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TAM está a redefinir regras do jogo no transporte aéreo interno no Brasil


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TAM está a redefinir regras do jogo

no transporte aéreo interno no Brasil

 

Presstur 26-09-2012 (12h09

 

A TAM, maior companhia aérea brasileira, voltou em Agosto a ganhar quota de mercado no transporte aéreo interno no Brasil pela via da subida acentuada da ocupação dos aviões, que neste mês disparou 10,2 pontos, para 74,4%, de acordo com os dados publicados ontem pela autoridade aeronáutica brasileira, ANAC.

A ocupação não é a única variável que conta e os dados da ANAC não tratam das questões de preços, mas uma subida tão forte da ocupação como a que a TAM teve em Agosto, depois de uma subida igualmente acentuada em Julho (+8,5 pontos, para 81,4%) indica que a companhia brasileira do Grupo Latam está a redefinir as regras do jogo...e já com resultados.

Em Julho, face a uma ligeira redução da capacidade, em 1,4%, a TAM teve um crescimento do tráfego doméstico em 10,1%, pelo que não só subiu a taxa de ocupação, com reforçou a sua quota de mercado, que passou de 41% para 41,9%. E em Agosto, a situação repetiu-se: apesar de uma redução da capacidade em 2,8%, a TAM teve um aumento do tráfego transportado em 12,6% e ganhou 2,1 pontos de quota de mercado, para 40,6%.

Depois meses a fio a perder quota de mercado, a TAM não só está a inverter essa tendência, como a fazê-lo por via de uma melhor utilização da capacidade que coloca no mercado, restando saber se com melhor rentabilidade.

E tal como antes, quando a TAM ia perdendo quota de mercado, havia ganhadoras, também agora há companhias que começam a ter efeitos ‘colaterais’.

A mais notória é a Azul, a nova companhia que rapidamente se afirmou no mercado e foi conquistando consecutivamente mais espaço, o que, aliás, prossegue, pois ainda em Agosto subiu a quota de mercado em 0,7 pontos, para 9,8%.

A questão é que ao inverso da TAM, a Azul aumenta mais a capacidade (+26,8%) do que consegue aumentar o tráfego transportado (+15,2%), o que a ter uma queda da taxa de ocupação dos voos em 7,6 pontos, para 75,1%, ainda assim melhor do que a média do sector, que foi de 72,8%.

A principal perdedora em Agosto voltou a ser, assim, a GOL, segunda maior companhia aérea brasileira, que perde 4,8 pontos de quota de mercado, para 34,1%.

A GOL também teve uma melhoria expressiva da taxa de ocupação, em 2,7 pontos, para 72,3%, mas ao invés da TAM, apenas por redução da capacidade colocada no mercado, que baixou 9,8%, ‘acomodando’ uma queda do tráfego em 6,3%.

Incluindo os voos internacionais, em que a TAM transporta 89,8% do tráfego que voa em companhias brasileiras, e a GOL os restantes 10,2%, o Grupo TAM atingiu em Julho uma quota do tráfego total de 51,9%, melhor 0,9 pontos que no mês homólogo de 2011, com crescimento do tráfego em 6,3% face a uma redução de capacidade em 2,9%, o que lhe deu um ganho na taxa de ocupação de 6,6 pontos, para 77,1%.

A GOL, sua principal competidora, pelo contrário, teve uma queda da quota do tráfego total doméstico e internacional voado em companhias brasileiras de 3,5 pontos, para 32,4%, por uma queda do tráfego em 5,7%, embora com melhoria da taxa de ocupação em 1,6 pontos, para 71%, uma vez que baixou a capacidade em 7,8%.

Os dados da ANAC indicam que em Agosto as companhias aéreas brasileiras tiveram um crescimento do tráfego total em 4,4%, mas apenas pelo aumento de 6,7% em voos domésticos, porque nos internacionais registaram uma queda de 2,6%.

A taxa de ocupação média dos voos domésticos e internacionais foi de 74,2%, em alta de 3,4 pontos face a Agosto de 2011, por aumentos de 4,2 pontos nos voos internos, para 72,8%, e de 0,9 pontos nos internacionais, para 79%.

 

Fonte:Presstur

 

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A TAM não esta redefinindo regra coisa nenhuma,TAM e GOL vem ofertando menos que a demanda, estratégia que visa melhorar o yeld, associada com aumento de tarifas,visando amenizar o grotesco prejuízo.Conter a oferta para aumentar a rentabilidade, fez a demanda delas crescer menos do que a metade do setor.

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A Tam vem mostrando mais inteligência na sua gerência do que as concorrentes, enquanto isso alguns adoram colocar notícias aqui mesmo no fórum dizendo o oposto. Vida longa a LaTam!!

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Se o que esta escrito acima:

 

"E em Agosto, a situação repetiu-se: apesar de uma redução da capacidade em 2,8%, a TAM teve um aumento do tráfego transportado em 12,6%"

 

"A GOL também teve uma melhoria expressiva da taxa de ocupação, em 2,7 pontos, para 72,3%, mas ao invés da TAM, apenas por redução da capacidade colocada no mercado, que baixou 9,8%, ‘acomodando’ uma queda do tráfego em 6,3%"

 

Se for a realidade, então a Tam corta capacidade e aumenta tráfego.

Gol cortar capacidade e perder trafego.

 

Perai, então as duas estão fazendo a mesma coisa, conforme o master falou, porém o resultado esta sendo diferente certo?

 

Provavelmente uma esta sendo mais inteligente que a outra nesse corte!

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Se o que esta escrito acima:

 

"E em Agosto, a situação repetiu-se: apesar de uma redução da capacidade em 2,8%, a TAM teve um aumento do tráfego transportado em 12,6%"

 

"A GOL também teve uma melhoria expressiva da taxa de ocupação, em 2,7 pontos, para 72,3%, mas ao invés da TAM, apenas por redução da capacidade colocada no mercado, que baixou 9,8%, ‘acomodando’ uma queda do tráfego em 6,3%"

 

Se for a realidade, então a Tam corta capacidade e aumenta tráfego.

Gol cortar capacidade e perder trafego.

 

Perai, então as duas estão fazendo a mesma coisa, conforme o master falou, porém o resultado esta sendo diferente certo?

 

Provavelmente uma esta sendo mais inteligente que a outra nesse corte!

Concordo com sua análise slpassos.Mas como alento, o RASK da GOL tem crescido 5% nos últimos meses.

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Concordo com sua análise slpassos.Mas como alento, o RASK da GOL tem crescido 5% nos últimos meses.

 

Pergunta, não sou especialista nisso, só curioso.

 

RASK = Receita por assento km/voado certo?

O Rask não tem nada haver com custo, é somente o quanto a empresa esta conseguindo cobrar por assento KM voado.

Vamos imaginar que o custo se mantem, então quer dizer que a empresa provavelmente vai conseguir maior lucro com RASK maior.

 

Ou seja, uma hipotese plausivel seria que a TAM esta com tarifas menores, conseguindo maior ocupação perante a queda na capacidade.

 

O RASK da TAM como está? De qq forma eu só poderia confirmar o que disse acima, verificando o RASK dela certo?

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A Tam, ou Latam, esta fazendo seu "dever de casa" enquanto a concorrente continua patinando...

 

O próprio Redcarpet já postou que a Tam esta renegociando 3 A320 que tem seus contratos vencendo em janeiro de 2013 para uma possível renovação com postergação da devolução contratual.

 

A Tam sim tem conseguido aumentar a demanda mesmo com a oferta contida ou retraída,diferente da Gol que ainda não esta acertando o seu rumo,tem diminuído a oferta de assentos e perdido muitos passageiros,pois a demanda tem caído,algo que não tem ocorrido com a Tam,que mesmo em agosto,quando diminuiu a oferta de assentos em 2,3% aumentou a demanda em 12%.

 

Discordo de alguns integrantes do fórum que não percebem que 12% na Tam e muito mais que 50% na Avianca,afinal o tamanho das cias e muito relevante,ou seja,deveríamos comparar em números de pax e não em percentuais,para a Tam aumentar a demanda deveria ter mais 50 aviões voando no domestico,já a Avianca se colocar,por exemplo,mais 6 aviões atinge a mesma cota,por exemplo.( não sei qual a frota exata da Avianca e Tam no domestico,apenas fiz uma comparação aproximada).

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Os valores do bilhete aéreo da Tam estão mais em conta, ta um valor justo bem acessível inclusive para janeiro, aqui no conjunto onde eu moro em janeiro (ferias escolares) a maioria vai pela Tam.

 

Felipe - Abs

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Pergunta, não sou especialista nisso, só curioso.

 

RASK = Receita por assento km/voado certo?

O Rask não tem nada haver com custo, é somente o quanto a empresa esta conseguindo cobrar por assento KM voado.

Vamos imaginar que o custo se mantem, então quer dizer que a empresa provavelmente vai conseguir maior lucro com RASK maior.

 

Ou seja, uma hipotese plausivel seria que a TAM esta com tarifas menores, conseguindo maior ocupação perante a queda na capacidade.

 

O RASK da TAM como está? De qq forma eu só poderia confirmar o que disse acima, verificando o RASK dela certo?

 

Antes de criticar a Tam precisaríamos saber se o Rask da Tam aumentou ou não,alguém tem estes dados? O Mastercaptain apenas citou que o da Gol aumentou,o que e um ponto positivo para a Gol,porém da Tam não dispomos desta info,uma vez que desde junho ela não divulga mais esses dados,o que torna difícil a comparação e avaliação de qual Cia esta realmente no caminho certo.

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Eu não vou nem opinar tendenciosas palavras de alguns que tem encrenca pessoal com a cia. Mas falando de aumento de oferta, será colocado a venda hoje ainda os novos BSB/MAO e BSB/FOR que foram discutidos em outro tópico, inicialmente de 16/dez a 27/fev, com possibilidade de se tornar diário. E vem mais coisa por aí...

 

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Eu não vou nem opinar tendenciosas palavras de alguns que tem encrenca pessoal com a cia. Mas falando de aumento de oferta, será colocado a venda hoje ainda os novos BSB/MAO e BSB/FOR que foram discutidos em outro tópico, inicialmente de 16/dez a 27/fev, com possibilidade de se tornar diário. E vem mais coisa por aí...

 

Melhor nem questionar,aguardaremos as novidades assim que puderes postar

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Eu não vou nem opinar tendenciosas palavras de alguns que tem encrenca pessoal com a cia. Mas falando de aumento de oferta, será colocado a venda hoje ainda os novos BSB/MAO e BSB/FOR que foram discutidos em outro tópico, inicialmente de 16/dez a 27/fev, com possibilidade de se tornar diário. E vem mais coisa por aí...

É a melhor coisa cara nem discutir.Já venho acompanhando essas opniões contrárias a TAM de "certos membros" chega até ficar feio.

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É a melhor coisa cara nem discutir.Já venho acompanhando essas opniões contrárias a TAM de "certos membros" chega até ficar feio.

Feio é discutir pessoas, Bonito é discutir coisas( no caso este tópico) e Lindo é discutir ideias. Qual a sua ,e de algun outro, opiniao sobre os números de Agosto?

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Eu não vou nem opinar tendenciosas palavras de alguns que tem encrenca pessoal com a cia. Mas falando de aumento de oferta, será colocado a venda hoje ainda os novos BSB/MAO e BSB/FOR que foram discutidos em outro tópico, inicialmente de 16/dez a 27/fev, com possibilidade de se tornar diário. E vem mais coisa por aí...

 

Por acaso tens como nos informar se o Rask da Tam tem aumentado estes últimos 3 meses? Isso e claro,se puderes postar( sei que alguns que postaram as fotos do novo interior do B777 tiveram problemas com o marketing).

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Não vou e nem quero defender a companhia A ou B mas concordo que o título da matéria / tópico não tem nada a ver com realidade. TAM redefinindo regras? Contem outra. Quem está redefinindo as regras são as duas maiores companhias brazucas se preparando para os tempos difíceis à frente, só isso. Não procurem pelo em casca de ovo!

 

Abs

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Não vou e nem quero defender a companhia A ou B mas concordo que o título da matéria / tópico não tem nada a ver com realidade. TAM redefinindo regras? Contem outra. Quem está redefinindo as regras são as duas maiores companhias brazucas se preparando para os tempos difíceis à frente, só isso. Não procurem pelo em casca de ovo!

 

Abs

 

Pode ser que a informação seja improcedente ou meramente especulativa,mas de qualquer forma vale destacar que o mercado esta reagindo de maneira diferente do esperado pelas cias,podem haver mudanças nos planos,isso e costumeiro na aviação,sempre se adaptando num mercado que tem margens curtas e/ou prejuízos bilionarios.

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Na verdade o que me surpreendeu foi a queda de LF da Azul. Ter descido da "barreira psicológica dos 80%" deve ter assustado um pouco. Foi a primeira vez que isso ocorreu?

 

Para uma operação de hub e com aeronaves de porte pequeno para médio, é sinal de alerta que alguem (ou alguens) está roubando o tráfego.

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Na verdade o que me surpreendeu foi a queda de LF da Azul. Ter descido da "barreira psicológica dos 80%" deve ter assustado um pouco. Foi a primeira vez que isso ocorreu?

 

Para uma operação de hub e com aeronaves de porte pequeno para médio, é sinal de alerta que alguem (ou alguens) está roubando o tráfego.

Parece que não estão conseguindo repassar a alta dos preços para não terem mantido os incríveis e já habituais 80% de ocupação,ainda mais se levarmos em conta que na frota mista de Atrs e Ejts cabem no máximo 118pax

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Eu não vou nem opinar tendenciosas palavras de alguns que tem encrenca pessoal com a cia.

Disse tudo!

Mas, mesmo assim, me pergunto: "Por que será que comentários como os abaixo INCOMODAM TANTO????? Chega a ser hilário, kkkkkkkkkkkkk...

 

A Tam vem mostrando mais inteligência na sua gerência do que as concorrentes... Vida longa a LaTam!!
...então as duas estão fazendo a mesma coisa... porém o resultado esta sendo diferente certo?

Provavelmente uma esta sendo mais inteligente que a outra nesse corte!

A Tam sim tem conseguido aumentar a demanda mesmo com a oferta contida ou retraída
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Disse tudo!

Mas, mesmo assim, me pergunto: "Por que será que comentários como os abaixo INCOMODAM TANTO????? Chega a ser hilário, kkkkkkkkkkkkk...

 

 

 

 

JJNVT,realmente e uma pena que alguns colegas esquecem de fazer um debate sadio em relação as Cias,não importa se a Tam esta crescendo e Gol perdendo share,o que queremos aqui e ter um debate saído e maduro,e e claro,quando podemos contar com a ajuda de alguém lá de dentro,obter informações adicionais que tornarão nossos post ainda mais interessantes, by the way,tu sabes se a Tam tem conseguido um Yield maior ou esse crescimento tem sido as custas de promoções maléficas para os lucros e ótimos para as estatísticas?

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Eu não vou nem opinar tendenciosas palavras de alguns que tem encrenca pessoal com a cia. Mas falando de aumento de oferta, será colocado a venda hoje ainda os novos BSB/MAO e BSB/FOR que foram discutidos em outro tópico, inicialmente de 16/dez a 27/fev, com possibilidade de se tornar diário. E vem mais coisa por aí...

 

Red,possibilidades de novas bases?

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Quero entender o que está acontecendo com a Azul, isso sim!

Talvez o que esteja acontecendo com a Azul e apenas que o perfil de publico que ela criou/ cativou não aceita pagar mais caro neste momento que a Cia esta tentando aumentar o yield.

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