Jump to content

Consórcio apresenta projeto de reforma e ampliação do aeroporto de Brasília. Confira as novidades!

Elton Farias

Recommended Posts

Destaque para a última foto, onde dá para ver o remendo que vão fazer no satélite norte!!!

O Consórcio Inframérica está apresentando neste momento à Imprensa o plano de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília. As obras já foram iniciadas e incluem a construção de um novo terminal e um hotel, de uma gigantesca sala VIP e a duplicação da capacidade do estacionamento. O Melhores Destinos está acompanhando a apresentação e já traz algumas informações sobre o projeto.

Segundo a empresa, até a Copa do Mundo de 2014 os terminais 1 e 2 estarão reformados e um novo será construído com 15 novas posições de embarque, divididas em dois píeres. Com isso, as pontes de acesso aos aviões vão aumentar de 13 para 28. Além disso, a capacidade do estacionamento será dobrada, passando a oferecer 3 mil vagas, e a entrada do aeroporto ganhará uma nova cobertura e uma nova pista. As obras aumentarão a capacidade do aeroporto de 15 milhões para 41 milhões de passageiros por ano na fase final.

Estrutura-pier-com-fingers-2-525x350.jpg

Os investimentos da primeira fase, num total de R$ 750 milhões, também incluem a implantação da maior sala VIP da América Latina, definida pelo consórcio como “um conceito inédito no Brasil”. O terceiro andar do terminal 1 será fechado e climatizado para receber esta sala. A empresa promete ainda oferecer aos passageiros mais comodidade com corredores amplos e bem iluminados, com lojas, lanchonetes, esteiras mecânicas e salas de embarque amplas e confortáveis.

Estrutura-pier-om-fingers-525x262.jpg

Atualmente o Complexo Aeroportuário de Brasília tem uma área total de 9.947.560m² e é formado por 111 lojas e serviços, pátio de aeronaves com 40 posições, 13 fingers e 23 portões de embarque com 6 para desembarque. O movimento do aeroporto em 2011 foi de 15,4 milhões de passageiros.

rps20121011_102952_293-525x525.jpg

Segundo o consórcio, o plano diretor do terminal de Brasília está sendo elaborado pela Aecom, empresa norte-americana responsável pelo planejamento do aeroporto de Istambul, entre outros. Outra novidade é que um hotel econômico com 380 quartos será construído no aeroporto. A previsão é que fique pronto já em outubro do ano que vem. Além dele, o consórcio que trazer mais hotéis para o empreendimento.

2014_destaque-novas-pontes-525x333.jpg

Novas pontes para embarque

Link: http://www.melhoresdestinos.com.br/reforma-aeroporto-brasilia.html

• Replies 73
  • Created
  • Last Reply

Parece bom. Só acho que os prazos desse pessoal são muito otimistas. Um hotel de 330 quartos em menos de 1 ano me parece pouco tempo. Acho que acostumei com a Infraero rsrs ..

(...) a implantação da maior sala VIP da América Latina, definida pelo consórcio como “um conceito inédito no Brasil”. O terceiro andar do terminal 1 será fechado e climatizado para receber esta sala. (...)

:omg: :omg: :omg:

Vão fechar o melhor terraço do Brasil?

:mad:

Enfim...

Pra mim, tá melhor que o projeto de GRU, mas deixa eu ver se entendi... Seria agregado ao satélite norte um novo terminal, que bloquearia a entrada no pátio 1 pela twy J, e seria construído outro terminal próximo de onde hoje estão os aviões da TransBrasil, bloqueando o acesso a twy M, e seriam abertas novas twys entre a R e K....é isso???

Se for isso acho que daria um bom incremento na movimentação, porém poderiam estender a twy R até a U para melhorar o fluxo naquela área... De qualquer modo, bem melhor do que o projeto de GRU de fazer aquele "puxadão" em forma de "C"...

Apesar de poucas imagens/informações achei uma pobreza esses piers. São meras salas de embarque sobre pilotis, bem ao estilo do SDU, sem processamento de bagagens ou outras infraestruturas. A única coisa boa é que por serem tão simples e rápido de fazer, acredito que realmente fique tudo pronto até a Copa. Já VCP e GRU T3 tenho minhas dúvidas.....também quanto a esse hotel. Só pra dar exemplo, o do GIG que é bem menor e todo pré-moldado, o prazo da obra é de 18 meses, conforme imagens desse post:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=778168&page=338

Essa área de posições remotas já existe? (abaixo na montagem).

Não. Hoje é um grande terreno onde estacionam as carretas de combustível de aviação e é um spotting point que eu uso.

A história dos pilotis eu achei interessante por compôr com a arquitetura da cidade, que tem os prédios residênciais montados em pilotis.

Parece bom. Só acho que os prazos desse pessoal são muito otimistas. Um hotel de 330 quartos em menos de 1 ano me parece pouco tempo. Acho que acostumei com a Infraero rsrs ..

Só fazer que nem os chineses.. hehehehe

Na minha opinião ficou pior que o anterior, que demolia o terminal satélite.

422580_360883560656395_1459725764_n.jpg

396503_360883703989714_787670010_n.jpg

Tantos projetos melhores ainda que o acima como já vimos por ai. Alguns deles:

536577_307546289323456_2053373141_n.jpg

303344_307546622656756_1494825092_n.jpg

555233_307546332656785_916258537_n.jpg

398933_307546685990083_84654309_n.jpg

465025_307546479323437_538652502_o.jpg

461870_307546559323429_138027467_o.jpg

318036_309886632422755_1708957127_n.jpg

Pra mim, tá melhor que o projeto de GRU, mas deixa eu ver se entendi... Seria agregado ao satélite norte um novo terminal, que bloquearia a entrada no pátio 1 pela twy J, e seria construído outro terminal próximo de onde hoje estão os aviões da TransBrasil, bloqueando o acesso a twy M, e seriam abertas novas twys entre a R e K....é isso???

Se for isso acho que daria um bom incremento na movimentação, porém poderiam estender a twy R até a U para melhorar o fluxo naquela área... De qualquer modo, bem melhor do que o projeto de GRU de fazer aquele "puxadão" em forma de "C"...

Os aviões 767 da Transbrail já foram deslocados de onde estavam (perto da pista da direita) e estão agora posicionados do outro lado, perto das empresas de combustíveis.

Achei MUITO bom e BEM mais viável do que os outros. Ainda mais até 2014. Dada a situação, expandir os atuais antes de criar novos talvez seja bem mais prudente. Gostei. Tomara que se concretize.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade