Jump to content

GOL é a aérea que mais transporta órgãos e tecidos no país

Toga_NG

Recommended Posts

GOL é a aérea que mais transporta órgãos e tecidos no país

Companhia recebe o prêmio “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos”, do Ministério da Saúde

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes recebeu durante a manhã de hoje o prêmio “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos”, pelas mãos do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A solenidade de entrega aconteceu no Ministério da Saúde, em Brasília.

A companhia foi reconhecida como a empresa aérea que mais transporta órgãos e tecidos no país e pelo seu compromisso na concretização deste processo. Desde o início de 2011, a empresa foi responsável pelo transporte de cerca de 1500 órgãos.

“É uma honra para nós recebermos um prêmio como este, de valor humanitário. Ele reflete não apenas uma decisão corporativa, mas, principalmente, a dedicação de cada um de nossos colaboradores envolvidos no processo. São eles que expressam suas atitudes, respeito e o cuidado que temos com o assunto”, destaca Adalberto Bogsan, vice-presidente Técnico da GOL.

Durante o evento, Adalberto Bogsan aproveitou para reiterar o compromisso da companhia em trabalhar em conjunto com as autoridades competentes e demais empresas para que o processo de transporte de órgãos seja aprimorado a cada dia. Esta parceria é de suma importância, uma vez que apenas por meio de aeronaves comerciais é possível levar um órgão ou tecido compatíveis com um paciente até uma região distante.

A solenidade foi realizada pelo Mistério da Saúde para lançar também a campanha nacional, “Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vidas”, válida até setembro de 2013. Atualmente, o Brasil tem um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Quando um órgão é doado, uma vida é salva e, além da saúde física, resgata-se a saúde psicológica de uma família inteira.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, a maior Companhia Aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina opera, com as marcas GOL e VARIG, cerca de 810 voos diários para 63 mercados domésticos e 13 internacionais na América do Sul e Caribe, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. Por meio de acordos com empresas regionais, a companhia oferece aos clientes acesso a outros 12 destinos brasileiros. Além disso, o programa de relacionamento SMILES, o maior do Brasil, permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 560 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras estrangeiras. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.400 municípios brasileiros e oito internacionais. Com seu portfolio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.

fonte: http://www.s2publico...42#.UG9oX5jA8it

E ainda assim quem mais pede prioridade é a outra...

Se está com órgão pra transplante, está correta em pedir e ter prioridade. E, se bem lembro, a informação de órgão a bordo pode ser adicionada ao plano de voo, justamente pela prioridade que esse transporte precisa ter.

Em tempo, eu ouvi há uns anos em GRU que a TAM era a transportadora oficial e exclusiva da Central de Transplantes do Ministério da Saúde. Bom que tem mais gente ajudando no transporte.

Posted · Hidden by FCANTERAS, October 6, 2012 - Post provocativo
Hidden by FCANTERAS, October 6, 2012 - Post provocativo

mas nem sempre essa info. é adicionada. ou seja, disse que tem, leva prioridade.

agora, tais orgaos nao devem chegar o mais rapido possivel no destino? bem ... quem entendeu, entendeu...

Posted · Hidden by FCANTERAS, October 6, 2012 - Comentando post deletado
Hidden by FCANTERAS, October 6, 2012 - Comentando post deletado

dba trip, vc e muito retardado mesmo hein?

Que comentario absurdo!.

Por esse caminho, quem sabe a "outra" tambem nao pede prioridade sem ter orgao a bordo?.

Achar que alguem vai colocar vidas em risco por alguns reais, realmente, e provocativo!.

Reportarei seu post!.

(null)

Impressionante que mesmo em se tratando de um assunto de suma importância como o tratado neste tópico alguns usuários de forma infantil ficam fazendo provocações com o único intuito de provocar discussões de empresa A contra empresa B. A Moderação mais uma vez tem que agir removendo posts do tópico e espera que tais fatos não voltem a se repetir ou teremos que punir os envolvidos. Fica dado o aviso...

Em tempo, eu ouvi há uns anos em GRU que a TAM era a transportadora oficial e exclusiva da Central de Transplantes do Ministério da Saúde. Bom que tem mais gente ajudando no transporte.

Galeão,

Exclusiva eu sempre achei que fosse, até a GOL receber esse prêmio, mas a oficial é sim.

A frequência com que EU transporto órgãos/tecidos/ossos para transplante é simplesmente incrível. Diria que a cada 4 meses EU faço um voo com órgão a bordo. E sempre que isso acontece eu faço questão de informar ao órgão de controle.

Nunca ouvi falar de colegas que usem desta alegação para se dar bem, e se algum dia eu ficar sabendo, pode ter certeza que denuncio, pois ele merece é conversar com um juiz sobre a atitude dele.

