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Jopeg

Patagónia - El Calafate

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Patagónia – El Calafate

 

- A Capital dos Glaciares –

 

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Depois de ter conhecido a capital argentina, Buenos Aires, senti um enorme desejo de conhecer o sul do país, a espectacular Patagónia.

 

 

A preparação:

 

Como tinha milhas da TAP suficientes para uma viagem ao Brasil, escolhi juntar estes dois destinos (Brasil + Patagónia) … mais a mais, a partir do Brasil estava bastante mais perto desta região.

 

Se a partida fosse da Europa, muito possivelmente utilizaria a Iberia, as Aerolíneas Argentinas, a Lufthansa ou voava TAP até ao Brasil e dai até à Argentina … mas creio que as duas primeiras oferecem melhores preços.

 

Marquei os voos através do representante em Portugal das Aerolíneas, a empresa ATR (ver: http://www.atr.co.pt/index.html ). Esta empresa foi muito eficiente/profissional e a compra, e respectivo pagamento, tornou-se um processo muito simples. Via no site europeu das Aerolíneas (ver: http://www.aerolinea...a=1&idIdioma=es ) os horários e os respectivos preços e enviava mails à empresa ATR com aquilo que pretendia em termos de voos. Posso dizer que os voos correram bem.

 

Uma outra hipótese seria utilizar a “filial argentina” da chilena LAN (ver: http://www.lan.com/index-es-ar.html ), mas as Aerolíneas tinham mais voos/horários.

 

 

A chegada:

 

Cheguei a El Calafate (aeroporto FTE) vindo do aeroporto central de Buenos Aires (Aeroparque: AEP). O aeroporto fica a cerca de 23km do centro da localidade. À chegada paguei menos de 3€ por um transfer (Ford Transit com um atrelado para as malas) que me deixou à porta do meu hotel.

 

O hotel escolhido foi o Lupama ( http://www.lupama.com/index.php ), onde paguei USD$ 60 por noite + 21% de IVA, cerca de 52€/noite.

O hotel ficava a cerca de 20m a pé do centro junto ao antigo e já desactivado aeroporto.

A zona do hotel e a antiga pista

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El Calafate é o maior centro turístico da região e a base ideal para a descoberta do Parque Nacional los Glaciares, incluindo-se aqui a sua maior atracção que é o magnífico glaciar Perito Moreno.

As distâncias a partir de El Calafate

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É uma cidade com um microclima relativamente agradável, um alívio para quem vem das áridas estepes a norte ou da gelada cidade de Ushuaia.

 

O seu centro, totalmente vocacionado para o turismo, é composto por uma avenida com restaurantes e lojas de artigos turísticos (artesanato, recordações, etc.). Os restaurantes apresentam uma carne “absolutamente deslumbrante !”, um vendeiro “manjar dos deuses”.

O centro de El Calafate

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Uma refeição. Só este prato, acompanhado da respectiva cerveja local,

é suficiente para justificar uma ida à Argentina

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A cidade em si tem poucos motivos de interesse e não é necessário deixar um dia/tarde/manhã para a conhecer, basta aqueles minutos a seguir ou antes das excursões.

Um jogo de Rugby (desporto muito apreciado, e bem jogado,

na Argentina), reparem nas montanhas que ladeiam El Calafate

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As excursões:

 

Ninguém viaja para El Calafate pela cidade, mas sim pelas excursões.

 

É possível fazer as seguintes excursões:

 

Excursões aos Glaciares

(ver: http://www.elcalafat...id=45&Itemid=89 ):

Glaciar Perito Moreno (com a possibilidade de 1h de barco)

Safari Náutico

Viagem ao Centro do Glaciar

Minitrekking – Caminhada sobre o Glaciar

Todos os Glaciares

Cruzeiro “Espírito dos Glaciares” (2 dias/1 noite)

Estância Cristina

 

Excursões Alternativas:

(Ver: http://www.elcalafat...id=47&Itemid=90 )

Bosque Petrificado La Leona

Patagónia a Cavalo

Lago Roca a Cavalo

Travessia 4x4 em Cerro Frias

4x4 – Balcão de Calafate

Barrancos de Anita

Pesca

Lago Roca

 

Nos três dias completos que estive nesta cidade escolhi fazer as seguintes excursões: Perito Moreno e passeio 4x4 Balcão de Calafate, aproveitando o facto desta excursão ocupar apenas meio-dia. Pelo meio fui a El Chalten fazer “Caminhada”.

 

Não quis fazer a excursão de caminhar sobre o Glaciar, pois era longa e podia não gostar de caminhar sobre o gelo (frio). O passeio de «Todos os Glaciares» tinha um problema com blocos de gelo soltos, Icebergs, e não permitia a aproximação ao Glaciar Upsala. Cavalos também não é para mim, nem pesca … pelo que achei que só valia a pena fazer duas excursões e ficar com um dia para El Chalten.

 

 

O primeiro passeio – Perito Moreno

 

 

Desde El Calafate al Glaciar perito Moreno media una distancia de 80 km, por camino asfaltado casi en su totalidad.

Desde su inicio el viaje depara agradables sorpresas. Saliendo de la Localidad, a la derecha podemos observar el Lago Argentino con su Bahía Redonda.

En ella se puede apreciar una variedad importante de avifauna, destacándose el cisne de cuello negro, flamenco, pato vapor, gallareta, cauquén. Se destaca el color amarillo del campo, esto se debe a sus pastos llamados coirón, y entre ellos se destaca, el coirón blanco y petiso.

En los primeros 40 km se recorre la estepa patagónica, pasando posteriormente a la entrada del Parque Nacional a observar la vegetación arbórea perteneciente en su gran mayoría de la familia “notofagus” (ñires, guindos, lengas) y uno que otro canelo, y flores de diversos colores, entre las que se resalta el notro por su colorido rojo intenso correspondiendo la misma al Bosque Andino Patagónico.

Una vez en el Glaciar, vemos la majestuosidad que impacta a los ojos del viajante, y repuestos del asombro nos deslizamos por las escalinatas o pasarelas para obtener distintas vistas del frente del Glaciar.

Aquí queremos hacer incapié en el respeto que debemos tener por la señalización que posee esta parte del Parque, y recorrer en todo momento las pasarelas sin salirse de las mismas.

Los guardaparques se encargan de la preservación de las bellezas del lugar y cumplen una importante tarea como informantes.

La excursión se puede realizarse a través de servicios regulares, especiales o alternativos de diversas empresas turísticas, o en un auto particular o alquilado y habitualmente se extiende por todo el día.

Sevicios en el lugar.El área del Glaciar Moreno ofrece 2 restaurantes, un snackbar, sanitarios y un camping arancelado, situado a 7 km del mirador del glaciar y un camping para estadía diurna.

DURACION: Dia entero

 

 

Comprei esta excursão no hotel (120 ARS = cerca de 22€). Fiz o passeio numa carrinha Mercedes com 12/15 lugares. Gostei do guia: culto, poliglota, calmo, simpático e com boas explicações sobre o que íamos vendo pelo caminho.

Fizemos duas paragens junto ao lago e uma paragem no primeiro miradouro sobre o Perito Moreno. A partir dai fomos até ao barco (opcional 40 ARS = Cerca de 7€) que permite navegar junto “às paredes” do Glaciar e ver de frente os enormes blocos de gelo a desprenderem-se. Findo o passeio de barco (cerca de 1h), vamos até uma zona de passadeiras onde é possível ver os lados sul e norte do Perito Moreno. Aqui temos uma estrutura de apoio (restaurante, loja de recordações, WCs, etc.) muito útil para o almoço.

 

Os vários níveis da “passadeira” permitem ver o Glaciar de varias formas, de frente/ao nível, de cima, para a esquerda e para a direita. Aqui podemos ouvir os estrondos dos blocos de gelo a chocar entre si e, com um pouco de sorte, ver a queda de grandes pedaços de gelo. Todos os dias o glaciar avança 2m e perde 2m em quedas de blocos de gelo … um espectáculo proporcionado pela natureza.

 

Por volta das 15/16h00 voltamos à localidade de El Calafate e deixam-nos, se for nosso desejo, à porta do nosso hotel.

Esta é “A EXCURSÃO !”, para quem visita El Calafate.

O caminho que separa El Calafate do Perito Moreno

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As paragens pelo caminho …

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As mudanças na vegetação … ora árido, ora arborizado

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A primeira vista do Perito Moreno

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O passeio de barco

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Blocos de gelo que se soltaram do Glaciar

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O glaciar Perito Moreno visto do barco

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Estas paredes do glaciar são um espectáculo … natureza em estado puro

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Aqui o gelo a desprender-se

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O conjunto de passadeiras a cargo do “Parques Nacionales” que permitem ver o Perito Moreno

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A vegetação local

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As montanhas circundantes

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O lado sul

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O lado norte

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A zona central

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O segundo passeio – El Chaltén, a capital argentina do Trekking

 

Ver: http://www.elchalten.com

 

El Chaltén é uma pequena e recente cidade conhecida por ser a capital da Caminhada/Trekking. Fundada apenas em 1985, cidade atrai turistas de todo o mundo atraídos pelas belezas dos seus lagos, montanhas e glaciares.

 

Situada junto à fronteira com o Chile é a localidade que serve de base para quem quer atingir os cumes das míticas montanhas Cerro Torre (ver: http://pt.wikipedia....iki/Cerro_Torre ) e Cerro Fitz Roy (ver: http://pt.wikipedia....i/Cerro_Fitzroy ), conhecidas mundialmente por serem das mais difíceis de escalar.

 

Apanhei o autocarro das 8h00 em El Calafate rumo a El Chaltén. De notar que entre estas duas localidades não há um único posto de combustível, casas são poucas ou nenhumas e apenas há uma “mini área de serviço”, com serviço de pastelaria/café e onde podemos utilizar a casa de banho. Tudo o resto é uma paisagem árida e deserta …

O autocarro que faz a ligação El Calafate – El Chaltén parado na “mini área de serviço”

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O árido caminho entre as duas localidades

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Uma vez chegados à povoação o autocarro para no “centro de interpretação ambiental” do «Parques Nacionales Los Glaciares». Aqui recebemos uns mapas com as possíveis caminhadas a fazer e uns avisos sobre a importância da preservação da natureza.

 

Com o mapa na mão, resolvi fazer a caminhada até à Lagoa Capri

 

Laguna Capri

 

Jurisdicción: Parque Nacional Los Glaciares.

 

Duración: 2 horas (ida).

 

Dificultad: fácil.

 

Desnivel: 200 metros.Descripción: fantástica vista del Fitz Roy sobre una hermosa laguna a sólo dos horas de El Chaltén.

Itinerario: Se repite el comienzo del recorrido a Laguna De los Tres hasta el mirador natural rocoso, y continuando por la misma senda, tomar el desvío en dirección Sur hacia la laguna y campamento agreste Laguna Capri. Desde la laguna tendrás una vista única del Fitz Roy y sus agujas periféricas.

Nota: Si piensas permanecer o pernoctar en el campamento agreste Laguna Capri te sugerimos leer atentamente las Recomendaciones durante tu estadía. piensas permanecer o pernoctar en el campamento agreste Laguna Capri te sugerimos leer atentamente las Recomendaciones durante tu estadía.

 

 

O passeio demorou cerca de 5h com a respectiva paragem para almoço e para tirar umas fotos. O trekking constava em subir por um carreiro de terra batida até à lagoa Capri e contemplar o cume do Fitz Roy.

Junto à lagoa há umas tendas que podem ser ocupadas livremente pelos caminheiros para ali passarem a noite.

O início da caminhada

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O caminho …

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Sempre com muito frio e por vezes a neve aparecia …

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A pequena localidade de El Chaltén ficava para trás

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Um rio por entre montanhas

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A lagoa Capri

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A lagoa e um “mini glaciar”

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O cume do Fitz Roy … infelizmente sempre com nuvens

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O treeking e o contacto directo com uma exuberante natureza foi a forma que encontrei para passar este dia. È sempre mais uma possibilidade para quem está alojado em El Calafate.

 

Saber mais: http://pt.wikipedia....El_Chalt%C3%A9n

 

 

O terceiro passeio – 4x4 balcão de El Calafate

 

Ver: http://www.todocalaf...ink2=18&pago=18

 

Beneficiando que o voo (de saída) era só à noite, pude assim fazer um passeio de “meio-dia”, cerca de 4h, pelas montanhas que ladeiam El Calafate.

 

O passeio é feito numa viatura todo-o-terreno e subimos ao cimo das montanhas vizinhas (ver em cima a foto do campo de Rugby), dai o nome de “Balcão de El Calafate”, é que daqui temos uma vista esplêndida sobre a localidade, o Lago Argentino e as restantes montanhas.

A viatura 4X4 que permitia inclinações superiores a 30º

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O passeio, na parte inicial, leva-nos até uma ravina onde podemos ver a localidade de El Calafate e o azul intenso do Lago Argentino. As subidas são íngremes e é um passeio não muito aconselhado a quem tenha problemas com alturas/vertigens. Uma vez chegados ao topo, podemos contemplar a beleza do Lago Argentino e a natureza que o envolve.

Uma subida íngreme rumo ao topo da montanha

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No topo da montanha e El Calafate lá em baixo

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Espectacular Lago Argentino, o maior do país

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Depois das vistas sobre El Calafate o passeio prosseguiu rumo a um conjunto de pedras cuja erosão, provocada por ventos fortes, oferece um belo cenário.

As pedras, a viatura e a tenda para o almoço

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As pedras …

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Por fim, acabamos o passeio a ver um estranho fenómeno da natureza. Uma junção de pedras que dá ideia de se tratar de chapéus/sombreros mexicanos.

Os sombreros …

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Este passeio acaba por ser uma boa opção para o dia de chegada/dia de partida, pois ocupa só meio-dia (cerca de 4h).

 

 

Depois deste passeio, caminhei pela cidade, fiz as últimas compras, fui até ao hotel buscar a mala e fui de transfer para o aeroporto. Ao final do dia tinha voo das Aerolíneas Argentinas para Ushuaia.

A partida de El Calafate ... o fim da viagem

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Links:

Turismo: http://www.elcalafate.gov.ar/turismo/

Saber mais: http://pt.wikipedia....iki/El_Calafate

 

 

Nota: Devido a uma avaria da lente 17-85 da minha Canon D400, estas fotos (com a excepção das três fotos do Lago Argentino) foram tiradas com uma "limitada" compacta Canon A510 com muitos anos de uso. Mesmo assim, não quis deixar de partilhar estas fotos.

 

 

Resumo:

El Calafate, pela proximidade do Glaciar Perito Moreno, acaba por ser um local obrigatório numa visita pela Patagónia.

Vale a pena :!: :wink:

 

Jopeg

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Sensacional a sua viagem, tenho muita vontade de conhecer a Patagônia Argentina e suas dicas são valiosas para montar meu roteiro.

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Caro Jopeg,

 

Impressionante o contraste entre as paisagens áridas, verdes e o gelo!

 

O Glaciar Perito Moreno... ah, este eu queria visitar algum dia na época do degelo, se em vídeos já é impressionante, imaginem ao vivo!

 

Um abraço!

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Caro jopeg,

 

Fiz a mesma viagem em 2009, tenho qse que as mesmas fotos que você, mas pel oque percebi fomos em épocas diferentes!

 

Parabéns pelo relato, e obrigado por me lembrar de momentos tão legais que passei em Calafate!

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