual para baixar o trem em modo alternado. Esta bomba, porém, usa o mesmo sistema hidráulico do modo normal. Se o problema for vazamento e perda do fluido, de nada adianta o sistema manual. Só resolve se o problema for quebra da bomba hidráulica.... Eu acho também que não se usa mais espuma. A função seria proteger a aeronave, mas ela dificulta a saída dos passageiros e o acesso das equipes de resgate, além de dar um trabalhão para remover.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Toga_NG Posted February 15, 2012 Share Posted February 15, 2012 Dá pra ver as helices tortas sim, principalmente as que ficaram embaixo. Em tempo, falei com conhecidos que voaram esse avião e ao que tudo indica ele estava fazendo taxi aéreo pirata mesmo. Aí a coisa vai pegar feia pro dono do avião, que diga-se de passagem, era quem estava voando. Também há 99% de chance de ser esquecimento de baixar o trem. A boa notícia é que o avião é recuperável, mas o dono do ONX vai ter um booom trabalho agora com ANAC pra justificar a operação pirata. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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