Infelizmente essa ideia de alguns de achar que porque a empresa X transporta mais é golpe gerou uma situação incrível com o APP Salvador. Ao entrarmos na terminal fomos informados que éramos o número 7 e nos colocaram sob vetor. Relembrei ao controlador que transportávamos órgãos e ouvi um singelo "ciente". Ou seja, ele simplesmente achou que estávamos dando golpe. Fui obrigado a lembrá-lo que tinha prioridade e pedi que ele reservasse a fita, pois eu iria tomar as atitudes cabíveis. E no final lembrei-o que um dia poderia ser um familiar dele precisando urgentemente de um órgão na mesa de cirurgia de um hospital. Na hora a voz trocou e fui vetorado diretamente para o pouso.

Infelizmente as pessoas julgam as outras pelas próprias atitudes e capacidades. Eu simplesmente não consigo acreditar que alguém tenha coragem de mentir sobre uma coisa séria dessas e por isso acredito mesmo que sempre que alguém reporta, é verídico. Já livrei pista para um colega decolar na minha frente, já retardei pushback para dar a vez e faço o que estiver ao meu alcance para dar passagem. Só quem teve um caso na família sabe a angústia que é a espera. Neste sentido, o que for possível para amenizar a espera deles, eu farei.

Bons Voos.

Parabéns a GOL pelo premio, como a empresa aérea que mais transporta órgãos e tecidos no país e pelo seu compromisso na concretização deste processo.Nunca tive problema algum com o ATC,muito pelo contrario foram sempre solícitos e agilizaram os processos.Alguns meses atrás transportei um coração humano de CGH para CWB.Para vocês terem uma ideia do comprometimento de todos,durante o taxi,ingressei na pista por uma taxy-way fazendo um by-pass de duas aeronaves que estavam no ponto de espera.O voo demorou exatos 31 minutos,voando praticamente na proa do marcador externo da pista 15 em CWB,high-speed full time!

Parabéns a GOL pela nobre missão e aos cmts que a cumprem com perfeição, certo Master?

Certíssimo Alex,mas parabéns não só aos cmtes,mas todos envolvidos,galera de terra e de voo de todas as empresas envolvidas, e cá entre nós, é um prazer ajudar.

Parabéns a GOL pelo premio, como a empresa aérea que mais transporta órgãos e tecidos no país e pelo seu compromisso na concretização deste processo.Nunca tive problema algum com o ATC,muito pelo contrario foram sempre solícitos e agilizaram os processos.Alguns meses atrás transportei um coração humano de CGH para CWB.Para vocês terem uma ideia do comprometimento de todos,durante o taxi,ingressei na pista por uma taxy-way fazendo um by-pass de duas aeronaves que estavam no ponto de espera.O voo demorou exatos 31 minutos,voando praticamente na proa do marcador externo da pista 15 em CWB,high-speed full time!

É isso aí, Master.

Tenha certeza que a família que estava esperando esse coração sentiu um pouco de alívio na angústia da espera quando viu o coração chegando. Pode acreditar que esses 10 minutos a menos na etapa fizeram uma diferença na vida deles. :joinha:

Só lembrando que o coração transportado na comercial é para processamento de valvas para o Banco de Valvas cardíacas. Quando o coração é pra transplante, o transporte é feito pela FAB ou por taxi aéreo devido urgência do órgão.

Em tempo, a coordenação pro transporte é muito bem feita na Gol.

A Central de Transplante solicita, o CCO avisa as bases envolvidas. O piloto coordenador brifa o Cmte, o DOV coloca o remark no plano de voo e informa o CGNA.

Só lembrando que o coração transportado na comercial é para processamento de valvas para o Banco de Valvas cardíacas. Quando o coração é pra transplante, o transporte é feito pela FAB ou por taxi aéreo devido urgência do órgão.

A Central de Transplante solicita, o CCO avisa as bases envolvidas. O piloto coordenador brifa o Cmte, o DOV coloca o remark no plano de voo e informa o CGNA.

Informação inédita para mim Lear60.Puxa, este coração que eu transportei ,imaginei que seria para alguém que já estivesse na mesa cirúrgica,pisei no fundo do acelerador,e se não fosse o FOQA teria feito em 20 minutos( na vontade).Mas independentemente de ser para o fim que você postou, são células vivas e merecem celeridade.

Lear, obrigado pela explicação. Mas agora uma dúvida. Desculpem pelo off-topic.

Na época que voei em táxi aéreo havia um contrato pelo qual transportávamos órgãos. Esses voos aconteciam nos horários mais improváveis e eram sempre ajeitados sem muito aviso prévio, as vezes nem 1 hora. Neles iam sempre, no mínimo, duas pessoas e um deles, pelo que percebi era sempre um médico.

Qual a diferença desses voos do táxi aéreo para os voos de transporte de órgão regulares?

Os órgãos efetivamente usados para transplantes são transportados em voos particulares? Por transplante quero dizer de coração, córnea, rim, fígado... neste sentido.

Os da comercial seriam tecidos, ossos e outros que não demandam tanta urgência? Ou seja, ninguém nunca vai esperar no hospital por algo que está sendo transportado em avião comercial?

Agradeço de antemão as explicações.

Isso depende do órgão e do voo.

Córneas, fígado e rins são geralmente transportados na comercial devido maior tempo que podem ficar fora do corpo. Exceção claro, nos casos em que os horários dos voos regulares não permitem, aí usa-se a FAB ou taxi aéreo.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade