Jump to content

Vistoria técnica aprova estrutura do aeroporto


Mineirinho

Recommended Posts

Equipe esteve na cidade na última terça-feira.

 

O aeroporto Prefeito Octávio de Almeida Neves, de São João del Rei, reformado e ampliado pelo Programa de Revitalização dos Aeroportos (Proaero), do Governo de Minas, já tem as condições técnicas para operar vôos comerciais regulares. A conclusão faz parte de um relatório elaborado pelo 3º Comando Aéreo Regional (3º Comar), que vai subsidiar o pedido de homologação do aeroporto a ser submetido à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na próxima semana.

 

Na última terça-feira, 5, equipes do 3º Comando Aéreo Regional (3º Comar) e do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/Setop), órgão do Governo de Minas, estiveram em São João del Rei para realizar uma última vistoria antes de entrar com o pedido de homologação junto à Anac.

 

Durante a vistoria, verificou-se que as pendências detectadas no local, de responsabilidade da Prefeitura de São João del Rei, foram todas sanadas. Segundo o tenente do 3º Comar, Marco Antônio Migliorini, o parecer favorável das modificações será encaminhado à Agência.

 

O assessor de aeroportos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Júlio César Diniz de Oliveira, acredita que, após Migliorini encaminhar o parecer do Comar, a Agência Nacional de Aviação Civil deverá liberar a homologação final do aeroporto, efetivando a abertura do tráfego aéreo com suas novas condições físicas e operacionais. "O aeroporto será administrado pela Prefeitura, mas estamos acompanhando todo o processo no sentido de apoiar o município. O Governo Estadual tem o maior interesse em agilizar esse processo, pois trará muitos benefícios para a cidade e região", ressalta o assessor.

 

Vôos

 

Duas empresas já manifestaram o interesse de implantar vôos regulares no município. De acordo com Ronildo Assis, a Total pediu autorização para realizar vôos fazendo a linha Rio-São João del Rei-Belo Horizonte e Belo Horizonte-São João del Rei-Rio. A outra empresa que deverá operar na cidade é a OceanAir, com vôos programados para Belo Horizonte-São João del Rei-Juiz de Fora-Rio de Janeiro-São José dos Campos.

 

"Nos próximos dias 13 e 14, agendamos uma reunião com as agências para definir o início da operação de vôos comerciais. Nosso interesse é começar as operações o mais rápido possível, mas não tenho como prever uma data exata de quando isso vai acontecer. Espero que seja em janeiro do próximo ano", finalizou o secretário, alegando que o valor das passagens só deverá ser divulgado após a reunião com as empresas. O aeroporto tem condições para receber aeronaves ATR42 com capacidade para 50 passageiros.

 

Na reforma do aeroporto da cidade, foram realizadas ampliação da pista de pouso e decolagem, construção de pista de taxiamento de aeronaves, ampliação de pátio de estacionamento de aeronaves, construção de pátio de estacionamento de veículos e construção do novo terminal de passageiros. Além disso, o espaço acompanha as características do complexo arquitetônico de São João del Rei. O projeto contempla, também, a implantação de sistema de combate a incêndio e sistema de segurança e proteção ao vôo, que inclui o balizamento noturno e a duplicação do atual acesso rodoviário ao aeroporto.

 

Fonte: Gazeta de São João Del Rei

Link to comment
Share on other sites

Característica do Aeroporto ampliado:

 

Indicador: SNJR

Coordenadas Geográficas: Latitude: 21º 05` 11`` S - Longitude: 044º 13`33`` W

Altitude: 950 m

Código de referência: 2 C

Característica Operacional: VFR – DIURNO E NOTURNO

Cabeceiras: 07 / 25

Aeronave Tipo: ATR – 42/300 – FOKKER 50 – DASH-8/300

(aeronaves comerciais de até 58 lugares)

Pista de Pouso e decolagem: 1.400 m x 30 m (asfalto)

Acostamento: 7,50 m cada lado (lama asfáltica)

Faixa de Pouso: 1520 m x 80 m

Pista de Taxiamento: 60 m x 18 m (asfalto)

Pátio de Aeronave: 125 m x 40 m (concreto)

Área de Segurança: 17,50 m para cada lado

Natureza do Piso: Asfalto

Capacidade carga pavimento: PCN – 16/F/B/Y/T

Sistema de Proteção de Vôo: Balizamento Noturno e Sinalização Horizontal

Auxilio de Navegação: Biruta Iluminada

Direção e Distancia a Partir do Centro Geométrico da Sede do Município: 08 Km

Distância a Partir do 1º aeródromo mais Próximo: Barbacena – 53 Km

Áreas diversas: Passageiros (1200m2), SECINC Categ. 4, Acesso Rodoviário e hangar do aeroclube.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de São João Del Rei

Link to comment
Share on other sites

Duas empresas já manifestaram o interesse de implantar vôos regulares no município. De acordo com Ronildo Assis, a Total pediu autorização para realizar vôos fazendo a linha Rio-São João del Rei-Belo Horizonte e Belo Horizonte-São João del Rei-Rio. A outra empresa que deverá operar na cidade é a OceanAir, com vôos programados para Belo Horizonte-São João del Rei-Juiz de Fora-Rio de Janeiro-São José dos Campos.

 

 

Beleza hein? Agora esses voos da Ocean seriam com Fokker 50? Já que pelo que me consta a ONE está aposentando os EMB120.

 

E bom ver a Total já interessada em um segundo vôo de/para o Rio. Falano nisso alguem sabe como está o vôo dela (que ja opera) no SDU?

Link to comment
Share on other sites

Bom que São João e Juiz de Fora que quase não tinham vôos de repente vão receber Total, OceanAir, Air Minas e América Air em rotas semelhantes. Espero que haja pax pra todo mundo.

 

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

A Air Minas poderá lucrar muito com isso, e poderá assim aumentar a sua malha regional!!!

 

Agora só esperar pra ver qual empresa vai sair lucrando com São Jõao del Rei! :ohyes:

Link to comment
Share on other sites

Logo depois da inauguração do Aeroporto de São João Del-Rei vi em um site da cidade uma propaganda de uma agência de turismo.

E nela fazia outra propaganda da companhia TOTAL, mostrando as cidades que a companhia operava e dizia no final... “Breve em São João Del Rei”.

Mas atualmente a propaganda da agência de turismo saiu do ar.

 

Também depois da inauguração cheguei a ler no site da OceanAir o inicio das operações no trecho SDU-JDF-SNJR-PLU. Uns dias depois a companhia tirou do site a notícia.

 

Vamos ver qual companhia vai incluir São João em suas rotas. :ohyes:

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade