Jump to content

Destaque: 8º Seminário de Segurança de Voo


FlávioBHZ

Recommended Posts

Destaque: 8º Seminário de Segurança de Voo pdf_button.png printButton.png emailButton.png

Ter, 25 de Setembro de 2012 10:02

Fonte: Portal Contato Radar

 

Por Adriana Karady

 

No ensolarado domingo, dia 23 de Setembro, o Seripa IV e o Aeroclube de Rio Claro juntaram-se para ministrar o 8o. Seminário de Segurança de Voo, evento que teve lugar na Câmara Municipal da cidade de Rio Claro e reuniu quase 200 pessoas entre proprietários de aeronaves, membros de aeroclubes e profissionais ligados à área.

 

O Seminário foi aberto pelo Ten.Cel Av. Raul - Chefe do Seripa IV - que falou sobre o processo de tomadas de decisão e expôs várias estatísticas que demonstram que as escolhas erradas muitas vezes acabam inflando o número de acidentes no Brasil.

 

abertura.jpg

Ten. Cel. Raul na Abertura do 8o. Seminário de Seguraça no Voo.

 

Logo após esta abertura, o Cmte. Mauro Silva apresentou sua palestra onde, em um vídeo de 30 minutos, expôs sua carreira, falou sobre o acidente que sofreu em 2009 e discorreu sobre os problemas pessoais e profissionais que um sobrevivente acaba inevitavelmente encarando.

 

Sua apresentação enfatizou que “o melhor piloto é o mais bem preparado”, ou seja, aquele que conhece os limites pessoais e de seu equipamento e que usa bom-senso ao tomar decisões. Sua palestra foi ovacionada e muitos profissionais aproximaram-se, ao final da apresentação, para comentar que ela lhes deu um novo enfoque ou alterou modo como vêem a aviação e a profissão.

 

mauro_e_equipe.jpg

A equipe do Seripa IV posa para uma foto com o convidado Cmte. Mauro Silva, que palestrou sobre a vida depois de um acidente. (Da esq. para dir.: Sd. Gios, Ten. Liliana, Cel. Raul, Cmte. Mauro e Maj. Renato)

 

Em seguida, o Major-Aviador Renato palestrou sobre fatores contribuintes e enfatizou como boas práticas e técnicas auxiliam na segurança de voo. O Major não tinha como salientar mais a importancia em sempre seguir o checklist e exibiu várias fotos mostrando que uma simples falha neste procedimento pode acarretar em um grave acidente.

 

Foi interessante a ênfase que dada por ele à vaidade e atitude dos pilotos como um dos maiores causadores de acidentes evitáveis que o Seripa IV acaba por ter que investigar.

 

Após um rápido coffee-break, um painel formado pelos senhores Castro (TAM), Ari (Gol), e Pedro (Azul), subiu ao palanque e respondeu às várias perguntas feitas pelo Coronel Raul, sobre assuntos que variaram desde o que as empresas procuram nos jovens profissionais até as dificuldades que eles encontram quando finalmente conseguem entrar em uma companhia aérea.

 

Mais de uma vez cada um deles frisou a necessidade de haver um melhor preparo do aspirante a profissional da aviação, especialmente no que se refere ao inglês técnico e ao hábito de escrever bons relatórios, que contenham detalhes suficientes e que contribuam com o esforço da empresa em prevenir acidentes.

 

linhasaereas.jpg

Da esquerda para direita: Sr. Castro, da TAM, Sr. Ari, da Gol e Sr. Pedro da Azul respondem perguntas sobre as dificuldades da aviação comercial.

 

O Cel. Fernandez, da AFA, ofereceu uma breve palestra muito interessante sobre o voo de instrução dos cadetes da Academia e as dificuldades em se chegar a ser um piloto da Força Aérea. Durante a apresentação ele insistiu na importância do treinamento e condicionamento e, sobretudo, no critério de avaliação e instrução de voo aos pilotos.

 

celFernandez.jpg

Cel. Fernandez da AFA falou sobre voo de instrução.

 

Foi então a vez do Sr. Rogério Possi, da ANAC, discorrer sobre aeronavegabilidade. Acabou também mencionando a dificuldade do órgão em se sobrepor a desejos políticos, e sobre a falta de disciplina das empresas em respeitarem as decisões da Agência.

 

A penúltima palestra do dia foi a interessantíssima e, até mesmo divertida, exposição da Dra. Ana Helena, que mostrou a relevância de compreender as causas e consequências do estresse sobre os pilotos e profissionais da aviação.

 

A palestra dea psicóloga, que durante nove anos atuou com o Seripa IV, teve a intenção de ser leve, mas nem por isso menos influente sobre a platéia. Ela ilustrou com exemplos clássicos como os fatores humanos e o estresse acabaram por causar erros de decisões que se reverteram em acidentes.

 

renato_e_helena.jpg

Major Renato e Dra. Ana Helena.

 

O Capitão Silveira, último palestrante do dia, infelizmente já não tinha tempo suficiente para discorrer sobre o processo da investigação de acidentes e o papel do CENIPA, mas brilhantemente, apesar da escassez de tempo, conseguiu ainda alertar para as implicações legais de um acidente. Ele encerrou sua apresentação com a frase: “o tempo da inocência terminou”.

 

Findo o dia, no balanço geral, o Seminário foi um sucesso, abrangendo diversos assuntos relacionados à segurança na aviação. As apresentações deram um show e puseram o dedo em muitas feridas, chamando à responsabilidade todos que atuam na área, direta ou inderetamente.

 

A equipe do Seripa IV e os palestrantes tiveram seu esforço recompensado por uma platéia interessada, que não cochilou nem um segundo, e que assistiu a tudo, do primeiro ao último minuto, a despeito do calor implacável que assolava a pequena cidade.

 

palestrantes1.jpg

Os palestrantes do dia (esq. para dir.): Mauro Silva, Rogério Possi, Cap. Silveira, Maj. Renato, Cel. Fernandes (atrás), Pedro (Azul), Ari (Gol) e Castro (Tam).

 

plateia.jpg

Uma platéia interessada que desconsiderou o calor para saber mais sobre a Segurança de Voo.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e ao Aeroclube de Rio Claro pela iniciativa.O aumento significativo de acidentes e incidentes na chamada aviação geral tem crescido de forma assustadora. Divulgar a segurança operacional na aviação, buscando uma maior conscientização para o problema, mostrando que a prevenção de um acidente é tarefa de todos nós que direta ou indiretamente estamos envolvidos na atividade aérea é o melhor caminho a ser trilhado.Destaco a participação de nossos colegas do CR,que estão fazendo sua parte.A administração do CR pela divulgação da ótima matéria de nossa repórter Keka, e especialmente ao Cmte Mauro Silva,que tem sido um elemento de grande valia para a segurança de voo.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade