Jump to content

No vermelho, TAM diminui número de comissários em 32% dos voos

Mastercaptain

Recommended Posts

Depois de fechar o segundo trimestre com prejuízo de quase R$ 1 bilhão, a TAM reduziu de quatro para três o número de comissários a bordo em um terço dos seus voos domésticos.

Em maio, a Gol havia feito o mesmo em parte da frota.

A iniciativa vale desde o início de setembro para todos os voos operados com o Airbus A319, avião que faz, por exemplo, rotas que ligam Congonhas aos aeroportos de Florianópolis, Curitiba e Confins (Minas Gerais).

O A319 tem capacidade para 144 passageiros. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), 32% dos voos da TAM dentro do território brasileiro usam esse tipo de aeronave.

A companhia decidiu diminuir a quantidade de comissários baseada em uma regra de 2010 da Anac que autoriza o uso de um comissário para cada 50 passageiros em algumas aeronaves.

A prática é adotada no exterior, especialmente por companhias de baixo custo.

No Brasil, a Webjet foi a primeira a obter autorização para usar três comissários, em novembro de 2010.

PREJUÍZO

"A mudança não interfere no nível de serviço e segurança praticados pela companhia e proporciona maior eficiência e rentabilidade às operações", disse a TAM em comunicado à imprensa. A companhia teve prejuízo de R$ 928 milhões no segundo trimestre deste ano.

Em 2011, a companhia disse à Folha que, mesmo habilitada a usar três comissários em alguns dos seus aviões, usava "quatro profissionais a bordo para melhor atender aos passageiros".

Segundo a TAM, não haverá cortes de comissários. "Os comissários que foram realocados nessa operação estão sendo absorvidos pela chegada de mais aeronaves e também pelo início, em breve, de novos voos."

O Sindicato Nacional dos Aeronautas é contra a redução de comissários, por avaliar que há prejuízo à segurança operacional.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1152647-no-vermelho-tam-diminui-numero-de-comissarios-em-32-dos-voos.shtml

• Replies 75
  • Created
  • Last Reply

"Em 2011, a companhia disse à Folha que, mesmo habilitada a usar três comissários em alguns dos seus aviões, usava "quatro profissionais a bordo para melhor atender aos passageiros".

Entao agora assumiu que atendera pior?

"Em 2011, a companhia disse à Folha que, mesmo habilitada a usar três comissários em alguns dos seus aviões, usava "quatro profissionais a bordo para melhor atender aos passageiros".

Entao agora assumiu que atendera pior?

Nâo é bem assim, Para os voos "superponte" em 3 comissários, desenvolveram um novo serviço - mais prático - com isto não fica aquela impressão de correria, pelo contrário, é mais rápido este novo serviço em 3 (por isso pode ser feito com calma) do que o antigo em 4. O porém é que este serviço ainda está em vigor apenas nos voos "superponte".

Posted · Hidden by Galeão-Cumbica, September 13, 2012 - Postagens idiotas.
Hidden by Galeão-Cumbica, September 13, 2012 - Postagens idiotas.

Agora sim vai finalmente dar lucro!!! O problema era tripulante como sempre!!! Não sei como não tinha notado isso antes..... :rolleyes:

AGORA SIM VAI FINALMENTE DAR LUCRO!!! O PROBLEMA ERA TRIPULANTE COMO SEMPRE!!! N㯠sei como n㯠tinha notado isso antes..... :rolleyes:

Hahahahahaha bem isso mesmo!

Cmte Rolim deve estar se remexendo no caix㯡!!!

Nâo é bem assim, Para os voos "superponte" em 3 comissários, desenvolveram um novo serviço - mais prático - com isto não fica aquela impressão de correria, pelo contrário, é mais rápido este novo serviço em 3 (por isso pode ser feito com calma) do que o antigo em 4. O porém é que este serviço ainda está em vigor apenas nos voos "superponte".

Tem como descrever esse "novo" serviço que fica mais pratico para ponte? Eu sinceramente nem sabia...

A ponte já é corrida com 04 cmrs. Imagina com 03.

Algumas rotas com maior duração até que é compreensivel e sim, dá para fazer...mas ponte...

Por falar nisso a ponte da Gol está uma vergonha (em relação a serviço de bordo, comparado com as concorrentes), eu entendo que empresa aérea é para transportar, mas se a empresa não ter um diferencial ou igualitario, perde cliente...

O que segura alguns paxs na Gol é o Smiles...

Tb gostaria de saber como é o novo serviço de 3 na ponte aérea, que já não dá tempo de quase nada mesmo.

É distribuído um kit contendo um pequeno sanduíche e uma lata de Coca Cola.

Lembrem-se colegas, em aviação tudo é peso. Um comissário a menos na visão da diretoria significa peso a menos no avião, um assento a menos, folha de pagamento menor, etc, isso sempre multiplicado por n vôos/anos.

Pessoalmente, eles têm uma sanha de diminuir custos que beira o surreal. Aí dá aquele bônus generoso para a diretoria pelas supostas "metas" e faz aquele festão de fim de ano, ou então - no caso da Tam, chama a Ivete e paga aquele cachê que anula os ganhos obtidos com as economias.

É distribuído um kit contendo um pequeno sanduíche e uma lata de Coca Cola.

Esse serviço, pelo que foi dito num outro tópico, representa sim queda na qualidade. Um lanche modesto, sem opções de bebida. A ponte já foi bem melhor.

Lembrem-se colegas, em aviação tudo é peso. Um comissário a menos na visão da diretoria significa peso a menos no avião, um assento a menos, folha de pagamento menor, etc, isso sempre multiplicado por n vôos/anos.

Pessoalmente, eles têm uma sanha de diminuir custos que beira o surreal. Aí dá aquele bônus generoso para a diretoria pelas supostas "metas" e faz aquele festão de fim de ano, ou então - no caso da Tam, chama a Ivete e paga aquele cachê que anula os ganhos obtidos com as economias.

Em nome de jesus essa fase Ivete acabou rs.

O interessante que a Azul voa com 3 cms e ninguém fala nada, a Web a mesma coisa.

Agora a TAM e a GOL não podem...

Agradeçam isso ao lobby que o cancêr chamado David Neeleman e toda sua corja fez para a ANAC alterar a regra.

Ele ta fazendo o mesmo lobby pra alterar a jornada de trabalho, e NINGUÉM fala nada, depois que alterarem não vai adiantar reclamar...

Eu lembro que a uns 15 anos atraz voei de Varig pra SP e paguei R$250 reais a passagem de ida.

Hoje eu consigo pagar 250 a passagem de ida e volta em algumas promocoes, e mesmo assim, não é dificil achar R$250,00 só a ida.

15 anos depois, o preço da passagem é o mesmo.

Voce chama do David de Cancer, não sei se voce sabe mas foi ele que criou o e-ticket que existe hoje, e é por isso que voce pode fazer seu checkin pelo celular.

Ele busca eficiencia. E como qualquer empresario do mundo ele busca pagar barato.

Cancer são os administradores que deixam a empresa ir pro buraco e não não tomam atitude de buscar eficiencia e corte de custos.

Eu to muito feliz com meu eticket criado pelo david, to feliz voando Azul com 3 comissarios e principalmente com a competição que ele criou na base NVT que antes era um dupoloio de TAM e GOL com 6 voos diarios juntando as duas.

Hoje posso escolher VCP, GRU, GIG, SDU, POA... tenho mais de 25 opcoes de voos diarios.

Hahahahahaha bem isso mesmo!

Cmte Rolim deve estar se remexendo no caix㯡!!!

MALDITOS TRIPULANTES, JÁ CONSEGUIRAM FALIR A TRANSBRASIL, VASP E VARIG! Agora querem falir as outras tambem! Ainda bem q tem gente esperta administrando nossas empresas e se deus quiser q essas pessoas incrivelmente inteligentes consigam eliminar todos esse infernais tripulantes, só assim para salvar nossa querida aviação brasileira. Sorte nossa q os tripulantes aceitam isso passivelmente.... É tudo q tenho a dizer sobre esse assunto. :-(

Caramba...

O mundo inteiro voa A319 com 3 comissários... mas quando acontece aqui no Brasil, é o fim do mundo, o apocalipse... brincadeira a opinião de alguns aqui, putz!

Se AA, BA, LH ou qquer outra cia forte faz isso, vocês dão parabéns. Se a TAM faz, a vidraça é apedrejada. A GOL também toma suas porradas... exatamente como o colega aqui falou: Azul faz isso desde o início e a WEB também já voa com 3 já há algum tempo... e todo mundo é baba ovo da Azul pelo avião que voa, pela maneira como se colocou no mercado e tudo mais.

O colega slpassos lembrou muito bem o caso do David ter inserido no mercado o E-tkt. O cara tem visão de mercado, corre atrás para criar meios em que as coisas fiquem mais fáceis, descomplicadas, gerando menos custos e isso infelizmente gera corte de pessoal. (Tentem imaginar como seria o embarque de um B777 lotado com aquela passagem antiga ainda, o quanto tempo demoraria). O lance do e-tkt cortou vários empregos, mas gerou outros tantos em outras companhias que conseguiram crescer por terem cortado custo.

Prefiro ver as cias aéreas brasileiras se adequando ao mercado E MANTENDO empregos, do que vê-las falindo em alguns anos (e parem com essa bobagem de ficar falando que não existem mais cias aéreas brasileiras, que agora é chilena, colombiana, bla bla bla bla).

Se a GOL não enxugasse esse ano, seria uma nova Varig... a TAM aparentemente não quer entrar no mesmo caminho (buscou fusão, reduziu número de comissários no A319 ou qualquer outra coisa que venha a fazer no futuro).

O mundo é outro, as empresas querem saber de dar lucro SIM. São empresas PRIVADAS, que buscam o lucro e estão certas em fazer isso. Cortar um comissário vai ajudar a gerar lucro ? Então corte, mas lembre-se, um está saindo do vôo PARA QUE OUTROS 5 continuem, ou preferem ver todos os 6 na rua ?

E outra, pelo que li, a TAM não mandou nenhum comissário embora ainda por conta disso.

Agora vamos falar da segurança, já que foi uma das coisas que todo mundo falou aqui. Concordo que realmente pode haver uma diminuição da segurança, mas isso é culpa da TAM ? Lógico que não. Isso é uma coisa a ser discutida com o órgão regulador do país, a dona Anac... pois TODAS as companhias aéreas estão voando aeronaves com até 150 assentos com 3 comissários.

Keep flying, moçada!

Bartender

Ainda bem que voo Avianca e não irei sentir essa mudança da Tam. Há muito tempo a Tam me desagrada e os motivos provavelmente ajudaram a ter esse prejuízo.

Isso é tendencia... Daqui a pouco, sua Avianca tambem estara assim... Aguarde e confie....

Esse serviço, pelo que foi dito num outro tópico, representa sim queda na qualidade. Um lanche modesto, sem opções de bebida. A ponte já foi bem melhor.

Pois é. Acredito que o maior pecado desse novo serviço seja esse mesmo. Também acho que a ponte deveria ter um tratamento diferente por se tratar de um voo diferente. Mas é aquilo: é preciso cortar custos nao é? No longo prazo vamos ver quem está certo: JJ simplificando o serviço ou a O6 com um serviço melhorzinho a bordo.

Acho que o foco do debate no servico de bordo e interessante porem temos que lembrar que a funcao basica do comissario a bordo e ser um agente de seguranca, servico de bordo vem bemmm depois disso..o impacto maior em funcao da reducao sera o risco aumentado no caso de uma emergencia,ate onde sei a prioridade UM de uma empresa aerea e transportar seus passageiros com seguranca de A para B..lamento as coisas estarem tao ruins aqui que reduzir numero de comissarios e a chave para tirar a empresa do buraco..Enquanto isso continuamos com queda na qualidade acentuado, numero de acidentes em nivel africano, infraetrutura aeroportuaria padrao Etipoia e por ai vai...

A Tam tem 50 A319,a reportagem diz que em 32% dos vôos,a Cia tem 157 aeronaves,já incluído os widebodies,será que consideraram apenas a frota que voa domestico? Pelo que eu saiba a Tam não tem sequer 40 a319s?

A Tam tem 50 A319,a reportagem diz que em 32% dos vôos,a Cia tem 157 aeronaves,já incluído os widebodies,será que consideraram apenas a frota que voa domestico? Pelo que eu saiba a Tam não tem sequer 40 a319s?

Segundo o Rzjets.net , a Tam possui 30 A319.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade