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Anac promete fiscalizar após fechamento de Viracopos


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Anac promete fiscalizar após fechamento de Viracopos

A Infraero informa que a pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP) está interditada desde as 19h55 de sábado (13/10), devido a um incidente com uma aeronave cargueira modelo MD-11, de propriedade da companhia americana Centurion, que teve problemas técnicos durante a aterrissagem. A Infraero e a Centurion iniciaram os trabalhos de remoção da aeronave da pista ainda na noite de ontem. A operação deverá terminar no início desta noite, sendo que a liberação total da pista está prevista para as 20h deste domingo (14/10).

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma estar acompanhando a situação desde que foi comunicada sobre a ocorrência do incidente, na noite de ontem, e trabalha com uma equipe de 15 pessoas diretamente envolvidas, dentre elas diretores, superintendentes, gerentes e inspetores de aviação civil (Inspac). A agência deslocou Inspacs para o Aeroporto de Viracopos para fiscalizar a prestação de assistência aos passageiros cujos voos foram afetados pelo incidente, de acordo com o que estabelece a Resolução nº. 141/2010.

 

Pela norma, em caso de cancelamento de voo, é dever da empresa informar aos passageiros. Nos casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, bem como de preterição de passageiro, o transportador deverá assegurar ao passageiro que comparecer para embarque o direito a receber assistência material, tais como direito à comunicação a partir de uma hora de atraso, de alimentação, a partir de duas horas de atraso, e de acomodação, a partir de quatro horas de atraso.

 

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, a Anac informa que ele deve procurar primeiro a empresa aérea contratada, para reivindicar seus direitos como consumidor. Com a compra da passagem aérea, o passageiro estabelece com a companhia um contrato de transporte. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda para a Anac, o que não impede que encaminhe também para órgãos de defesa do consumidor competentes e/ou o Poder Judiciário. Na Anac, a manifestação pode ser registrada pela internet (Fale com a Anac) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas e sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

 

 

Fonte : Panrotas

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Aeroporto de Viracopos já tem 416 voos cancelados

CAMPINAS - Depois de mais de 40 horas fechado, o Aeroporto Internacional de Viracopos já registra o cancelamento de 416 voos até o meio-dia de hoje, informa a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), prejudicando mais de 20 mil passageiros.

 

A Azul, empresa com maior número de operações locais, emitiu comunicado informando que todos os voos com origem e destino ao aeroporto campineiro estão cancelados até as 15h de hoje, até este horário, o número de cancelamentos somente desta companhia, poderá chegar a 450. Desde sábado, a Azul realocou passageiros em viagens rodoviárias e outras alternativas.

 

A interdição ocorreu no sábado às 20h em função da explosão de um pneu de um cargueiro da Centurion Cargo, após a aterrissagem forçada do MD 11, que vinha de Miami. Todas as companhias que operam em VCP estão transportando seus passageiros para Guarulhos e Congonhas, em São Paulo.

 

Se o final de semana foi de caos, com passageiros irritados, muito bate-boca e contrariedade, hoje o saguão do aeroporto está bastante tranquilo. Ninguém ainda informa qual o horário previsto para a retomada das operações.

 

Desde domingo à noite, 70 profissionais trabalham incessantemente para retirar o cargueiro da pista, sem sucesso. O aeroporto só voltará a operar após o trabalho de limpeza na pista, já que o asfalto apresenta fissura, em função da explosão do pneu.

 

Aqui, a íntegra do comunicado da Azul:

 

“A Azul Linhas Aéreas informa que suas operações no aeroporto de Viracopos, em Campinas, permanecem suspensas devido a uma interdição na pista na noite de sábado (13/10) ocasionada por uma aeronave de uma companhia aérea cargueira. Dessa forma, todos os voos com origem e destino ao aeroporto campineiro estão cancelados até às 15h de hoje (15/10). As vendas dos voos de e para Campinas continuam suspensas, com o intuito de facilitar a reacomodação dos Clientes prejudicados pelos voos cancelados.

