Jump to content

Brasil e UE suprimem necessidade de vistos para turistas


Comte Curtiss

Recommended Posts

O Brasil oficializou nesta segunda-feira um acordo através do qual suprime a necessidade de vistos para turistas procedentes da União Europeia (UE), que dará o mesmo tratamento aos brasileiros que viajem para os 25 países do bloco.

Este medida estará em vigor a partir de hoje e abrangerá todos os membros da UE, com as únicas exceções de Reino Unido e Irlanda.

A supressão de vistos será apenas para aqueles turistas cujas viagens não se prolonguem durante mais de três meses e que não tenham previsto realizar nenhuma atividade remunerada, informa o decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e publicado no Diário Oficial.

O acordo foi assinado em Bruxelas no dia 8 de novembro de 2010 e recupera a reciprocidade total em matéria de vistos entre Brasil e UE, que tinha sido quebrada de forma unilateral pelas autoridades brasileiras em 2004, após a adesão de dez novos países ao bloco comunitário.

O texto estabelece que se mantém a necessidade de vistos para aqueles cidadãos que viajem por motivos trabalhistas ou para realizar pesquisas, estágios, estudos ou trabalho social, assim como para missionários e participantes de atividades artísticas.

folha 8 de outubro de 2012

http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1166043-brasil-e-ue-suprimem-necessidade-de-vistos-para-turistas.shtml

Link to comment
Share on other sites

Não entendi o motivo da matéria da Folha de SP, pois os brasileiros já eram isentos de visto para entrarem nos países integrantes do Espaço Schengen, que inclui todos os países da União Européia (exceto Irlanda e Reino Unido) e mais Islândia, Noruega e Suíça.

 

Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_de_Schengen e http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CONSLEG:2001R0539:20091219:PT:PDF

Link to comment
Share on other sites

Mas não era recíproco para os UEs.

 

Não. Recebi visitas de amigos cidadãos da UE que vieram ao Brasil tranquilamente sem nenhum tipo de visto. E o Brasil também não exige vistos para ingleses e irlandeses e vice-versa.

 

Provavelmente o que a matéria da Folha quis dizer é que o Brasil passou a não exigir mais vistos de cidadãos de países da UE dos quais era exigido visto anteriormente como Estônia, Letônia e Malta.

 

Segue a relação (atualizada em junho) de quem precisa ou não visto para o Brasil:

 

http://www.portalcon...s25.06.2012.pdf

Link to comment
Share on other sites

Agora são TODOS os membros da UE.

 

"Os novos países que fazem parte do acordo são Chipre, Estônia, Letônia e Malta."

 

Está ultima parte não está no texto inicial e gerou a confusão.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade