Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Jopeg

Bratislava - Um dia de passeio

Recommended Posts

Bratislava

A capital da Eslováquia ...

Bratislava é a capital da Eslováquia, um país recente que até 1992 fazia parte da Checoslováquia, no antigo “Bloco do Leste”. Hoje é um país independente, aderiu à NATO e à União Europeia e já faz parte do grupo de países que utiliza o Euro.

O país conta com 5.5 milhões de habitantes e a principal cidade, a sua capital Bratislava com 427 mil habitantes. É uma cidade pequena, longe da dimensão das suas vizinhas Praga, Budapeste e Viena. Esta proximidade com as outras capitais acaba por trazer-lhe alguma vantagem em termos de turismo, pois muitos dos visitantes de Budapeste, Praga e Viena acabam por vir até Bratislava, nem que seja apenas um só dia. Foi o que fiz e que agora passo a contar …

Estava alojado na vizinha cidade de Viena a apenas 60km de Bratislava, a mais curta distância entre capitais europeias, acordei cedo e apanhei o metro até ao terminal rodoviário. Apanhei um autocarro da Blaguss (ver: http://www.blaguss.at/en/home ), numa viagem que custou apenas 6€ e demorou cerca de 1h, apenas fazendo uma curta paragem no aeroporto internacional de Viena.

O autocarro deixou-me numa paragem praticamente por baixo da ponte Nový Most. A partir daqui apanhei a bonita avenida Hviezdoslavovo námestie que me levou em direção ao centro da cidade.

Autocarro que faz o percurso entre Viena e Bratislava

Imagem077.jpg

Os campos entre as duas capitais

Imagem190.jpg

Praça à entrada da Hviezdoslavovo nám.

Imagem083.jpg

Imagem081.jpg

A avenida Hviezdoslavovo

Imagem090.jpg

A avenida, além de muitas arvores, conta com peças de arte

Imagem088.jpg

Imagem091.jpg

Ao fundo desta avenida temos o Teatro Nacional

Imagem096.jpg

A partir daqui segui por ruas mais centrais e mais estreitas até à zona central. Foi aqui que vi o Cumil, uma estátua inaugurada em 1997 e que já é um dos símbolos da cidade.

O Cumil

Imagem100.jpg

Imagem102.jpg

Um curioso veículo turístico

Imagem103.jpg

Subindo pela Rybárska Br. cheguei à praça principal, a Hlavné nám. É uma praça bonita, com esplanadas, uma fonte no centro, edifícios bonitos, uma igreja e umas “barraquinhas” que vendem artesanato. A praça estava com bastantes turistas e é “um lugar com vida”, pelo menos quando o tempo/clima é agradável.

Uma esplanada na Rybárska Br.

Imagem104.jpg

A praça Hlavné

Imagem106.jpg

Imagem119.jpg

Imagem111.jpg

A fonte na praça principal

Imagem121.jpg

Junto a esta praça, numa praça mais pequena, fica o Palácio Primacial, sede da Câmara local. Estas ruas estão em bom estado de conservação e apresentam alguns edifícios bem bonitos. Os cafés, restaurantes e esplanadas têm muito bom aspecto.

Palácio Primacial

Imagem114.jpg

Edifício junto ao Palácio Primacial

Imagem113.jpg

O restaurante e cocktail bar Paparazzi … com direito a estátua e tudo

Imagem117.jpg

Depois de caminhar por esta zona, e porque já era início da tarde, fui tratar do almoço. Escolhi um restaurante/esplanada na turística e concorrida rua pedonal Michalská. O almoço não foi caro para padrões europeus e a comida era saborosa, com alguns sabores iguais aos da cozinha portuguesa.

A rua Michalská, uma rua pedonal com bastantes restaurantes

Imagem123.jpg

A minha refeição em Bratislava

Imagem140.jpg

Depois do almoço fui ver o Palácio Grassalkovich, a sede da presidência da Eslováquia. É um palácio imponente, bem cuidado e com a sua beleza. Depois de ver o palácio visitei algumas ruas e algumas igrejas, tendo gostado particularmente da Igreja Azul.

O Palácio Grassalkovich

Imagem133.jpg

Uma entrada para o palácio presidencial

Imagem134.jpg

Igreja em Bratislava

Imagem141.jpg

A igreja de Santa Isabel de 1909-13, mais conhecida como Igreja Azul

Imagem152.jpg

A curiosa Igreja Azul

Imagem151.jpg

Depois de ver esta igreja regressei às margens do Danúbio, o rio que atravessa Bratislava. O rio separa a cidade velha da Petržalka, uma zona recente com muitos edifícios com a arquitectura típica do período comunista. Este rio é navegável e há, inclusive, transporte regular de passageiros para Viena. Aqui além de memoriais da II Guerra Mundial, podemos ver o edifício da Filarmónica e as pontes que cruzam o Danúbio.

A ponte Nový Most sobre o Danúbio, uma das imagens da capital eslovaca

Imagem155.jpg

O edifício da filarmónica

Imagem157.jpg

A partir daqui subi para o grandioso Castelo de Bratislava passando pela Igreja Catedral de São Martinho. O castelo está situado num planalto 85m acima do Danúbio e é visível de praticamente toda a cidade. Um incêndio destrui-o em 1811 e esteve em ruínas até à década de 50. Ainda hoje podemos ver algumas obras. Além de ser um edifício grande, bonito e bem cuidado, permite umas belas vistas sobre a cidade e o rio.

A Catedral de S. Martinho (infelizmente em obras)

Imagem161.jpg

O Castelo de Bratislava

Imagem173.jpg

Imagem177.jpg

A bonita zona do Castelo

Imagem179.jpg

Junto ao castelo fica o parlamento da Eslováquia. Situado também num plano alto, o parlamento é um edifício moderno com uma bela vista do castelo e da cidade. Em frente há um restaurante/esplanada com muito bom aspecto, estando esta colina muito bem arranjada paisagisticamente.

O Parlamento da Eslováquia, um país recente

Imagem187.jpg

A “praça” do parlamento, com vista para o castelo e para o Danúbio

Imagem185.jpg

E assim se passou um dia de vista a Bratislava …

Links:

Saber mais, Bratislava: http://pt.wikipedia....wiki/Bratislava

Saber mais, Eslováquia: http://pt.wikipedia....Eslov%C3%A1quia

Turismo: http://visit.bratislava.sk/en

Mais imagens: http://www.google.pt...iw=1003&bih=523

Conclusão: Há quem diga que Bratislava é uma Praga em ponto pequeno, eu diria que é uma cidade interessante para - quem está de visita às cidades vizinhas - passar um dia.

Uma cidade pequena, muito bem arranjada, com alguma “vida” e edifícios bonitos e interessantes.

Cmps,

Jopeg

To curtindo sua viagem, Jopeg :joinha:

Me parece tudo tão limpo e organizado, cara...

Exatamente como você disse, é uma cidade bonita e vale a pena conhecer se estiver pelas redondezas. Na praça principal também tem um lugar que varias pessoas tiram fotos, que é uma estatua de Napoleão na posição que ele perdeu a guerra hehe

Tenho mta vontade de conhecer esses lados. Agora com seu post com certeza vou me programar!

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

Tenho mta vontade de conhecer esses lados. Agora com seu post com certeza vou me programar!

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

Estimado A.Borges,

Com um pouco de planejamento é possível fazer uma viagem englobando Praga, Budapeste, Viena e Bratislava em cerca de uma semana.

Um abraço,

Jopeg

Amanhã pego o trem pra Bratislava, to saindo de budapeste! Estou encantado com a cidade, assim q chegar no Brasil faço um relato sobre a cidade!

Valeu pelas dicas de novo Jopeg!

Estando em Viena, uma boa pedida é o ticket de trem "Bratislover" da ÖBB, por 14 euros ida e volta, saindo de Sudbahnhof, com transporte público ilimitado em Viena e Bratislava.

Foi um passeio muito bom...

• Create New...