Jump to content

Dentro de avião, passageiros aguardam decolagem por mais de 7 horas

Comte Curtiss

Recommended Posts

Solange Spigliatti - estadão.com.br

Uma manutenção não programada na aeronave que partiria no fim da noite desta quarta-feira, 29, obrigou os passageiros do voo JJ8084 (Guarulhos-SP/Londres) da companhia aérea TAM a permanecerem dentro da aeronave por mais de sete horas.

Segundo a TAM Linhas Aéreas, o voo estava previsto para decolar às 22h50 do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, mas só partiu às 6h15 desta manhã. A chegada em Londres está prevista para as 17h25 (horário de Brasília).

Em nota, a companhia aérea afirma que os passageiros receberam alimentação a bordo e aqueles com conexão na Europa foram reacomodados em outros voos da companhia, via Paris-França e Frankfurt-Alemanha.

mais uma vez....!

• Replies 50
  • Created
  • Last Reply

Cara, só pode estar mal contada essa história... A TAM seria louca de deixar os "calangos" 7 horas dentro do avião em manu... É pedir para a ANAC lascar a caneta! - Se é que isso ocorre...

Tem algo estranho aí, poxa se o problema fosse lá no exterior até entenderia o motivo de manterem no avião, mas foi no principal hub da empresa, onde poderia até realocar seus paxs para outros vôos (parece que deu a entender isso na matéria) e mesmo assim não houve nenhum tipo de manifestação por parte dos paxs??

E não é que parece ser verdade:

Em nota, a TAM informou que o voo sofreu um atraso devido a uma manutenção não programada na aeronave, e que partiu às 6h15 desta quinta. A chegada esta prevista para as 17h25 em Londres, no horário de Brasília. Segundo a assessoria de imprensa da TAM, os passageiros ficaram dentro da aeronave – entretanto, a empresa não soube informar por que período. “Os passageiros receberam alimentação a bordo e aqueles com conexão na Europa foram reacomodados em outros voos da companhia, via Paris-França e Frankfurt-Alemanha. A TAM lamenta os transtornos causados aos clientes", disse a nota.

Po, a resolução 141 precisa ser refeita. Quando a ANAC diz: "após 4 horas: assistência material inclusive se já estiver a bordo da aeronave em solo e sem acesso ao terminal"

Ou seja, a JJ poderia interpretar que, se o 77W tivesse ficado na remota em manut com os pax, era só dar a comissaria e aguardar...

Claro que é uma má fé do cacete da companhia, mas....

Muitas vezes uma ação da manutenção tem uma previsão que acaba se estendendo,e ai vem uma nova previsão e falha novamente.O Cmte pode ter ordenado efetuar o serviço de bordo no solo mesmo. Não acredito em ma fé,acredito em ma sorte na solução do problema pela manutenção

Muitas vezes uma ação da manutenção tem uma previsão que acaba se estendendo,e ai vem uma nova previsão e falha novamente.O Cmte pode ter ordenado efetuar o serviço de bordo no solo mesmo. Não acredito em ma fé,acredito em ma sorte na solução do problema pela manutenção

Po, ficar quase 18 horas dentro do 77W da TAM é tortura... O cmte vestiu a camisa da empresa pedindo para não desembarcar, hein? hehehe

De manutenção não entendo, mas em 7 horas não houve previsão de encerramento do problema? Acho estranho. É uma janela muito grande.

Só pra constar...

Eu pousei em Guarulhos por volta das 0300. Fiquei na taxiway alguns minutos aguardando o push do 8084.

Ele fez o push, iniciou o táxi e .... pediu pra voltar.

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu: "previsão de 1h". Aí você decide por não desembarcar, afinal, se fizer isso, vai ser mais complicado ainda quando tudo ficar pronto. Eis que o que era pra demorar 1 hora demora 3 horas. E sempre nessa do "mais 30 minutos". Pane não escolhe hora, pode dar depois do embarque concluído.

Não conheço UM comandante que prefira deixar todo mundo dentro do avião ao invés de desembarcar. Sempre é melhor e mais fácil pra nós que todos desçam, mas nem sempre a situação conspira para que essa decisão seja tomada. Não sei o que aconteceu nem muito menos vou julgar a decisão do comandante. Não julgaria nem sabendo, quanto mais sem saber.

Mas pensem antes de escrever que ele é isso e aquilo sem de saber todos os fatos.

Bons Voos.

Sem contar que depois que fez o push, provavelmente foi parar na remota... Se o voo não estiver muito cheio e o pessoal não reclamar, fica por lá mesmo....

Só pra constar...

Eu pousei em Guarulhos por volta das 0300. Fiquei na taxiway alguns minutos aguardando o push do 8084.

Ele fez o push, iniciou o táxi e .... pediu pra voltar.

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu: "previsão de 1h". Aí você decide por não desembarcar, afinal, se fizer isso, vai ser mais complicado ainda quando tudo ficar pronto. Eis que o que era pra demorar 1 hora demora 3 horas. E sempre nessa do "mais 30 minutos". Pane não escolhe hora, pode dar depois do embarque concluído.

Não conheço UM comandante que prefira deixar todo mundo dentro do avião ao invés de desembarcar. Sempre é melhor e mais fácil pra nós que todos desçam, mas nem sempre a situação conspira para que essa decisão seja tomada. Não sei o que aconteceu nem muito menos vou julgar a decisão do comandante. Não julgaria nem sabendo, quanto mais sem saber.

Mas pensem antes de escrever que ele é isso e aquilo sem de saber todos os fatos.

Bons Voos.

Não conheço nada por dentro de nenhuma cia, sou leigo total e apenas um passageiro, mas vai na velha base da estatística, onde apenas poucos % dos passageiros vão formalizar uma queixa e menos ainda vão colocar no pau?

Ai entra a mentalidade de que é muito mais barato (?) deixar rolar e vê o que vai dar do que desembarcar, mandar para hotel, congêneres, etc?

Nada contra a TAM, mas nada a favor também... lembro que na minha velha e amada VARIG isso aconteceu VÁRIAS vezes. E é bem isso que o colega postou... previsão de 1h, mais 1h, mais 30 min., quando vai ver já tá de manhã. E tenham certeza de uma coisa: nenhum gerente trama isso com antecedência pra não pagar hotel. Era justamente o contrário... o tempo que demoraria acomodando todos, o avião ficava pronto. E sabemos que de madrugada não adianta tirar do avião pra dar alimentação porque simplesmente não tem onde comer direito nos aeroportos brasileiros.

E cá entre nós... é só entrar num avião que o povo sente fome, hein!

Não conheço nada por dentro de nenhuma cia, sou leigo total e apenas um passageiro, mas vai na velha base da estatística, onde apenas poucos % dos passageiros vão formalizar uma queixa e menos ainda vão colocar no pau?

Ai entra a mentalidade de que é muito mais barato (?) deixar rolar e vê o que vai dar do que desembarcar, mandar para hotel, congêneres, etc?

Rafael,

Acredite, isso é a última coisa que passa pela cabeça do comandante, que é quem toma essa decisão, de desembarcar.

Se julgar que é a melhor opção, ele simplesmente solicita o desembarque e acabou-se.

O que vai acontecer depois, que é a sua crítica, ele já não tem controle. Tenho certeza que essa matemática sua, do mais barato, com certeza não passou nem perto do processo decisório dele.

Perguntas a quem souber/puder responder:

1) Com um atraso de 7 h não tem que trocar a tripulação também?

2) A precária infra-estrutura do aeroporto para desembarcar todo mundo pesa na decisão do comandante?

3) Por último, para realizar um desembarque/embarque a Cia tem que pagar alguma taxa aeroportuária adicional?

Agradeço antecipadamente.

Abs

PaxPOA

Rafael,

Acredite, isso é a última coisa que passa pela cabeça do comandante, que é quem toma essa decisão, de desembarcar.

Se julgar que é a melhor opção, ele simplesmente solicita o desembarque e acabou-se.

O que vai acontecer depois, que é a sua crítica, ele já não tem controle. Tenho certeza que essa matemática sua, do mais barato, com certeza não passou nem perto do processo decisório dele.

Do comandante, eu tenho quase certeza, mas e a pressão externa? Quanto isso influencia no dia-a-dia de vocês que voam as máquinas? ficar no meio de um tiroteio e tendo ainda horas pela frente de voo, não deve ser nada tranquilo.

Neste caso a bomba estourou para quem estava lá dentro com os passageiros e, provavelmente, não foram os mesmos que levaram o voo até LHR (quase certeza que não).

O que eu disse se refere as esferas mais superiores aos que tem que enfrentar cara-a-cara a ira dos passageiros.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade