Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

lopes

A importância do sincero "não sei"‏

Recommended Posts

"Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena":

Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali.

Aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta:

- Será que vai chover hoje?

- Se você responder "com certeza"... A sua área é Vendas:

- o pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.

- Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... Então a sua área é Marketing:

- o pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.

- Se você responder "sim, há uma boa probabilidade"... Você é da área de Engenharia:

- o pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.

- Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos:

- uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.

- Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... Você é da área de Contabilidade:

- o pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados do que nos próprios olhos.

- Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuva":

- então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.

Agora, se você responder "não sei"...

Há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando à diretoria da empresa.

De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe.

Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for para qualquer situação.

"Não sei" é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.

Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de aprender na vida corporativa.

Por quê?

Eu, sinceramente, "não sei".

Abraços !!!

Olha, infelizmente tão dourando a pílula.

Se voce responder "nao sei" seguramente voce nao será diretor de nada, porque as pessoas querem olhar para um diretor que "saiba" ou que faça algo acontecer para "saber". Para "Nao saber" nao precisa de nenhum talento específico. O zelador nao sabe, o sem-teto nao sabe, a dona de casa nao sabe. Isso é nossa rotina.

Eu acho que seria bem mais verídico se eles falasse que um diretor responderia "eu te pago para saber" ou "vai descobrir se vai ou nao chover. Voce tem 5 minutos pra me trazer a resposta". Isso seria mais crível.

A diferença de um honesto "nao sei" para as demais respostas é só que o contador, o engenheiro, o financeiro, e o RH ou estao mentindo ou chutando...ambas as alternativas sao totalmente inaceitaveis em qualquer lugar :)

O artigo é bom assim mesmo, porque poe a gente para pensar :joinha:

Ora bolas, o Lula não sabia de NADA e era Presidente da República!

O artigo está embasado em Fatos Reais! :joinha:

Mauro, voce nao pegou o pulo do gato, amigo. Nao é o fato de saber ou nao saber que te poe no poder. Se no poder só fossem parar pessoas que realmente sabem alguma coisa, nao existia político.

O Lula obviamente nao sabia nada, mas nao hesitou em falar suas burrices como se fossem verdades absolutas.

:D

Ai, eh mais facil neh Mauro, para ser Presidente nao precisa ser entrevistado, mostrar curriculo e nem mostrar o que sabe, eh soh ser um mentiroso cronico, de umas festas pro povo e vai ser eleito pelo povo que nunca foi Presidente tambem! Eh meio tipo algumas faculdades, "pagou, passou". Hehehehehe

Ja para ser diretor de alguma coisa, vc tem que agradar o filtro eletronico, bostej@r pro burro do RH que vai te entrevistar sobre assuntos que ele mesmo nao sabe, bostej@r para a junta responsavel pela selecao dos candidatos selecionados pelo rh e por fim bostej@r para algum top que vai te julgar por onde vc estudou, cursos recentes, numero de diplomas colecionados, aparencia, modo de vestir, modo de falar, modo de se apresentar.... E ai? O Lula passaria? Ele nao passaria nem na porta do lugar...certamente seria eliminado no filtro eletronico.

:)

Abracao

O noivo escreveu um poema para noiva um pouco antes do casamento...

Que feliz sou eu, meu amor!*

Já, já estaremos casados,*

O café da manhã na cama,*

Um bom suco e um pão torrado*

Com ovos bem mexidinhos*

Tudo pronto bem cedinho*

Depois irei para o trabalho*

E você para o mercado*

Daí você corre pra casa*

Rapidinho arruma tudo*

E corre pro seu trabalho*

Para começar o seu turno*

Você sabe que de noite*

Gosto de jantar bem cedo*

De ver você bem bonita*

Alegre e sorridente*

Pela noite minisséries*

Cineminha bem barato*

Nada, nada de shoppings*

Nem de restaurantes caros*

Você vai cozinhar pra mim*

Comidinhas bem caseiras*

Pois não sou dessas pessoas*

Que gosta de comer besteiras....*

Você não acha, querida*

Que esses dias serão gloriosos?*

Não se esqueça, meu amor*

Que logo seremos esposos!*

como resposta, a noiva escreveu um poema para o noivo...

Que sincero meu amor!*

Que oportunas tuas palavras!*

Esperas tanto de mim*

Que me sinto intimidada*

Não sei fazer ovo mexido*

Como sua mãe adorada,*

Meu pão torrado se queima*

De cozinha não sei nada!*

Gosto muito de dormir*

Até tarde, relaxada*

Ir ao shopping fazer compras*

Com o Visa tarja dourada*

Sair com minhas amigas,*

Comprar só roupa de marca*

Sapatos só exclusivos*

E as langeries mais caras*

Pense bem, que ainda há tempo*

A igreja não está paga*

Eu devolvo meu vestido*

E você seu terno de gala*

E domingo bem cedinho*

Prá começar a semana,*

Ponha aviso num jornal*

Com letras bem destacadas:

HOMEM JOVEM E BONITO*

PROCURA ESCRAVA BEM LERDA*

PORQUE SUA EX-FUTURA ESPOSA*

MANDOU ELE IR À MERD@!*

Minha mulher me perguntou: cê acha que engordei ?

hã hum has fiu hãs....: não sei... Ai tudo escureceu.... :P

Neste momento seria uma boa falar ....Nao sei !!! :salute:

E você ainda sobreviveu pra contar??

Olha, infelizmente tão dourando a pílula.

Se voce responder "nao sei" seguramente voce nao será diretor de nada, porque as pessoas querem olhar para um diretor que "saiba" ou que faça algo acontecer para "saber". Para "Nao saber" nao precisa de nenhum talento específico. O zelador nao sabe, o sem-teto nao sabe, a dona de casa nao sabe. Isso é nossa rotina.

Eu acho que seria bem mais verídico se eles falasse que um diretor responderia "eu te pago para saber" ou "vai descobrir se vai ou nao chover. Voce tem 5 minutos pra me trazer a resposta". Isso seria mais crível.

A diferença de um honesto "nao sei" para as demais respostas é só que o contador, o engenheiro, o financeiro, e o RH ou estao mentindo ou chutando...ambas as alternativas sao totalmente inaceitaveis em qualquer lugar :)

O artigo é bom assim mesmo, porque poe a gente para pensar :joinha:

Não é bem isso,

a questão é que qualquer pessoa pode ser capaz de enrolar para dizer algo sem certeza alguma. Quem tem atitude de dizer que não sabe quando lhe falta informação é objetiva, é precisa. A pessoa que não hesita em dizer "não sei" também não vai hesitar quando for necessário dizer que sabe e mantém o controle da situação. Quantas pessoas nós conhecemos que sabem e ficam enrolando, com medo de dizer, e depois surge outro que não demora em responder, responde o mesmo que o tímido e acaba se dando bem.

Certas atitudes precisam de agilidade para serem tomadas e não devem ficar a mercê de fatores externos. Eles devem ser observados, mas quem é capaz vai se adaptar a eles. Diretores são imperativos, ordenam, querem resposta. Eu sou imperativo, eu ordeno e dou um prazo, não me interessa de que maneira ele vai executar a minha ordem, desde que cumpra com pontualidade e eficiência, seja um trabalho bem feito, isso já me importa bastante.

Observe esse trecho do texto:

"Não sei" é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.

Simples, quem tem atitude vai buscar ter dados mais concretos, mais tangíveis para que sua ação se torne legítima e correta.

E você ainda sobreviveu pra contar??

A perna ainda manca um pouco :P

Não é bem isso,

a questão é que qualquer pessoa pode ser capaz de enrolar para dizer algo sem certeza alguma. Quem tem atitude de dizer que não sabe quando lhe falta informação é objetiva, é precisa. A pessoa que não hesita em dizer "não sei" também não vai hesitar quando for necessário dizer que sabe e mantém o controle da situação. Quantas pessoas nós conhecemos que sabem e ficam enrolando, com medo de dizer, e depois surge outro que não demora em responder, responde o mesmo que o tímido e acaba se dando bem.

Certas atitudes precisam de agilidade para serem tomadas e não devem ficar a mercê de fatores externos. Eles devem ser observados, mas quem é capaz vai se adaptar a eles. Diretores são imperativos, ordenam, querem resposta. Eu sou imperativo, eu ordeno e dou um prazo, não me interessa de que maneira ele vai executar a minha ordem, desde que cumpra com pontualidade e eficiência, seja um trabalho bem feito, isso já me importa bastante.

Observe esse trecho do texto:

Simples, quem tem atitude vai buscar ter dados mais concretos, mais tangíveis para que sua ação se torne legítima e correta.

Vamos deixar assim: a minha experiencia mostra que pessoas sinceras que nao temem dizer "nao sei" nao ocupam vagas de chefia... ou pelo menos, nao por muito tempo.

Vai ver se um comandante vira pra um copila e fala 'nao sei onde estamos' pra ver qto tempo esse cara vai ser comandante. Aliás vai ver se voce confia numa pessoa que fala uma coisa dessa.

Aliás houvesse essa humildade nos cargos de chefia realmente muito tempo e erro seria poupado, mas isso é igual o Acre: "non equisiste"

Nao quer dizer que essa regra nao tenha excessao. Seguramente tem, todavia é só isso mesmo: excessao.

Acho mais fácil estabelecer que podemos dizer que tudo depende do que se trata o "nao sei" e chefe do que o cara é. Presitente de banco nao sabe fazer o calculo pra chegar na lua, ninguem se importa... se for Chefe de missao da Nasa, tá demitido :D

• Create New...

Important Information