Jump to content

Temporal danifica ALS em POA

jambock

Recommended Posts

Meus prezados:

Transtorno na pista10/10/2012 | 16h25

Temporal danifica torres recém-instaladas no aeroporto

Equipamentos que auxiliam aeronaves na aproximação para o pouso devem ser recuperadas em uma semana, garante Infraero

14084667.jpg?w=620

Pista do aeroporto não conta, temporariamente, com as torres de sustentação das luzes Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

O temporal que atingiu Porto Alegre no fim de semana passado não provocou somente problemas na rede elétrica da Capital. A instalação de equipamentos para melhorar as operações no aeroporto Salgado Filho sofreu um revés.

Conforme a Infraero, nove torres que fazem parte do ALS 2 (Approach Lighting System, ou luzes de aproximação para pouso), sistema que cria uma rampa luminosa para o piloto enxergar a pista, foram derrubadas pela força do vento. Os postes foram instaladas recentemente para sustentar um novo conjunto de luzes. De acordo com a Infraero, os equipamentos levarão uma semana para serem recuperados. No entanto, a empresa disse que não há problemas para os pousos.

14084677.jpg

Foto de setembro deste ano mostra torres instaladas na pista

Foto: Mauro Vieira/Agência RBS

As melhorias fazem parte do processo de homologação do Instrument Landing System (ILS, ou sistema de pouso por instrumentos) na categoria 2. Esse equipamento é um sinal eletrônico enviado a partir da cabeceira da pista para direcionar o avião no momento do pouso em momentos de condições climáticas adversas, como um intenso nevoeiro.

Com o ALS inoperante, a visibilidade mínima para pouso, que é de 800 metros, passa para 1.200 metros, asssim elevando os mínimos para pouso em caso de condições restritas, como em dias de nevoeiro.

fonte: jornal "Zero Hora" 11 out 2012

Jambock,

Até onde tenho de informação, o negócio foi medonho. Comercial alternando, vento pacas...

Vamos ver o que sairá da investigação.

Isso tá me cheirando a Marte II...

Abcs,

Sydy

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade