Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Jopeg

Patagónia - Ushuaia

Recommended Posts

Patagónia – Ushuaia

 

- O sul do Mundo –

 

 

Ushuaia a cidade mais a sul do mundo, foi o meu segundo e último destino na Patagónia. Escolhi este destino devido a sua natureza, aos passeios onde podemos ver a fauna local e ao facto de ser a cidade mais a sul do mundo. De facto mais a sul do que Ushuaia só mesmo a localidade chilena de Porto Williams (ver: http://pt.wikipedia....Puerto_Williams ), mas a escassa população desta povoação não lhe conferem estatuto de cidade.

As distâncias a partir de Ushuaia

Imagem603.jpg

 

 

Foi num voo a bordo de “um clássico” MD-83 da Austral (a operar um voo das Aerolíneas Argentinas) que fiz o percurso de cerca de 570km entre El Calafate e Ushuaia. O aeroporto (código: USH) fica bastante perto da cidade e fui de táxi até ao alojamento.

 

Para o alojamento escolhi o hostel Freestyle (ver: http://www.ushuaiafr...ellano/home.htm ). Boas condições e bem situado serviu “às mil maravilhas” para “fazer de base” nesta curta visita à região. Era só descer duas ruas e já estava na rua principal onde se encontram vários restaurantes, aqui podia deliciar-me uma vez mais com a saborosa carne argentina.

A vista do Hostel

Imagem685.jpg

 

As ruas de Ushuaia

Imagem583.jpg

 

Imagem584.jpg

 

 

 

As excursões:

 

No dia seguinte, o primeiro dia completo em Ushuaia, resolvi fazer o passeio ao Canal Beagle. A excursão, comprada directamente no meu hotel, consistia num passeio num pequeno barco pelo canal que separa as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo.

O local de espera (e também de venda) para as excursões, junto ao porto

Imagem564.jpg

 

O porto

Imagem587.jpg

 

 

Neste passeio podíamos ver a vida animal existente neste região, nomeadamente a Ilha do Pássaros e a colónia de Leões-Marinhos, desembarcar numa ilha (só possível no passeio em barcos pequenos) para uma explicação sobre a flora e ver a Ilha do Farol. Este passeio dura cerca de meio-dia.

O inicio do passeio, Ushuaia e as montanhas com neve …

Imagem593.jpg

 

Imagem1188.jpg

 

O pequeno barco do passeio, só assim podemos desembarcar na ilha

Imagem596.jpg

 

Um curioso arbusto, tão resistente que podemos sentar em cima

Imagem598.jpg

 

A paisagem …

Imagem1163.jpg

 

Uma ave de rapina

Imagem1162.jpg

 

Uma ave aquática

Imagem1184.jpg

 

A “ilha dos pássaros”

Imagem1173.jpg

 

Aves …

Imagem1178.jpg

 

Imagem1146.jpg

 

Aves nidificando

Imagem1174.jpg

 

Os leões-Marinhos numa outra ilha

Imagem1140.jpg

 

Imagem1143.jpg

 

Imagem1148.jpg

 

Extensa, está colónia …

Imagem1131.jpg

 

Leões-Marinhos em liberdade no seu território …

Imagem1132.jpg

 

O farol …

Imagem600.jpg

 

 

 

Da parte da tarde aproveitei para ver o Museu do Presídio que também é o Museu Marítimo.

 

Na parte do Museu Marítimo podemos ver, através de miniaturas/maquetas, uma evolução dos navios que navegaram por estas águas, alguns artefactos marítimos e textos explicativos. Acaba por ser interessante ver a evolução dos navios e perceber o difícil que é navegar na Terra do Fogo.

 

A prisão foi construída no início do século XX para colonizar a zona e para aqui enviar alguns dos maiores e mais perigosos criminosos da Argentina. As condições nesta prisão eram bem penosas e o actual museu, que pretende ser um museu vivo, mostra essa mesma realidade. Os presos executavam trabalhos forçados no exterior do edifício, sendo conhecido o comboio “Trem do Fim do Mundo” (ver: http://www.trendelfi...m.ar/inicio.php ). Face a inúmeros protestos e razões humanitárias a prisão foi encerrada em 1947.

O museu marítimo, aqui uma miniatura do barco do português

Fernão de Magalhães, o primeiro europeu nestas paragens

Imagem612.jpg

 

A divisão da Antárctica

Imagem625.jpg

 

A prisão

Imagem629.jpg

 

O vestuário e a cela de um prisioneiro

Imagem618.jpg

 

 

 

No dia seguinte fiz a “Excursão dos Pinguins”. Junto ao porto apanhei uma carrinha Ford Transit com cerca de 15 lugares e partimos rumo a uma estrada de terra batida. Um autentico troço de ralis digno de figurar numa prova do mundial. Depois, o nosso condutor era muito experiente na profissão e naquela estrada … a velocidade alcançada era muita, que grande gozo que foi fazer aquela estrada !.

A espectacular estrada, ou devo dizer troço de ralis ?

Imagem639.jpg

 

A paisagem

Imagem638.jpg

 

 

Paramos em frente a Porto Williams, para ver ao longe, do outro lado do Canal Beagle, a localidade mais a sul do mundo. Depois a viagem prosseguiu até uma estância e aqui entramos numa lancha rápida que nos levou à ilha dos Pinguins. Voltaríamos a esta estância, depois do passeio pela ilha, para comer e beber algo quente.

Porto Williams, ao fundo ...

Imagem634.jpg

 

A estância que serve de base à excursão da ilha dos Pinguins

Imagem643.jpg

 

Imagem645.jpg

 

 

Após cerca de 20m no semi-rígido desembarcamos junto aos Pinguins. A guia que nos acompanhou impôs desde logo algumas regras: não fazer barulho, respeitar as trilhas, não tocar nos animais, andar o mais possível de “cócoras”, não deixar lixo, etc. Regras compridas de imediato, é que este passeio é muito restrito (apenas 20 pessoas de manhã e 20 pessoas à tarde) e temos de provocar o menos stress possível aos animais.

 

Aqui podemos ver Pinguins-de-Magalhães (ver: http://pt.wikipedia....-magalh%C3%A3es ), Pinguim-Gentoo (ver: http://pt.wikipedia..../Pinguim-gentoo ) para além de outras aves. É maravilhoso poder ver de perto estas tão exóticas criaturas para além da paisagem ser muito bonita.

A pinguinera”, como lhe chamam os locais

Imagem648.jpg

 

Imagem659.jpg

 

Imagem662.jpg

 

Pinguins …

Imagem656.jpg

 

Imagem650.jpg

 

Imagem1193.jpg

 

Imagem652.jpg

 

Imagem678.jpg

 

Imagem677.jpg

 

Aqui com uma cria

Imagem679.jpg

 

Os ninhos de uma espécie diferente

Imagem1207.jpg

 

Imagem1206.jpg

 

Uma bela ave

Imagem1202.jpg

 

 

 

Nessa tarde, uma vez que voltei a Ushuaia por volta das 13h30, ainda podia fazer mais um passeio, mas optei por almoçar calmamente com um casal de portugueses que encontrei na excursão aos Pinguins, passear um pouco pelas ruas da cidade, fazer as últimas compras e descansar um pouco.

O barco que faz a viagem até à Antárctida

Imagem589.jpg

 

Os preços do cruzeiro pela Antárctida, 3990 USD (cerca de 2940€)

Imagem632.jpg

 

Um tema tabu na Argentina, a Guerra das Malvinas

(ver: http://pt.wikipedia....ra_das_Malvinas )

Imagem631.jpg

 

 

 

Ao inicio da noite, e sob um vento fortíssimo que mais parecia um tornado, voei num Boeing 737 das Aerolíneas rumo a Buenos Aires.

A despedida de Ushuaia (e também da Patagónia)

Imagem702.jpg

 

 

 

Links:

Turismo oficial: http://www.turismoushuaia.com/

Turismo: http://www.ushuaia.com.br/index.htm

Saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ushuaia

 

 

Nota: Devido a uma avaria da lente 17-85 da minha Canon D400, algumas destas fotos foram tiradas com uma "limitada" compacta Canon A510 com muitos anos de uso. Mesmo assim, não quis deixar de partilhar estas fotos.

 

 

Resumo:

Estava assim concluída a minha viagem pela Patagónia. Lá, no local, percebi o porque desta ser “a viagem de uma vida” para muitas pessoas. Vale mesmo a pena !!!

 

Jopeg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caro Jopeg,

 

Não seja modesto, as fotos estão muito boas, apesar da "limitada compacta Canon A510 com anos de uso". Um bom fotógrafo sempre dá um jeito ;)

 

Um abraço,

Share this post


Link to post
Share on other sites

Moderação: não sei se este post é contra as regras do CR, mas eu posso garantir que não tenho nenhum interesse financeiro no assunto e queria apenas colaborar com esta informação complementar ao excelente relatório do membro Jopeg.

 

 

Um grande amigo meu de infância, Gunnar, e a sua esposa Zelfa, são os diretores da Antartida Expeditions, uma operadora de turismo que trabalha exclusivamente com cruzeiros pela Antártida. A Antartida Expeditions é baseada em Porto Alegre e em Buenos Aires e representa todas as operadoras de navios autorizadas legalmente a fazer cruzeiros na Antártida.

 

Deixo o site da Antartida Expeditions: http://www.antartida.com.br

 

Recomendo fortemente aos interessados, uma interessante entrevista com a Zelfa e o Gunnar, com muitas informações sobre a Antártida e os cruzeiros:

 

http://vimeo.com/25027059

 

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho importante informar os operadores honestos, evitando que os futuros viajantes sejam enganados. Publicar os picaretas tb ajuda.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tá na lista de lugares para ir antes de morrer.

 

Otimas fotos, otimo topico :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esta na minha lista de futura visita, vc viajou em que época???

 

Olá Fantinel,

 

Viajei em finais de Novembro/princípios de dezembro.

 

Um abraço,

 

Jopeg

Share this post


Link to post
Share on other sites

×
×
  • Create New...

Important Information