Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

E195-SDU

Experiência no CEMAL, com o RBAC67.

Recommended Posts

Lembrando que no CEMAL, o pagamento deverá ser feito em Ag. do Banco Do Brasil, emitindo pelo site do CEMAL um a GRU. Após o pagamento, você só poderá fazer a revalidação ou inicial depois de cinco dias úteis contados a partir do dia do pagamento desta GRU!

Estavam ainda aceitando o pagamento no caixa do CEMAL, mas parece que a partir deste mês, ja passariam a fazer só mediante o pagamento da GRU.

Um abra!

Só para complementar o tópico, segue minha experiência no CEMAL nessa quarta-feira (revalidação CMA PC):

Cheguei as 6h30 e peguei a senha de número equivalente a 20a pessoa, fui atendido por volta das 07h05 no controle de prontuário e exames laboratoriais as 7h40. Renovação finalizada as 9h55, informaram somente "resultado no site da ANAC entre 24 e 48h".

Quem optasse por aguarar, as tradicionais cartinhas ainda existem e são liberadas entre 13h e 16h.

A renovação saiu no sistema da ANAC na manhã seguinte.

Abraços

O colega poderia nos passar em qual parágrafo no RBAC67 está escrito isso? Juro que nunca me atentei a isto.

Desculpe a demora na resposta, fui ver hoje sua pergunta, não sei se ainda lhe vai ser útil mas aí está:

PARA OBTENÇÃO DE CMA DE 1ª CLASSE (PLA, PC e PP-IFR)

(1) Documento de identificação oficial, com foto, válido no território nacional
(2) Código da ANAC válido
(3) Atestado psicológico, conforme o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica (RESOLUÇÃO CFP Nº 007/2003)
(4) Eletroencefalograma (válido por 6 meses, porém, critério do examinador ou da ANAC, pode ser prolongada por um período que não exceda a 2 anos)
(5) Prova de esforço em esteira rolante
(6) Radiografia panorâmica

Teste ergometrico agora é apartir de 30 anos ..........

...mudou novamente? pois, fui a alguns meses fazer meu cma de 1ª classe e foi obrigatório que eu apresentasse o teste ergométrico. Tive que correr atras de um local pra fazer o exame no RJ e depois voltar no Cemal pra apresentar o exame e ser liberado...tinha muita gente lá recebendo a notícia em "primeira mão" pelo cardiologista. Eu tenho 21 anos.

Desculpe a demora na resposta, fui ver hoje sua pergunta, não sei se ainda lhe vai ser útil mas aí está:

PARA OBTENÇÃO DE CMA DE 1ª CLASSE (PLA, PC e PP-IFR)

(1) Documento de identificação oficial, com foto, válido no território nacional
(2) Código da ANAC válido
(3) Atestado psicológico, conforme o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica (RESOLUÇÃO CFP Nº 007/2003)
(4) Eletroencefalograma (válido por 6 meses, porém, critério do examinador ou da ANAC, pode ser prolongada por um período que não exceda a 2 anos)
(5) Prova de esforço em esteira rolante
(6) Radiografia panorâmica

Negativo. Nada a partir dos 30 anos.

Como o nosso colega gentilmente nos atualizou, o teste é obrigatório, para obtenção do CMA de Primeira Classe tanto PC como PLA.

Remove, grato pela atualização. Eles finalmente reatualizaram o RBAC67. Alguma pequenas orientações ainda estavam em falta. Tanto é que os hospitais estavam loucos com isso, pois o pessoal chegava sem o exame.

Forte abraço!

Nos iniciais agora estão exigindo independente da idade.

Abraço!

Agora PP são 5 anos e PC continua 1 ano?

Afirmo

E a validade do ergométrico? Será que é possível usar o mesmo exame feito para obtenção do CMA de 2° classe no de 1°, um ou dois anos depois?

E a validade do ergométrico? Será que é possível usar o mesmo exame feito para obtenção do CMA de 2° classe no de 1°, um ou dois anos depois?

Posso estar enganado, mas o exame pode ter sido feito a até 6 meses da data de apresentação no CEMAL.

Posso estar enganado, mas o exame pode ter sido feito a até 6 meses da data de apresentação no CEMAL.

Uma pena...

Obrigado!

olá pessoal, alguem pode me passar o site do cemal para eu obter a GRU para poder efetuar o pagamento

pessoal ja consegui o site, alguem sabe oque mais preciso fazer antes de ir no Cemal para revalidação cma 2º classe? pagar a GRU, cód anac, açgo mais?

pessoal ja consegui o site, alguem sabe oque mais preciso fazer antes de ir no Cemal para revalidação cma 2º classe? pagar a GRU, cód anac, açgo mais?

Você precisa do RG, CHT (se estiver checado), código ANAC (se não tive checado), GRU paga e esperar 5 dias úteis e recentemente foi atualizada uma instrução suplementar, dizendo que para todos os inciais de todas as classes será obrigatório a apresentação de um teste ergométrico. Porém parece que no CEMAL estão cobrando até mesmo nas revalidações.

Ligue para o CEMAL e pergunte se estão cobrando algum exame de saúde para revalidações.

Um abrs!

Estive no CEMAL ontem, revalidando (PLA).

Entrei as 6:30 e saí as 10:30. Hoje as 10hs já estava no site da ANAC.

Os exames são os de sempre, a única diferença foi realmente o teste ergométrico que é obrigatório a todos e em todas as idades.

Bonamichi, grato pelo relato.

Estejam atentos, pois mesmo que a Instrução Suplementar 67.*** diga que o teste ergométrico seja obrigatório para todos OS INICIAIS (1classe, 2classe, 3classe, 4 classe), existem hospitais da aeronáutica e clínicas particulares que ESTÃO cobrando INCLUSIVE para REVALIDAÇÕES DE TODAS AS CLASSES. Obviamente este terá um tempo de validade, logo, em uma seguinte revalidação o exame ainda estará válido.

Porém para quem deseja MUDAR A CLASSE do CMA, será NECESSÁRIO a APRESENTAÇÃO de um novo teste ergométrico.

No site do CEMAL já consta o ergométrico obrigatório para todas as idades nas revalidações:

Documentos Necessários:

* Trazer todos os exames cobrados na inspeção anterior.

a) Identidade Original;

b) Código ANAC;

c) Cartão de Vacinas: Antiamarílica(Febre Amarela) e Antitetânica em dia.

d) Mulheres: Ficha de Exame Ginecológico preenchido e assinado por Ginecologista e laudo do exame preventivo anual (Papanicolau) ou ultrassonografia pélvica, se virgem.

e) Laudo do exame parasitológico de fezes, somente para Categoria de Comissário de Voo. O exame parasitológico de fezes deverá ter sido realizado a menos de 30 dias da data da inspeção de saúde.

f) Teste Ergométrico (Independente da Idade).

http://www.cemal.aer.mil.br/index.php/inspecao-de-saude-civis/79-inspecao-de-saude-revalidacao

Abraços

Só acrescentando pessoal, o ergometrico é obrigatorio a todos nas inspecoes iniciais, depois, nas revalidaçoes, é a cada dois anos pra quem tem idade entre 30 e 49 anos, e anual a partir dos 50 anos.

O site do HASP esta certinho.

Abs.

Pessoal, atualizando um pouco o tópico, estive semana passada no CEMAL para o inicial de 1 Classe.

No primeiro dia tudo normal, a primeira coisa que notei é que nesta época do ano fica um pouco lotado devido aprovados no concurso da EPCAR. Tirando isto, o resto foi bem normal. Uma diferença que eu notei também no primeiro dia foi uma leve mudança no psicotécnico, tendo em vista que agora não há mais aquele teste de realizar desenhos. Ele foi trocado por um dos provérbios, em que há uma lista de 10 provérbios populares, e vc tem que dizer o significado de cada um.

Fique atento, pois há respostas certas, se a sua fugir muito da padrão, é considerado erro.

No segundo dia ficou faltando poucos exames, como o cardiológico em que somente mostrei o teste ergométrico e fui liberado, e o odonto. Terminei os exames por volta das 09:00h, mas como eles estão sendo mais rígidos, a junta médica que avalia todos os exames e dá a liberação, somente autorizou as 12:00h.

No mesmo dia, na parte da tarde já constava no site da ANAC atualizado.

Abs,

Penteado

Pessoal, atualizando um pouco o tópico, estive semana passada no CEMAL para o inicial de 1 Classe.

No primeiro dia tudo normal, a primeira coisa que notei é que nesta época do ano fica um pouco lotado devido aprovados no concurso da EPCAR. Tirando isto, o resto foi bem normal. Uma diferença que eu notei também no primeiro dia foi uma leve mudança no psicotécnico, tendo em vista que agora não há mais aquele teste de realizar desenhos. Ele foi trocado por um dos provérbios, em que há uma lista de 10 provérbios populares, e vc tem que dizer o significado de cada um.

Fique atento, pois há respostas certas, se a sua fugir muito da padrão, é considerado erro.

No segundo dia ficou faltando poucos exames, como o cardiológico em que somente mostrei o teste ergométrico e fui liberado, e o odonto. Terminei os exames por volta das 09:00h, mas como eles estão sendo mais rígidos, a junta médica que avalia todos os exames e dá a liberação, somente autorizou as 12:00h.

Abs,

Penteado

humm interessante essa mudança no teste psicotécnico, pelo visto ficou mais simples. Eu perdí horas e horas fazendo aqueles desenhos nos meus exames iniciais. Voce tem algum exemplo de provérbios pra mostrar aqui??

humm interessante essa mudança no teste psicotécnico, pelo visto ficou mais simples. Eu perdí horas e horas fazendo aqueles desenhos nos meus exames iniciais. Voce tem algum exemplo de provérbios pra mostrar aqui??

RemoveBeforeFlight,

Alguns provérbios que eu consigo lembrar são:

1 - Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé.

2 - Gato escaldado tem medo de água fria.

3 - Após a tempestade vem a bonança.

4 - Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

Os demais eu não consegui lembrar, em cada um destes você tem que dizer o significado em no máximo 3 linhas.

Abs!

RemoveBeforeFlight,

Alguns provérbios que eu consigo lembrar são:

1 - Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé.

2 - Gato escaldado tem medo de água fria.

3 - Após a tempestade vem a bonança.

4 - Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

Os demais eu não consegui lembrar, em cada um destes você tem que dizer o significado em no máximo 3 linhas.

Abs!

Legal! vou dar minhas refletidas aqui em cima deles rs brigadao!

Abs,

Penteado

Não tem ninguém sendo mais rígido. A demora se da pelo número de atendimentos.

Abrs,

E195

Buenas gurizada.

Ontem renovei meu CCF/CMA de 1° no HACO.

Tcheee, uma maraviiiilha. Cheguei as 7 e 9:30 todos liberados. O que vi foi uns 3 de SP virem fazer aqui no sul pela rapidez, dizem eles de não gostarem do HASP. Bom, em torno de 15 pessoas e como disse 2h e 15 de exames. Achei uma maravilha. Não fiz raio x do torax e audiometria.

Tenho uma pergunta, mas acho que o E195 me responderá, nosso expert na medicina aeroespacial.

No campo observações veio os codigos 67.7E E 67.103C OUT 17 -

67.79D OUT 14 - USAR LENTES

CORREORAS E PORTAR PARA DE

ÓCULOS RSERVA.

O que seria os números acima?

Abcs, bons voos.

• Create New...