Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

E195-SDU

Experiência no CEMAL, com o RBAC67.

Recommended Posts

Pessoal, estou criando este tópico, para mostrar aos amigos pilotos, comissários e mecânicos como está tranquilo o processo de inspeção no CEMAL.

Fui nesta semana revalidar meu CMA de Primeira Classe. Eu vou tentar passar para vocês o processo da inspeção, desde o pagamento até a atualização desta no site da ANAC.

O primeiro passo foi retirar a GRU pelo site do CEMAL. Lá eles vão dar o passo a passo para gerar o Guia de Recolhimento da União. É importante salientar que a partir de agora a inspeção só será feita no CEMAL mediante o pagamento da GRU nas agências do Banca do Brasil e mais 5 dias úteis de espera, a partir da data de pagamento. Então fiquem atentos aos fins de semana e feriados nacionais, estaduais e municipais.

O horário de chegada a partir de Maio, para abertura dos prontuários será das 06:30 até 08:00. A minha dica é que os senhores cheguem por volta das 06:00, pois quanto mais cedo mais rápido você pegará a sua senha de atendimento. Os médicos, soldados e demais militares que lá te atendem mostraram ser bem educados e atenciosos.

Em relação aos exames, os procedimentos são os mesmos praticados na época do RBHA67. Eu não notei diferença. E lembrando que para inciais e revalidações não é feita o teste de esteira, como muitos insistem em dizer que cobram. A exigencia para este teste, segue de acordo com a idade prevista no RBAC67.

Porém o mais interessante é a agilidade. Eu cheguei por volta de 06:15 e saí de lá 09:30. Fiquei impressionado, porque o hospital não estava vazio. Tinha muito tripulante, militar e civis para serem inspecionados. Minha última visita no CEMAL, em 2011 me rendeu uma espera enorme. Só fui sair de lá por volta de 16:00. Gostei muito da agilidade e profissionalismo deles. Obviamente gostaria de observar que eu revalidei o CMA nesta minha visita, então pode ser que ao invés de sair às 09:30, o cadidato a inicial pode sair mais tarde, bem como os atrasadinhos que resolvem aparecer por volta das 07:00-08:00 horas. Porém pela agilidade, acredito que até 11:00 horas o pessoal ja estaria indo para casa.

O único ponto chato desse novo procedimento da atualização do CMA é o tempo para ele ser feito. De 24-48 horas. O meu CMA só foi atualizado tarde da noite do mesmo dia. Algo por volta de 20-23 horas. Mas nada gritante.

Bom, deixo aqui minha recomendação para quem estiver precisando renovar ou tirar inicial. Vale muito a pena experiementar o CEMAL. Quem não é do Rio, eles oferecem hospedagem digna e confortável, por apenas 50 reias.

Um Abraço!

De fato o CEMAL é bem tranquilo, mas esse tempo dos exames muda conforme a demanda. Comigo já aconteceu de terminar às 10, 11 .. meio dia .. até 13 hrs.

De fato o CEMAL é bem tranquilo, mas esse tempo dos exames muda conforme a demanda. Comigo já aconteceu de terminar às 10, 11 .. meio dia .. até 13 hrs.

Depende muito do horário que o seu prontuário foi aberto. Mas no geral, até o tempo das inspeções foi reduzido. Me pareceram ser mais objetivos. Pode ser impressão. Mas entre CEMAL e clínica de inspeção, eu fico com CEMAL.

Depende muito do horário que o seu prontuário foi aberto. Mas no geral, até o tempo das inspeções foi reduzido. Me pareceram ser mais objetivos. Pode ser impressão. Mas entre CEMAL e clínica de inspeção, eu fico com CEMAL.

Ah com certeza. Eu fiz somente uma vez no PAMA-LS, depois foram todas no CEMAL. O que demora lá é o leva e traz de prontuário, porque os exames em si são realmente muito rápidos. Acho que querem se ver livres de nós o quanto antes rsrs. Também só tenho elogios pra eles, inspeções bem tranquilas, pessoal muito cordial, etc.

Pessoal, sempre renovo no CEMAL também, mas ainda não renovei no RBAC 67.

Como saber se ocorreu algum problema ou se fui aprovado?

Os reprovados ainda recebem aquela cartinha confidencial? Tem que esperar até algum horário para saber o resultado?

Abraços!!

Pessoal, sempre renovo no CEMAL também, mas ainda não renovei no RBAC 67.

Como saber se ocorreu algum problema ou se fui aprovado?

Os reprovados ainda recebem aquela cartinha confidencial? Tem que esperar até algum horário para saber o resultado?

Abraços!!

Os resultados saem na seção licenças e habilitações no site da ANAC. O prazo é de 24 a 48 horas, mas costuma sair no mesmo dia.

As cartas ainda existem, tanto para reprovação quanto para indicação de tratamento ou outras observações. Só estive lá uma vez depois que entrou em vigor o CMA. Nesta ocasião elas foram liberadas por volta das 13 hrs.

Você não precisa esperar a carta, mas eu não sei dizer se as recomendações aparecem no site também. Já ouvi dizer que não. Somente no caso de restrição, por exemplo uso de lentes corretivas, que é o meu caso.

Prezados,

Refiz meu ccf no cemal dia 25. Foi excelente e apesar de ter muita gente, meu processo foi rápido. Fui liberado 10:30 e como não tinha carta confidencial, nem precisei voltar.

O ponto chato é a espera das 24-48hrs pra atualizarem, mas não é nada absurdo. O meu foi no meio da manhã do dia seguinte.

Achei que ficou excepcional esse processo, principalmente que tenho que voltar pra SJK e essa liberação mais cedo me ajuda muito.

E175, se tiver alguma restrição vc tem que pegar uma carta confidencial. Não aparece no site. Essa carta fica lá para vc pegar qdo quiser. Eles vão criar uma senha para vc pegar via net.

Não troco o ccf do cemal por nenhuma putra localidade.

Abraços,

Sydy

Prezados,

Refiz meu ccf no cemal dia 25. Foi excelente e apesar de ter muita gente, meu processo foi rápido. Fui liberado 10:30 e como não tinha carta confidencial, nem precisei voltar.

O ponto chato é a espera das 24-48hrs pra atualizarem, mas não é nada absurdo. O meu foi no meio da manhã do dia seguinte.

Achei que ficou excepcional esse processo, principalmente que tenho que voltar pra SJK e essa liberação mais cedo me ajuda muito.

E175, se tiver alguma restrição vc tem que pegar uma carta confidencial. Não aparece no site. Essa carta fica lá para vc pegar qdo quiser. Eles vão criar uma senha para vc pegar via net.

Não troco o ccf do cemal por nenhuma putra localidade.

Abraços,

Sydy

Sydy, essa era a minha dúvida, quando a carta fica a disposição? Logo após te liberarem no controle de prontuários ou a partir de determinado horário?

Acho que ir embora sem saber se tem carta ou não, se fui aprovado ou não, é meio arriscado.

Abraços!

Bom...

Revalidei o meu na AFA aqui em Pirassununga.

Entrei 07:00, saí 09:30.

Fiz com 7 dias de antecedencia, e tudo numa boa. Só tem pequenas coisas...

-necessita agendar a data ( inspeções todas terças e quintas)

-alguns docs eles pedem pra levar de fora (levei audio e ergometrico de fora)

De resto, foi tudo rapidinho, nada de GRU, essas bossas... Paga ali mesmo ( tem 3 caixas eletronicos no corpo de cadetes), e buenas.

Dúvidas? Liguem 19 3565 7364.

Fazer junta em casa....melhor impossível.

Sydy, essa era a minha dúvida, quando a carta fica a disposição? Logo após te liberarem no controle de prontuários ou a partir de determinado horário?

Acho que ir embora sem saber se tem carta ou não, se fui aprovado ou não, é meio arriscado.

PTN,

Ela fica disponível entre 13:00 e 16:00 do mesmo dia, mas eles te informam se terá ou não ao te liberarem pela manhã. Isso é a info oficial, mas estão trabalhando numa consulta online.

De qqer forma a carta fica armazenada lá para que vc a pegue, caso tome um delta ou obs em algo, por um ano. Essa infor foi de um colega e não é info oficial.

Abcs,

Sydy

Essa carta não fica mais disponibilizada. Você terá que checar a atualização no site. Se estive INAPTO em obsevações, você entrará em contato com o CEMAL ou ANAC e poderá retirar na recepção a carta. Eu achei isso meio complicado.

Mas isso pode variar de hospital para hospital. No HASP, por exemplo, a minha mulher disse que eles só liberam o pessoal depois que as inspeções estiverem feitas e os pareceres estiverem concluídos. Os que estão com pendências, ficam para receber a carta e os demais são liberados.

Essa carta não fica mais disponibilizada. Você terá que checar a atualização no site. Se estive INAPTO em obsevações, você entrará em contato com o CEMAL ou ANAC e poderá retirar na recepção a carta. Eu achei isso meio complicado.

Mas isso pode variar de hospital para hospital. No HASP, por exemplo, a minha mulher disse que eles só liberam o pessoal depois que as inspeções estiverem feitas e os pareceres estiverem concluídos. Os que estão com pendências, ficam para receber a carta e os demais são liberados.

Correção. Ela fica disponibilizada, porém não no dia. Só depois que ocorre a atualização no site. Isso foi repassado para mim, e não dou certeza. Não tive a curiosidade de perguntar isso no CEMAL.

Eu fico sabendo se foi aprovado ou não, somente quando atualizarem no sistema? É isso mesmo?

sim luiz. E o meu veio errado, meu cma é de 1ª classe, mas lá no site da anac veio "segunda" em classe, com 1 ano de validade e "piloto comercial" na categoria de cma...

Nossa, vou ter que sair de MG pra ir lá e ficar sem saber se passei ou não, estranho.

Vou iniciar agora o curso para PP, ja posso tirar o de primeira classe? Porque se não vou tirar o de segunda em uma clinica aqui em BH mesmo.

Não sei Luiz, creio que pode ser feito, mas pra ter certeza é melhor dar uma ligada lá pro CEMAL que eles sabem te informar. Liga de preferência pela manhã, a tarde lá não costumam atender. Abraços.

Muito obrigado, RemoveBeforeFlight. Liguei lá hoje pela manha e ninguem atendeu, vai ser dificil conversar com alguem lá, kkkk.Liguei nesse numero (2101 7187), sabe se é esse realmente? Obrigado.

é, esse é o numero da recepção.

Aqui vai outros telefones do CEMAL,

DDD: 21 COMAR: III

TELEFONES:

Diretor: 2101 7101 / 2101 7102 / 2101 7103

Fax: 2101 7105

Vice Diretor: 2101 7108

Divisão Administrativa: 2101 7111

Fax: 2101 7136

Divisão Técnica: 2101 7107

Medicina Preventiva: 2101 7170 / 2101 7163 / 2101 7155

Seção de Pessoal Militar: 2101 7176

Auditoria 2101 7122

Controle de Prontuários 2101 7157

Fax: 2101 7158

Junta Mista: 2101 7173

Recepção 2101 7187

Arquivo Médico: 2101 7126

Fax: 2101 7123

Secretaria das Juntas 2101 7149

Fax: 2101 7150

Subdivisão de Ensino e Pesquisa:2101 7143

Seção de Desenvolvimento e Divulgação:2101 7198

Abraço!

7100, 7157 no CEMAL e 7197 no hotel de trânsito. Pela manhã sempre consegui falar nestes.

Opa, valew. Mals pela demora, esses dias estão corridos de mais. Vou ligar lá amanha pela manha.

Abraço.

7100, 7157 no CEMAL e 7197 no hotel de trânsito. Pela manhã sempre consegui falar nestes.

Tentei por dois dias esses números e ninguém atende. Preciso fazer meu inicial PLA e quero saber se precisa levar o ergométrico conforme o site, pois todos meus amigos pilotos falam que não precisa, mas no site do CEMAL está escrito:

Inspeção de Saúde - INICIAL

printButton.png emailButton.png

Horário de Chegada:

1º dia: das 06:30 h às 07:30 h.

2º dia: 07:30h

12 horas de jejum no primeiro dia. Beber somente água.

Documentos Necessários:

a) Identidade Original;

b) Código ANAC;

c) Carta da Escola/Aeroclube homologada pelo SERAC;

d) Teste ergométrico( independente da idade );

e) Cartão de Vacinas: Antiamarílica( Febre Amarela) e Antitetânica em dia;

f) Mulheres: Ficha de Exame Ginecológico preenchido e assinado por Ginecologista e laudo do exame preventivo anual (Papanicolau) ou ultrassonografia pélvica, se virgem;

g) Original e Cópia do boleto de pagamento da GRU.

f) Laudo do exame parasitológico de fezes, somente para a Categoria de Comissário de Voo. O exame parasitológico de fezes deverá ter sido realizado a menos de 30 dias da data da inspeção de saúde.

Alguém confirma??

Ah, inclusive o teste ergométrico, o novo RBAC determina que os candidatos de todas as idades apresentem ele. Talvez não deu tempo do pessoal que te falou se atualizar, por que isso ta em vigor tem pouco mais de 3 semanas. Abraço.

Ah, inclusive o teste ergométrico, o novo RBAC determina que os candidatos de todas as idades apresentem ele. Talvez não deu tempo do pessoal que te falou se atualizar, por que isso ta em vigor tem pouco mais de 3 semanas. Abraço.

O colega poderia nos passar em qual parágrafo no RBAC67 está escrito isso? Juro que nunca me atentei a isto.

• Create New...