 

A companhia segue constantemente avaliando as informações da retirada da aeronave da pista junto à Infraero e à Centurion Air Cargo, empresas responsáveis por essa operação, para retomada o quanto antes de seus voos no aeroporto. A Azul está prestando todo o auxílio necessário aos seus Clientes, de acordo com a resolução 141 da Agência Nacional de aviação Cívil (Anac), reacomodando-os da melhor maneira possível.

 

fotos do avião que interdita Viracopos

 

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Publicada em 15/10/2012 17:20:00

Operações da Azul (SP) serão normalizadas às 17h30

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Foram cancelados mais de 400 voos da Azul em Viracopos (foto: Infraero)

As operações da Azul serão normalizadas em dez minutos. Os voos foram cancelados desde o último sábado (dia 13), por conta do estouro de um pneu de avião cargueiro da empresa norte-americana Centurion Air Cargo durante o pouso. Veja abaixo o comunidado da empresa:

 

“A Azul Linhas Aéreas informa que suas operações no aeroporto de Viracopos, em Campinas, serão restabelecidas às 17h30 de hoje. A aeronave cargueira, que desde sábado à noite (13/10) interditava a pista do aeroporto campineiro em função de uma ocorrência durante o pouso, foi retirada com sucesso, liberando a pista para pousos e decolagens. Dessa forma, a companhia está empenhada e reunindo esforços para regularizar sua malha aérea o mais breve possível, reacomodando seus Clientes da melhor forma.

 

A Azul ressalta que embora as operações em Viracopos tenham sido liberadas, atrasos e cancelamentos ainda poderão ocorrer como consequência do processo de regularização da malha. Por conta disso, a companhia reforça o pedido aos seus Clientes para que verifiquem o status de seus voos, antes de se dirigir ao aeroporto, por meio dos canais de atendimento (Call Center 4003-1118, site www.voeazul.com.br ou nas lojas).

 

A Azul está totalmente focada na reacomodação dos clientes e está seguindo rigorosamente a resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civíl (Anac). A companhia lamenta os transtornos ocorridos e está à disposição para mais esclarecimentos.”

 

 

Fonte : panrotas

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Ok, mas alguém vai indenizar a azul? Pelos transtornos?

 

Acho mais facil eles processarem e aplicarem uma multa na Azul do que indenizar.

 

Ja esta rolando noticias que o Procon quer que a Azul, GOL e Tam se expliquem o porque do atraso nas operações em VCP.

 

Eu me pergunto sera que eles são cegos e não viram uma aeronave enorme travando a pista?

 

Olha oque saiu no terra, não leve em consideração o titulo, o terra é muito apelão e gosta de chamar atenção.

 

 

Companhias aéreas terão que se explicar sobre atrasos em Viracopos

 

As companhias aéreas Azul, TAM e Gol terão de apresentar até o próximo dia 25 ao Procon de Campinas, no interior paulista, documentos que comprovem atendimento adequado aos clientes que não conseguiram embarcar no sábado e domingo passados, devido à interdição do Aeroporto Internacional de Viracopos.

 

 

A pista ficou bloqueada para pousos e decolagens durante 46 horas por causa de acidente com um cargueiro americano. Foram cancelados quase 500 voos. Só a Azul, que detém 85% das operações, cancelou 470.

Segundo a empresa, foram necessárias medidas de emergência para atender 25 mil clientes. A Azul garantiu ter cumprido a resolução 41 da Agência Nacional de Aviação (Anac). Ofereceu hospedagem, alimentação e oferta de transporte terrestre para os passageiros impedidos de embarcar. Houve oferecimento também de remarcação de bilhetes para outras datas ou devolução do valor pago pela passagem.

Os efeitos do bloqueio do aeroporto de Viracopos ainda eram sentidos pelos passageiros da Azul nesta manhã. O boletim das 12h da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que um total de sete voos com destino a Campinas foram cancelados. A companhia explicou que aos poucos pousos e decolagens serão regularizados.

De acordo com o Procon de Campinas, a fiscalização efetuada ontem constatou irregularidades na Trip Linhas Aéreas. A empresa foi atuada por não ter dado informações completas aos passageiros de voos cancelados. A companhia tem 10 dias de prazo para apresentar a sua defesa.

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