Jump to content

Helicóptero se choca com avião comercial na Síria (Avião está OK)

fleury

Recommended Posts

Helicóptero se choca com avião comercial na Síria

PUBLICIDADE

[/right]

DA ASSOCIATED PRESS, EM BEIRUTE

Um helicóptero militar sírio se chocou contra a cauda de um jato comercial com 200 pessoas a bordo nesta quinta-feira. A aeronave, no entanto, conseguiu pousar em segurança e ninguém a bordo se feriu, de acordo com a TV estatal síria.

O helicóptero, no entanto, caiu perto da capital Damasco e ainda não há informações sobre possíveis vítimas e as causas do choque.

"Nós ouvimos o som de vários explosivos e alguns disparos, e poucos minutos depois, ficamos sabendo que um helicóptero havia caído", relatou Mohammad Saeed, um ativista de Douma, subúrbio de Damasco onde ocorreu o acidente.

O episódio ocorre num momento de extremo caos no país, enquanto forças leais ao governo confrontam rebeldes, numa guerra civil que já provocou dezenas de milhares de mortos nos últimos 18 meses.

O governo sírio aumentou o uso de helicópteros e outras aeronaves nos combates aos grupos rebeldes.

Os rebeldes afirmam que já derrubaram vários helicópteros e aeronaves de guerra no período recente, embora o regime sírio quase sempre culpe problemas técnicos nesses episódios.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1156396-helicoptero-se-choca-com-aviao-comercial-na-siria.shtml

Accident: Syrian Arab A320 near Damascus on Sep 20th 2012, mid air collision with helicopter

By Simon Hradecky, created Tuesday, Sep 25th 2012 19:58Z, last updated Tuesday, Sep 25th 2012 19:58Z

A Syrian Arab Airlines Airbus A320-200, registration YK-AKF performing flight RB-501 from Damascus to Latakia (Syria), was climbing through FL120 out of Damascus when the main rotor of a military helicopter clipped the upper half of the vertical stabilizer and rudder off the airliner. The helicopter crashed, the A320 was able to return to Damascus for a safe landing. The helicopter crew died, there were no injuries aboard the A320, the A320 received substantial damage.

A replacement Airbus A320-200 registration YK-AKC reached Latakia and onward destination Abu Dhabi (United Arab Emirates) with a delay of 5 hours.

Syria's Information Ministry reported the aircraft carried 200 people.

Pra que um rudder tao grande se o aviao voa com metade dele? Heheheheeh

Os projetistas podem agora diminuir o tamanho do rudder nos proximos avioes, diminui assim o peso do aviao e o arrasto... Que descoberta fantastica!!!

Brincadeiras a parte.... como e que esse aviao conseguiu voar desse jeito?

Poderiam ter perdido todas as linhas hidraulicas.

Woooow... Impressionante mesmo!

O aviao , o Airbus A320, YK-AKF, voo RB501 :

1209261135013679010364047.jpg

CARACA VÈI!!!! sorte ter conseguido pousar com metade do leme

Woooowwwwww...

Excelentes foram os tripulantes. Avião é homologado para isso.

Parabéns para os pilotos e cmros que mantiveram tudo sob controle!

Woooowwwwww...

Não sabia que a aeronave tem que ser certificada/homolgada para voo com meio leme... Kkkk

O ruder é projetado para poder compensar a falha de um motor na decolagem.... Com os dois motores funcionando, o ruder em sua totalidade não é necessário.... So nao podia dar mono naquela situação...

Não sabia que a aeronave tem que ser certificada/homolgada para voo com meio leme... Kkkk

O ruder é projetado para poder compensar a falha de um motor na decolagem.... Com os dois motores funcionando, o ruder em sua totalidade não é necessário.... So nao podia dar mono naquela situação...

Deixem eu me expressar melhor... rs... O ruder é importante sim ao voo e é uma superfície de controle e seu uso é necessário para se manter o eixo vertical da aeronave em voo. O que eu quis dizer era que em uma aeronave multimotora, seu tamanho é calculado de forma a compensar uma falha de motor em potencia de decolagem e para uso "normal" seu tamanho é superdimencionado...

pilotos fantásticos à bordo de uma máquina fantástica!!!

o mais intrigante é que o leme, até onde eu sei, é atuado pelos 3 sistemas hidráulicos, e mesmo assim ainda teve sistema hidráulico operando pelo jeito

Depois que vi uma empresa francesa usa 302 pax em um A330 e agora com essa de 200 pax no A320, passei a amar a Tam! :rotflol: :rotflol: :rotflol:

Concordo :rotflol: :rotflol: :rotflol: e repito : TAM eu te amo !!! :wub_anim: :wub_anim: :wub_anim:

Woooowwwwww...

O avião é homologado para o que? voar sem o estabilizador vertical???????????

Woooowwwwww...

Também não entendi

Acho que a maior sorte no caso foi que a parte atingida do leme foi a superior...não conheço o projeto do Airbus a fundo para dizer com propriedade, mas acho que os atuadores devem ficar na parte inferior do leme que aparentemente não foi atingida. Perdeu-se metade do leme mas ainda assim ele pode atuar...

De qualquer maneira, o pessoal nasceu de novo...tinha tudo pra virar tragédia! Pessoal do helicoptero não teve a mesma sorte...RIP!

Abrs

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade