Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

E195-SDU

Experiência no CEMAL, com o RBAC67.

Recommended Posts

Que estranho, acho que a cardiologia e a audiometria é um exame comum de todas as licenças, seja inicial ou renovação. Sempre fiz ambos.

Com relação ao teste ergométrico, no site do CEMAL fala mesmo dos 30 anos na renovação e todas as idades nos iniciais.

REVALIDAÇÃO

g) Teste Ergométrico :

I- 1ª Classe (PLA - Piloto de Linha Aérea; PC- Piloto Comercial; PP IFR - Piloto Privado com Habilitação IFR) :

- Idade até 30 anos : não há a exigência do exame.

- Idade de 30 anos (inclusive) até 50 anos : exigência do exame a cada 2 (dois) anos.

- Idade acima de 50 anos (inclusive) : exigência anual do exame.

E mais alguém já foi no CEMAL renovar o 1ª classe saindo como PLA? Acho que o colega deu muita sorte por lá rs.

Nada, não fui só eu não, todo mundo que tava lá revalidando hj aproveitou essa novidade. Ele só falou o seguinte: aproveita, pq daqui a pouco eles mudam de novo, vai saber.

Nada, não fui só eu não, todo mundo que tava lá revalidando hj aproveitou essa novidade. Ele só falou o seguinte: aproveita, pq daqui a pouco eles mudam de novo, vai saber.

Bom saber, mas fico preocupado com essa incerteza. Como disse um colega por aqui, pra virar amanhã e invalidar nossos processos alegando que o correto era fazer outro inicial de PLA não custa nada.

Boa noite!

Possuo o CCF de 2ª classe, estou com o PP checkado e estou para ir no CEMAL fazer os exames para obter o CMA 1ª classe (PC).

Minha dúvida é se preciso levar aquela carta de encaminhamento de curso para fazer os exames. Quando fui tirar o meu de 2ª precisei levar (2 anos atrás), mas olhei no site do CEMAL e agora não está mais na lista:

Documentos Necessários:

a) Identidade Original;

b) CPF cópia;

c) Código ANAC;

d) Teste ergométrico( independente da idade );

e) Cartão de Vacinas: Antiamarílica( Febre Amarela) e Antitetânica em dia;

f) Mulheres: Ficha de Exame Ginecológico preenchido e assinado por Ginecologista e laudo do exame preventivo anual (Papanicolau) ou ultrassonografia pélvica, se virgem;

g) Original e Cópia do boleto de pagamento da GRU.

h) Laudo do exame parasitológico de fezes, somente para a Categoria de Comissário de Voo. O exame parasitológico de fezes deverá ter sido realizado a menos de 30 dias da data da inspeção de saúde.

Do resto acho que está tudo certo: teste ergométrico feito, vacinas em dia, só esperando os óculos novos chegarem. Mas vou levar o atual comigo também, em caso de me perguntarem ''e o backup?'' hehe. E pagar a GRU, mas como demoram 5 dias, e o carnaval está chegando e eles não devem funcionar, acho que vou aparecer por lá só pro dia 18, 19.

E já quase esquecendo, precisa levar CHT? Só tenho a provisória, meu processo ainda está em análise na ANAC..

Obrigado!

Fiz a revalidação de PLA ontem e fui liberado às 11h30. Detalhe: eu tinha um CMA primeira classe de PC e revalidei para PLA.

Eles me falaram lá que tem alguns desinformados atendendo telefone e dizendo que não pode fazer revalidação de PC para PLA, e instruindo equivocadamente para pagar a GRU de inicial nesses casos. O Oficial responsável me disse que iria instruir a todos lá para que isso deixe de ocorrer.

A orientação oficial é: pagar a GRU de revalidação (188,50) e pedir mudança para CMA de PC para PLA. Como é tudo primeira classe, pode.

Foi a primeira vez que fui ao CEMAL e fiquei surpreso positivamente com o atendimento, organização e principalmente, tratamento dos militares conosco, apesar de ter sido a inspeção mais rigorosa que já fiz (HACO, PAMA-LS, EPCAR).

Só um detalhe: Pelo que pude perceber, quando você é liberado não sabe ainda se foi aprovado ou reprovado. Só quando sai no site da ANAC ou se ficar até 16h para pegar a cartinha. Isso eu acho uma deficiência nos processos do CEMAL que deve ser corrigida.

Desinformados atendendo o telefone no CEMAL? Que surpresa! :awesome:

Fiz a revalidação de PLA ontem e fui liberado às 11h30. Detalhe: eu tinha um CMA primeira classe de PC e revalidei para PLA.

Eles me falaram lá que tem alguns desinformados atendendo telefone e dizendo que não pode fazer revalidação de PC para PLA, e instruindo equivocadamente para pagar a GRU de inicial nesses casos. O Oficial responsável me disse que iria instruir a todos lá para que isso deixe de ocorrer.

A orientação oficial é: pagar a GRU de revalidação (188,50) e pedir mudança para CMA de PC para PLA. Como é tudo primeira classe, pode.

Foi a primeira vez que fui ao CEMAL e fiquei surpreso positivamente com o atendimento, organização e principalmente, tratamento dos militares conosco, apesar de ter sido a inspeção mais rigorosa que já fiz (HACO, PAMA-LS, EPCAR).

Só um detalhe: Pelo que pude perceber, quando você é liberado não sabe ainda se foi aprovado ou reprovado. Só quando sai no site da ANAC ou se ficar até 16h para pegar a cartinha. Isso eu acho uma deficiência nos processos do CEMAL que deve ser corrigida.

Mas isso não é deficiência do CEMAL. Isso é padrão, INCLUSIVE no HACO, Cindacta e alguns outros. É uma questão de demanda. Praticamente toda a aviação civil passa pelo CEMAL, HASP e HACO. Antigamente a gente entrava às 06:00 e só saia às 17:00. Hoje termina cedo e esperamos em casa o resultado. No dia seguinte você pode passar no hospital, para pegar o DIS se for o caso.

Mas isso não é deficiência do CEMAL. Isso é padrão, INCLUSIVE no HACO, Cindacta e alguns outros. É uma questão de demanda. Praticamente toda a aviação civil passa pelo CEMAL, HASP e HACO. Antigamente a gente entrava às 06:00 e só saia às 17:00. Hoje termina cedo e esperamos em casa o resultado. No dia seguinte você pode passar no hospital, para pegar o DIS se for o caso.

Uai E195-SDU, depois que acabaram com o CCF em papel fiz duas revalidações (EPCAR e CEMAL). Na EPCAR saí com a confirmação de que estava aprovado OK (informação verbal). Apenas pediam para aguardar a atualização no site da ANAC. Os reprovados souberam na hora.

Antes disso, na última que fiz antes da extinção do CCF em papel (HACO), fui reprovado no oftalmo e informado na hora. Nem pude terminar o resto da inspeção. Com todas as devidas orientações da oftalmologista, voltei a BH, fiz novos óculos, retornei 20 dias depois e consegui minha revalidação.

Creio que o processo dessa forma seja mais correto, pois quem é reprovado em algo deve ter a oportunidade de conversar com o avaliador, entender melhor a razão da inaptidão, e saber das providências para sanar a pane numa próxima inspeção (como aconteceu comigo no HACO).

Imagine a situação do cara de fora do Rio que vai ao CEMAL, faz a inspeção completa, não é avisado de nada, volta pra sua cidade sem pegar a carta e 48 hs depois descobre que está inapto por causa de um problema que foi detectado no primeiro exame que fez durante a inspeção. Deve ser #####!

Abraço

Acho que o CEMAL não trabalha assim pela quantidade de inspecionados que por lá passa todos os dias. De toda forma geralmente no controle de prontuários é informado sim a situação final. O problema é que por ser verbal não é 100% confiável. Já vi situação onde foi dito que não tinha carta e depois o sujeito descobriu que tinha pedido de exame pra próxima inspeção.

Man, aqui no HACO, quando eles retornam com os documentos pessoais, ele sempre informam: "Tá tudo certo, tudo ok. As 16h tá liberado no site da Anac. Aqui são gente boa demais.

Cada um tem um procedimento.

Eu faço no CEMAL e aprovo o que é feito aqui. Revalido e saio antes das 11 horas. 16 horas tenho o resultado em casa. Quem mora fora do RJ, infelizmente tem que esperar pelo menos até umas 18 horas para pegaro voo de volta...

Cada um tem um procedimento.

Eu faço no CEMAL e aprovo o que é feito aqui. Revalido e saio antes das 11 horas. 16 horas tenho o resultado em casa. Quem mora fora do RJ, infelizmente tem que esperar pelo menos até umas 18 horas para pegaro voo de volta...

Claro, com certeza!

Aqui no HACO, de 2 anos pra cá melhoraram MUITO.

Em outubro entrei as 7 e as 9:15 estava voltando pra casa! Uma maravilha.

Claro, com certeza!

Aqui no HACO, de 2 anos pra cá melhoraram MUITO.

Em outubro entrei as 7 e as 9:15 estava voltando pra casa! Uma maravilha.

Aos poucos o sistema vai melhorando e as análises serão bem mais práticas...

Acabei de passar pelo cemal e foi tudo tranquilo... Atendimento nota 10... Assim que chegar em casa faço um post mais detalhado.

Só fiquei com uma dúvida, um colega que fez comigo foi aprovado e recebeu uma carta com algumas correções para próxima inspeção.... Não recebi a carta, só mandaram eu olhar no site, mas que eu estava aprovado. Normal isso?

Acabei de passar pelo cemal e foi tudo tranquilo... Atendimento nota 10... Assim que chegar em casa faço um post mais detalhado.

Só fiquei com uma dúvida, um colega que fez comigo foi aprovado e recebeu uma carta com algumas correções para próxima inspeção.... Não recebi a carta, só mandaram eu olhar no site, mas que eu estava aprovado. Normal isso?

Normal.

Normal mas já ouvi "resultado no site" e depois vi que tinha carta confidencial pedindo exame para a próxima inspeção.

Menos de 24hs e já apareceu no site da ANAC. Tudo certo.

Como prometido vou falar como foi minha experiência esses 2 dias.

1º Dia: Todo mundo no auditório, preenchemos um formulário e mostramos a GRU com o comprovante de pagamento. Seguimos para colher sangue e urina, depois todo mundo foi tomar café. Seguimos para o psicoteste onde foi tranquilo, sem nenhum tipo de pressão. Pilotos de um lado, comissários do outro. Preenchemos questionários, fizemos os provérbios, fizemos o das imagens projetadas na parede, o teste para riscar os desenhos e o último e mais complicado o dos cubos.

Seguimos para clinica médica, eletro, cardio e raio-x. Fim do 1º dia e fui liberado umas 11:20h.

2º Dia: Oftalmo, Otorrino, Psiquiatra e por fim o Odonto. Se você já levar a panorâmica adianta o processo. Fui liberado às 10:15... Tudo foi muito rápido. Informaram que o resultado estaria disponível a partir das 13:00, mas na verdade só chega entre as 15 e 16hrs.

Uma coisa é certa, percebi muita boa vontade em todo mundo que estava atendendo. Aqui no aeroclube colocaram o maior terror sobre o CEMAL e não vi nada disso. Se você não for, cego, surdo e doido passa de boa.

Abs,

Colegas,

terminei minha inspeção inicial de 1ª classe no CEMAL ontem.

Primeiramente fiquei no hotel de trânsito. O hotel deve ser reservado com no mínimo cinco dias de antecedência e o valor (R$ 50/dia) deve ser pago através de GRU, tudo muito bem orientado pelo site do CEMAL. O hotel conta com cerca de dez quartos, sendo eles compostos por 2 beliches, armários, roupa de cama/banho, ar-condicionado, frigobar, televisão (de umas 21" e imagem boa de canais abertos), chuveiro elétrico e com água quente. Tudo muito bem arrumado. O horário de início da diária é das 15:00 tendo como prazo máximo 22:00, depois de 22:00 não é mais possível entrar no CEMAL e parece que são bem rígidos quanto a isso, então cuidado com os voos noturnos pois vcs correm o risco de dormir na rua.

No dia seguinte fui fazer meu primeiro dia de inspeção, estava cheio mas mesmo assim os exames aconteceram com uma velocidade boa. Inicialmente colhemos sangue e urina, depois fizemos um café da manhã no próprio cemal (pão de sal, manteiga, melancia, leite, café), posteriormente eles vão dividindo os grupos pelas especializações afim de que não se congestione um médico e fique sem ninguém em outro, dinamizando o processo. O psicotécnico seguiu a linha de projeção de três imagens, um questionário sobre a vida pessoal e o que pensávamos de determinados temas (solidão, vida sexual, etc..), um teste exclusivo para pilotos de imagens ( o de 2ª classe é um pouco diferente do de 1ª) e por último o de cubos, que vc tem que projetar a posição que o cubo estaria.No cardiologista pegaram meu teste ergométrico mesmo eu tendo 20 anos. Fomos liberados por volta das 13:30, e sai para almoçar lá perto, (há restaurantes com comida boa, mc donalds e um shopping relativamente perto do CEMAL).

-

No dia seguinte, fiz o odontológico, audiométrico, uma conversa com a psiquiatra (que conversa com você sobre o resultado do seu teste, bem tranquilo) e por último o oftalmológico (que particularmente achei bem rigoroso). Estava liberado por volta das 12:00

-

De 14:00 às 16:00 saiu o resultado, o meu particularmente saiu aproximadamente 15:30. Das sete pessoas que estavam comigo no dia, 4 passaram (uma comissária, 1 PP inicial, 2 PC inicial) e 3 reprovados (2 comissárias e 1 PP inicial)

As reprovações foram:

Comissária 1: Teste de urina (pelo que ela disse, ela não cumpriu o jejum de 12 hrs)

Comissária 2: Escoliose

PP: Oftalmológico (esqueci o nome da doença) e psicotécnico (transtorno de ansiedade)

No mais checkout do hotel às 13:30. Hoje de manhã olhei no site da anac e já constava o cma.

Opa João Pedro,

Sabe dizer se o mineiro com cara de 14 anos passou?? Não lembro o nome dele agora.

Você achou o oftalmo rigoroso, pois usa óculos. rsrsrs...

É assim mesmo. Lá eles são tão rigorosos quanto em qualquer outro lugar. Vai se acostumando a ter sempre seu óculos, mais um reserva, porque tanto a ANAC quanto o CEMAL cobram.

A ANAC cobra pois está regulado no RBAC, e acredito que os oftalmologistas dos hospitais cobram, justamente para ver se ambos os pares estão de acordo com a sua limitação.

Parabéns e bons voos!

Nunca me cobraram óculos reserva no CEMAL. Aliás nunca ouvi falar dessa cobrança em inspeção, primeira vez rs.

E195-SDU, amigão Boa Noite!

Sei que já deve estar pensando o que eu quero de novo com esse assunto de CMA né, depois de te encher o saco comisso.

Segui meu amigo todas as suas recomendações, fui no meu ortopedista fizemos todo um check-up juntos estudamos o meu tipo de cifose com o que está escrito no RBAC ele me assegurou que minha escoliose se reduziu quase a zero grau e que minha cifose não é sintomatica e que me atesta 100% para a atividade em questão. Pegarei dia 22 o laudo.

Agora o que venho tentar pegar uma luz com ovcê é naquela questão de onde ir, pois por mais que a Ouvidoria do CEMAL tenha dito que somente no DIRSA e somente com o Recurso, alguns amigos da área me disseram que eu deveria tentar em hospitais de outro estado ou em clinicas particulares pois o sistema não é integrado, porém, hoje existe o bendito código anac que com uma simples pesquisa descobre se eu já fiz alguma avialiação ou não.

Eu avaliei seriamente em tentar no HASP ou HACO mas é um tiro cego pois eu pago a GRU tenho custos com viagem e chega lá eles chegam e dizem que não posso fazer pois já tenho uma reporvação.

Você provavelmente deve conhecer pessoas da área que talves tenham algum conhecimento sobre como está o sistema hoje em relação a quem reprova no CEMAL (ou você mesmo saiba). Se pudesse me dar mais essa luz.

Abraços meu caro.

Nunca me cobraram óculos reserva no CEMAL. Aliás nunca ouvi falar dessa cobrança em inspeção, primeira vez rs.

E175, vou passar para você alguns parágrafos a respeito disso.

"

(4) caso precise de correção para atender aos requi

sitos visuais deste Regulamento, deve figurar

expresso no campo de observações do CMA, caso conce

dido, que o tripulante deve usar a correção, e que

deve portar um par de óculos reserva (mesmo quando

usando correção por lentes de contato), quando

desempenhando as atribuições de sua licença e habil

itação;"

"

(d) O candidato portador de correção óptica deve ap

resentá-la (e sua reserva) ao examinador ou à

ANAC por ocasião do exame de saúde pericial, ou qua

ndo desempenhando as atribuições de sua licença e

habilitação aeronáutica, ao inspetor da ANAC, caso

seja solicitado."

Eu não me preocupei em checar precisamente as consequências de se não apresentar lentes corretoras e backup-reserva (talvez eu deva, para me informar melhor). Mas acredito que se um INSPAC, após checar o status do seu CMA requerer as lentes com backup e o tripulante não as apresentar em sua totalidade (só ter um par), ele poderá multá-lo, e proibir o voo até que um par de lentes reserva seja providenciado. A multa deve ser pesada, pois envolve diretamente a segurança de voo.

No caso das revalidações, se o médico cobrar e você não as tiver em mãos, acredito que ele pode indeferir a revalidação, ou enviar um DIS, cobrando o backup para o próximo exame.

São coisas pequenas, que as vezes um oftalmo ou inspac mais rígido podem cobrar.

Abraço!

E195-SDU, amigão Boa Noite!

Sei que já deve estar pensando o que eu quero de novo com esse assunto de CMA né, depois de te encher o saco comisso.

Segui meu amigo todas as suas recomendações, fui no meu ortopedista fizemos todo um check-up juntos estudamos o meu tipo de cifose com o que está escrito no RBAC ele me assegurou que minha escoliose se reduziu quase a zero grau e que minha cifose não é sintomatica e que me atesta 100% para a atividade em questão. Pegarei dia 22 o laudo.

Agora o que venho tentar pegar uma luz com ovcê é naquela questão de onde ir, pois por mais que a Ouvidoria do CEMAL tenha dito que somente no DIRSA e somente com o Recurso, alguns amigos da área me disseram que eu deveria tentar em hospitais de outro estado ou em clinicas particulares pois o sistema não é integrado, porém, hoje existe o bendito código anac que com uma simples pesquisa descobre se eu já fiz alguma avialiação ou não.

Eu avaliei seriamente em tentar no HASP ou HACO mas é um tiro cego pois eu pago a GRU tenho custos com viagem e chega lá eles chegam e dizem que não posso fazer pois já tenho uma reporvação.

Você provavelmente deve conhecer pessoas da área que talves tenham algum conhecimento sobre como está o sistema hoje em relação a quem reprova no CEMAL (ou você mesmo saiba). Se pudesse me dar mais essa luz.

Abraços meu caro.

Thrust, boa noite!

Sinceramente não tenho muito o que recomendar.

Não sou médico e não trabalho com medicina aeroespacial, mas por motivos acadêmicos pesquisei muito sobre o "tema".

Pelo que eu entendi no regulamento o recurso no DIRSA (balizada pela ANAC) é a última das alternativas disponíveis para o candidato. Ela somente será necessária, quando você esgotar todas as suas alternativas nos hospitais, clínicas e médicos credenciados pela ANAC.

Mas no meu ponto de vista, nada te impede de requerer outro exame inicial no CEMAL ou em qualquer outro orgão, desde que você tenha em mãos laudos médicos que comprovem sua aptidão. O que comprovaria sua aptidão? Um parecer de um especialista, que através de exames documentados e um laudo médico, ateste que sua condição física não apresenta riscos para a atividade laborativa proposta. Seja porque sua condição regrediu e não mais existe ou por ela ser branda a ponto de ser considerada não prejudicial (sempre com respaldo do médico especialista, através de exames e seus laudos).

Meu conselho? Faça no CEMAL, meu amigo. Afinal foi lá que você fez seu exame inicial e existe chance de que em outros hospitais eles neguem o CMA. Ai no final das contas, você terá que retornar ao CEMAL.

No CEMAL, você irá pagar outra GRU para inspeções iniciais e desta vez levará o laudo para que eles possam reavaliar seu caso. Caso eles venham a indeferir novamente seu CMA, ai seria o caso de você entrar com recurso na ANAC. Pelo que eu sei, com laudos, tudo fica mais fácil. Nada mais é do que uma garantia para a junta avaliadora dos hospitais. Assim seu histórico fica bem documentado e tudo nos conformes do regulamento.

Corra atrás do laudo (atestado) com seu médico. Se for necessário, faça outros exames, investigue mais o seu caso. Assim você terá maiores garantias.

Por fim, peço que você leia a Subparte A, 67.11, ©, (D) - 1, 2, 3. Pela minha interpretação do regulamento, estes parágrafos justificam tudo que eu te falei acima, sobre recursos e seu direito de requerer outro exame em carater INICIAL e não RECUSAL.

Boa sorte, e qualquer coisa é só me procurar.

Abraço!

• Create New...